domingo, 22 de junho de 2014

Biografia e vida de Claudio Abbado



Claudio Abbado foi um pianista e chefe de orquestra italiano. Nasceu na capital da Lombardia, no norte da Itália, filho do violinista e compositor Michelangelo Abbado, seu primeiro professor de piano, e irmão do músico Marcello Abbado. Após estudar piano, composição e regência no Conservatório de Milão, com dezesseis anos. Iniciou sua atividade na Filarmônica de Viena em 1965 e, desde então, dirigiu orquestras de fama internacional, como a do Scala de Milão, a referida Filarmônica de Viena e a Orquestra Sinfônica de Londres. Interpretou autores clássicos vienenses e óperas italianas, assim como compositores contemporâneos, como Gustav Mahler. 

Em 1989, a Filarmônica de Berlim elegeu-o para suceder a Herbert von Karajan.

Abbado também é conhecido por seu trabalho com músicos jovens. Ele é fundador e foi Diretor Musical da Orquestra de Jovens da União Europeia (1978) e da Gustav Mahler Jugendorchester (1986). Ele também é um maestro convidado frequente da Orquestra de Câmara da Europa, com quem gravou um aclamado ciclo das sinfonias de Franz Schubert. Mais recentemente, trabalhou com a Orquesta Sinfónica Simón Bolívar da Venezuela.

Abbado foi diagnosticado com um câncer de estômago em 2000, e o tratamento levou à remoção de uma parte de seu sistema digestivo. Após sua recuperação, ele formou a Lucerne Festival Orchestra, que abre o Festival de Lucerna, em 2003, cujos concertos eram aclamados. Abbado estava programado para permanecer como Diretor Musical da orquestra e Maestro Principal até 2010. Ele também atuava como diretor musical da Orquestra Mozart de Bolonha, Itália.

Em setembro de 2007, ele anunciou que estava cancelando todos os seus próximos compromissos de realização para o "futuro próximo" a conselho de seus médicos, mas em dois meses retornou a suas atividades normais.

Seu filho, Daniele Abbado, é um diretor de ópera. De sua relação com a violinista Viktoria Mullova, nasceu Misha. Seu sobrinho, Roberto Abbado, também é maestro.


Abbado recebeu muitos prêmios e reconhecimentos entre os quais o Prêmio Imperial do Japão, Medalha Mahler, o Bundesverdienstkreuz (a mais alta distinção que um civil pode receber do Governo da Alemanha), Khytera Prize, em 1973, ele ganhou a Medalha Mozart, concedido pela Mozartgemeinde Wien e doutor honoris causa de universidades de Ferrara, Cambridge, Aberdeen, e Havana.

Em 30 de agosto de 2013 foi nomeado senador vitalício pelo presidente Giorgio Napolitano. Na mesma ocasião foram nomeados Elena Cattaneo, Renzo Piano e Carlo Rubbia.

Morreu em Bolonha em 20 de janeiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário