domingo, 20 de agosto de 2017

Biografia, vida e teoria do físico Niels Böhr

Niels Henrik David Böhr (1885-1962) nasceu em Copenhague, na Dinamarca, em 7 de outubro de 1885. Suas pesquisas foram fundamentais para compreensão da estrutura dos átomos e da Física Quântica. Foi professor de Física na Universidade de Copenhague e em 1916 foi nomeado diretor do Instituto de Física Teórica. Ganhou o Prêmio Nobel de Física, em 1922, por seu trabalho sobre a estrutura do átomo.

O seu pai, Christian Bohr, era professor de Fisiologia e a sua mãe, Ellen Bohr, provinha de uma família Judaica. Aos 12 anos entrou para o Sortedam Gymnasium onde estudou Humanidades e Ciências. Ingressou na Universidade de Copenhague. Com 22 anos recebeu a medalha de ouro da Sociedade Científica Dinamarquesa por seus estudos sobre tensão superficial. Em 1911 completou seu doutorado em Física.

Em 1912 partiu para o laboratório Cavendish em Cambridge, na Inglaterra, a fim de estudar com o pai do eléctron, J. J. Thomson. Estudou na Universidade Victoria, em Manchester na Inglaterra, com o físico neozelandês, Ernest Rutherford, Prêmio Nobel de Química, precursor das descobertas sobre Física Atômica, de quem se tornou grande amigo.

Bohr ampliou a teoria de Ernest Rutherford que afirmava que o átomo era formado por um núcleo de carga positiva, com elétrons de carga negativa, em órbita, em torno dele mesmo. Bohr afirmou que os elétrons viajavam apenas em órbitas sucessivamente maiores e que as órbitas exteriores poderiam conter mais elétrons do que as interiores. Em 1913 Niels Bohr publicou sua teoria básica sobre a estrutura do átomo, que conduziu posteriormente ao desenvolvimento da energia atônica.

Niels Böhr se tornou professor de Física teórica na Universidade de Manchester de 1914 a 1916, e, depois, de volta para Copenhague, se tornou, em 1920, diretor do Instituto de Física Teórica. Em 1922 recebeu o Prêmio Nobel de Física, por seu trabalho sobre a estrutura do átomo. 


Em 1933, juntamente com seu aluno Wheeler, Bohr aprofundou a teoria da fissão, evidenciando o papel fundamental do urânio 235. Estes estudos permitiram prever também a existência de um novo elemento, descoberto pouco depois: o plutónio.


Em 1934, publicou o livro “Atomic Theory and the Description of Nature”, que foi reeditado em 1961. Em janeiro de 1937, Bohr participou na Quinta Conferência de Física Teórica, em Washington, na qual defendeu a interpretação de L. Meitner e Otto R. Frisch, também do Instituto de Copenhague, para a fissão do urânio. Segundo esta interpretação, um núcleo atômico de massa instável era como uma gota de água que se rompe.

Durante a Segunda Guerra Mundial interrompeu suas pesquisas e junto com a mãe judia, e sua esposa procuraram escapar dos nazistas. Foram para a suécia, a bordo do Sea Star, pequeno navio de pesca. Da Suécia, Bohr foi para os Estados Unidos e para o projeto atômico de Los Alamos, no Novo México e só retornou com o fim da Guerra.

Seus interesses sempre foram ciência e paz. Assim que a bomba atômica se revelou devastadora, Bohr pediu imediato controle internacional, sem êxito. Nomeado presidente da Comissão de Energia Atômica da Dinamarca, no ano de 1955, em Genebra, Niels Bohr recebeu o Prêmio Ford “Átomos para a Paz”.

Bohr morreu a 18 de Novembro de 1962, vítima de uma trombose, aos 77 anos de idade. Encontra-se sepultado no Cemitério Assistens, em Copenhagur.

Niels Bohr

Teoria de Niels Bohr 

Niels Bohr transformou completamente a nossa visão do átomo e do mundo.

Percebendo que a física clássica falhar catastroficamente quando as coisas são um átomo de tamanho ou menor, ele reformou o átomo de modo elétrons ocupada ‘permitido’ órbitas em torno do núcleo, enquanto todas as outras órbitas foram proibidos. Ao fazê-lo, ele fundou a mecânica quântica.

Mais tarde, como o principal arquiteto da interpretação de Copenhague da mecânica quântica, que ele ajudou a remodelar completamente a nossa compreensão de como a natureza funciona à escala atômica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário