domingo, 17 de agosto de 2014

Biografia e vida de John Davison Rockefeller

John Davison Rockefeller foi um Industrial norte-americano. Depois de uma formação escolar básica, Rockefeller dedicou-se desde jovem à profissão de contabilista. Adquiriu, com 22 anos, uma pequena empresa, com a qual passou a fazer parte do setor da refinação, transporte e venda de produtos petrolíferos. Em 1863, fundou sua primeira refinaria, a que se seguiu a segunda em 1866. Rapidamente assegurou o monopólio do negócio, construindo os próprios oleodutos, comprando numerosas empresas e utilizando métodos rápidos de negociação. 

Em 1879, a sua Standard Oil Company controlava 95% do mercado do petróleo. Contudo, seus esforços para se inserir no mundo da política foram mal-recebidos pela maior parte da opinião pública. Em 1892, com a Lei Antitruste, sua empresa teve de ser dividida em empreendimentos menores, dos quais Rockefeller detinha apenas uma participação minoritária. Este industrial personificou o modelo do grande capitalista, com um estilo de vida puritano e investindo seus lucros no mecenato artístico e científico. 

Em 1890, fundou a Universidade de Chicago e o Rockefeller Institute for Medical Research; em 1913, criou a Fundação Rockefeller, consagrada "ao bem-estar da Humanidade" e que é atualmente, com um capital de cerca de 900 milhões de dólares, uma das mais importantes fundações filantrópicas do mundo. Um de seus netos, John D. Rockefeller Junior, mandou construir o Rockefeller Center de Nova York. Outro neto, Nelson Aldrich Rockefeller, foi governador de Nova York (1958-1974) e vice-presidente dos Estados Unidos (1974-1976), continuando a tradição de mecenato da família com a fundação dos Museus de Arte Primitiva e de Arte Moderna de Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário