sábado, 7 de março de 2015

Biografia e obras de Constantin Brancusi


Constantin Brancusi c.1905.jpg

Constantin Brancusi foi um escultor romeno. Filho de pais camponeses, Constantin Brancusi não freqüentou uma escola. Aos 7 anos, foi pastor de ovelhas e nessa época aprendeu a esculpir e fazer trabalhos em madeira. Mais tarde tornou-se excelente escultor com vários materiais, como pedra e bronze. Reuniu as mais diversas influências: o cubismo, a arte popular romena, a escultura antiga, a arte tribal africana... Assim, foi-se afastando do seu ídolo original, o francês Auguste Rodin. Por fim, encontrou um estilo próprio na abstração extrema e na redução de seu trabalho às formas que considerava orgânicas. 

Estudou na Escola de Artes de Craiova de 1894 a 1898 e depois na escola nacional de Belas Artes de Bucareste de 1898 a 1901. Com o objetivo de completar a sua formação, chega a Paris em 1904 e se inscreve na école nationale supérieure des Beaux-Arts em 1905. O escultor romeno Constantin Brancusi, (1876-1957) foi uma figura central do movimento moderno e um dos pioneiros da abstração. Sua escultura é conhecida por sua elegância visual e uso de materiais sensíveis, combinando a escultura franca do camponês com a sofisticação da vanguarda parisiense. Depois de frequentar a Escola de Belas Artes de Bucareste e da aprendizagem da escultura de August Rodin, Brancusi viajou para Paris em 1904. Brancusi criou sua primeira grande obra, O Beijo, em 1908.

Para Brancusi, a forma ideal era a do ovo. Em 1906 fez sua primeira exposição, no Salão da Sociedade Nacional de Belas-Artes, em Paris. 

Em 1925 o artista enfrentou o governo americano em controvertida disputa judicial, por ter a alfândega dos Estados Unidos procurado impedir a entrada de uma das versões dessa obra.

     Ignorantes da arte abstrata, os fiscais criaram uma polêmica inusitada, insistindo que "L'Oiseau dans l'espace" não era obra de arte, mas contrabando de bronze.


    Nesse episódio prevaleceu a lógica e o escultor ganhou a questão, firmando jurisprudência no assunto.

Em 1937-1938 compôs um conjunto de esculturas monumentais ao ar livre para a cidade romena de Targu-Jiu, dominado pela "Colonne sans fin" ("Coluna sem fim"), em metal dourado e com mais de trinta metros de altura. São famosas suas representações de aves.

Em sua morte Brancusi deixou o conteúdo de seu estúdio para o Museu de Arte da Cidade de Paris, na condição de o estúdio ser instalado no museu em sua totalidade.

Brancusi morreu em Paris, em 16 de março de 1957.

Nenhum comentário:

Postar um comentário