quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Contratura muscular - sintomas, tratamento e prevenção

​A contratura muscular ocorre quando o músculo contrai de maneira incorreta e não volta ao seu estado normal de relaxamento. As contraturas podem acontecer em diversas partes do corpo, como pescoço, cervical ou coxa por exemplo, e podem ocorrer depois de praticar um exercício muito forte, uma noite mal dormida ou por excesso de tensão no corpo causada pelo excesso de estresse e de preocupações.
A contratura causa dor, desconforto e muitas vezes limita os movimentos, podendo ser na maioria dos casos facilmente sentida quando se coloca a mão sobre o músculo e nota-se uma parte mais dolorida e rija. Esse tipo de lesão muscular é muito comum em quem passa muito tempo trabalhando em escritórios na mesma posição por muito tempo e, geralmente, não pratica nenhuma atividade física de forma regular.
Como Identificar a Contratura Muscular

Sintomas de contratura muscular

Alguns dos sintomas que indicam a presença de uma contratura muscular são:
  • Dor e desconforto especialmente se for no pescoço, cervical, coxa, costas, panturrilha e glúteo por exemplo;
  • Presença de uma parte do músculo mais dolorida e dura, semelhante a uma bolinha ou caroço.
  • Dificuldade em esticar o músculo afetado;
  • Dificuldade em movimentar a articulação ou o membro próximo do músculo dolorido.

Tratamento para contratura muscular em casa

O tratamento da contratura muscular pode ser feito em casa e o passo-a-passo para tratar uma contratura inclui:
  • Tomar um banho de água bem quente, deixando se possível o jaro de água quente cair diretamente na região da contratura.
  • Fazer um tratamento com uma bolsa de água quente ou toalha úmida aquecida na região dolorida, durante 15 a 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia.
  • Massagear a região da contratura com movimentos fortes e circulares usando um creme hidratante ou óleo essencial relaxante, especialmente se sentir uma bolinha ou caroço.
  • Fazer alguns alongamentos, que possibilitem esticar e exercitar o músculo afetado, pois embora estes alongamentos possam inicialmente causar alguma dor, vão ajudar a aliviar a tensão na região da contratura, ajudando a relaxar o músculo. Veja alguns alongamentos que pode fazer se a sua contratura for no pescoço clicando aqui.
Além disso, em períodos de maior cansaço, quando houver muita tensão muscular e as contraturas forem recorrentes também pode recorrer ao uso de remédios para relaxar os músculos como Miosan ou Dorflex por exemplo. Estes remédios, além de ajudarem a relaxar, ajudam também a aliviar a dor e a dormir melhor, pois o seu efeito relaxante sobre os músculos favorece o sono e o descanso do corpo. Veja outros exemplos de relaxantes em Remédios com efeito Relaxante Muscular.
Porém, se com este tratamento a contratura não passar e a dor e os sintomas persistirem durante mais de 7 dias, deve procurar um médico ou fisioterapeuta, pois neste caso poderá ter uma contratura mais grave que necessita de acompanhamento médico e fisioterapia.
Tratamento natural para contratura muscular
Banhos quentes são muito benéficos, deixe a água cair sobre o pescoço ou costas, isso aliviará os músculos. O calor é um agente calmante, podemos aplica-lo duas vezes ao dia na região onde soframos o incômodo. Banhos relaxantes são ainda mais efetivos se incluirmos neles sair de Epsom, pelo menos 250 g em uma banheira. É eficaz porque é composto por magnésio, ótimo para contraturas.
Alecrim: podemos preparar uma infusão a base de alecrim, tomilho ou inclusive lavanda, uns quatro a cinco raminhos fervendo em água quente, para depois, coa-los para obter a essência das plantas aromáticas, que será capaz de desinflamar as regiões afetadas. Depois, misturamos o líquido com argila para obter uma pasta homogênea – é importante que ela esteja morna, quente, mas sem queimar – para depois aplicar na região durante 20 minutos.
gengibre
Suas propriedades anti-inflamatórias são muito conhecidas, por isso sua raiz é utilizada assada e cortada em lâminas para aplicar nos músculos doloridos. Podemos aderi-los ao músculo utilizando gaze e deixar durante 15 a 20 minutos.
Tratamentos internos
Alimentos ricos em potássio
Alimentos ricos em potássio são indispensáveis para fortalecer os músculos. Por isso é recomendável inclui-los em sua dieta para prevenir e tratar as contraturas. Confira alguns desses alimentos:
Frutas: banana, suco de ameixa, melão, morango.
Frutos secos: amêndoas ou nozes, amendoim.
Verduras: acelga, alcachofra, abóbora, cenoura, couve de Bruxelas, batatas.
Alimentos ricos em magnésio: o magnésio é básico para ativar as vitaminas em nosso corpo, além de ser fonte de energia para nossos ossos e músculos e atuar como anti-inflamatório, cardio protetor… Seus benefícios são inumeráveis, daí a importância de incluir esses alimentos em nossa dieta. Confira alguns:
Frutos secos: avelã, pistache, amendoim.
Frutas: damasco, tâmara, figos.
espinafre
Verduras: espinafre cru, beterraba, salsa…
Água mineral: contêm doses adequadas de magnésio, a quantidade costuma oscilar entre ¼ ml por litro.
Alimentos ricos em cálcio: esse mineral é básico para fortalecer nosso sistema locomotor, sustentar os ossos e fortalecer nossos músculos.
Verduras: couve, agrião, espinafre.
Legumes: Grão de bico, lentilha, soja.
Lácteos: leite, queijo parmesão, roquefor…
Peixes: linguado, pargo, salmão.

O que fazer para evitar as contraturas musculares

Para evitar as contraturas musculares, existem algumas dicas que vão fazer toda a diferença, como:
  • Dormir com um travesseiro baixo ou sem travesseiro se dormir de barriga para cima ou de lado;
  • Evitar o estresse e as preocupações, tentando relaxar sempre que possível;
  • Corrigir a postura e andar ou sentar sempre com as costas e troco direitos; 
  • Evitar movimentos bruscos ou e esforços físicos exagerados.
  • Não cruzar as pernas enquanto está sentado durante longos períodos de tempo.
  • Se trabalhar num escritório sentado, pare e faça alongamentos pelo menos 2 vezes durante o horário de trabalho, de preferencia 1 vez de manhã e outra à tarde. 
Como Identificar a Contratura Muscular
Além disso, o sedentarismo também contribui para o surgimento das contraturas musculares, sendo por isso recomendado que pratique alguma atividade física como natação ou Pilates por exemplo, que fortalecer os músculos e alivia o estresse e a tensão acumulada. As contraturas musculares, no seu geral são comuns em pessoas que passam muito tempo trabalhando em escritórios, sempre na mesma posição e durante longos períodos de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário