quarta-feira, 25 de junho de 2014

Biografia e obras de Danuza Leão

Danuza Leão (1930) é uma jornalista , escritora e socialite brasieira. Conhecida nos meios sociais do Rio e Janeiro, escreveu, entre outros, os livros “Na Sala Com Danuza” e é “Tudo Tão Simples”.

Danuza Leão nasceu em Itaguaçu, interior de Espírito Santo. Oriunda de família de classe média, aos 15 anos já conhecia personalidades ilustres: Di Cavalcanti e Vinícius de Moraes.

Danuza Leão teve uma vida amorosa bem agitada. Casou-se com Samuel Wainer, dono do jornal “Última Hora”, manteve relacionamento com Antônio Maria, cronista e compositor e, tempos depois, casou-se novamente com o jornalista Renato Machado.

Atuou em Terra em Transe, filme brasileiro de 1967, do gênero drama, roteirizado e dirigido por Glauber Rocha. Danuza atuou como a personagem Silvia.2

A socialite passou por muitos problemas pessoais nos anos 80. Enfrentou a depressão por conta da morte de seu filho e de sua irmã, a cantora Nara Leão. Porém, os problemas foram superados com atividades que passou a desempenhar: membro de júri em programas de auditório, dona de boutique, cronista social, para citar alguns. Mas foi na carreira de escritora que teve maior êxito. Publicou os livro “Na Sala Com Danuza”, (1992), publicação que teve maior sucesso. Ganhou dois prêmios Jabuti pelos livros “Quase Tudo” (2005) e “Danuza Leão Fazendo as Malas”(2008).

O livro “É Tudo Tão Simples" (2011) é um dos mais vendidos, segundo a Revista Veja.

Obras de Danuza Leão

Na Sala com Danuza
Quase Tudo
Danuza Leão Todo Dia
De Malas Prontas
Fazendo as Malas
É Tudo Tão Simples

Danuza e Sua Visão de Mundo Sem Juízo3

Nenhum comentário:

Postar um comentário