quinta-feira, 24 de julho de 2014

Biografia e composições de Fernando Lopes Graça


Resultado de imagem para Fernando Lopes Graça

Fernando Lopes-Graça é considerado um dos maiores maestros e compositores portugueses do século XX. Nasceu em Tomar a 17 de Dezembro de 1906, cidade sobre a qual escreveria que é onde «o monumento completa a paisagem; a paisagem é o quadro digno do monumento; e a luz é o elemento transfigurador e glorificador da união quase consubstancial da Natureza com a Arte.»

Apenas com 14 anos, começou a trabalhar como pianista no Cine-Teatro de Tomar, procedendo ele próprio aos "arranjos" dos trechos que interpretava, tocando peças de Debussy e de compositores russos contemporâneos. Na época, competiam em Tomar as duas bandas rivais: Gualdim Pais e Nabantina. Formou-se no Conservatório Nacional e estudou musicologia na Sorbonne de Paris entre 1937 e 1939. Fernando Lopes Graça desenvolveu uma extensa obra composta de música dramática, orquestral e de câmara, prestando particular atenção à música tradicional portuguesa. Em 1938, por sugestão da cantora Lucie Dewinsty, fez uma harmonização das canções populares portuguesas. A partir desse momento, as composições de Lopes Graça passam a ter um caráter fortemente português. 

O compositor dedica-se em particular ao folclore, criando em 1945 o Coro do Grupo Dramático Lisbonense e o Coro da Academia de Amadores de Música – Seção de Folclore. Este último interpreta exclusivamente canções regionais portuguesas nas harmonizações feitas pelo próprio compositor. Teve grande atividade como compositor, maestro, pianista, crítico e organizador de vários coros populares. Sua obra mais importante é o Réquiem às Vítimas do Fascismo (1979), uma peça para cinco solistas, coro misto e orquestra, que tem como ponto de partida uma situação dramática da história de Portugal. Fundou a Revista de Música (1931) e a Gazeta Musical (1951) e escreveu diversas obras, entre as quais se destacam Introdução à Música Moderna (1942), Viana da Mota (1949) e A Canção Popular Portuguesa (1953).

Obras de Fernando Lopes Graça 

Disto e Daquilo
A Música Portuguesa e os seus Problemas
Cartas com Alguma Moral
A caça aos coelhos e outros escritos polémicos
Ensaios Musicológicos
Diário (quase)
Reflexões sobre Música
Opúsculos I, Opúsculos II, Opúsculos III
Música e Músicos Modernos
Talia, Euterpe & Terpsicore
A Canção Popular Portuguesa
Musicália

Nenhum comentário:

Postar um comentário