quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Cientistas decifram cor de dinossauro que viveu cerca de 120 milhões de anos atrás

Guiados por pequenas estruturas preservadas em pele fossilizada, cientistas decifraram a cor e o padrão camuflado de um pequeno dinossauro com um bico semelhante ao de um papagaio e cerdas na cauda que rondou as florestas densas da China cerca de 120 milhões de anos atrás.
O psitacossauro era essencialmente marrom, mas mais claro na parte de baixo da barriga e da cauda, um padrão chamado de contrassombreado que pode ter ajudado o bípede de 1,5 metro de comprimento herbívoro a passar despercebido de predadores famintos, disseram os cientistas nesta quinta-feira.
Ele também tinha um rosto fortemente pigmentado e patas traseiras listradas na parte interna e reticuladas e salpicadas de manchas na parte externa.
 Fóssil de psitacossauro  (Foto: Jakob Vinther/University of Bristol and Bob Nicholls/Handout via REUTERS)Fóssil de psitacossauro (Foto: Jakob Vinther/University of Bristol and Bob Nicholls/Handout via REUTERS)
O padrão de cor leva a crer que o psitacosauro viveu em um ambiente de floresta com luz difusa filtrada por uma cobertura densa de árvores, segundo os pesquisadores, que criaram um modelo em tamanho real e totalmente colorido baseados em suas descobertas.
"Nosso modelo dá a entender que ele era super, super fofo. Acho que eles teriam dado animais de estimação fantásticos. Parecem um pouco com o E.T.", disse o paleobiólogo molecular Jakob Vinther, da Universidade de Bristol, no Reino Unido, referindo-se ao alienígena amigável do filme "E.T. – O Extraterrestre", de 1982.
Existem centenas de fósseis individuais do psitacosauro, que significa "lagarto papagaio" e é um dos dinossauros estudados mais minuciosamente. Ele tinha o tamanho aproximado de um cão labrador retriever, e provavelmente era uma refeição comum para predadores do período Cretáceo como o Yutyrannus, primo do Tiranossauro Rex que tinha 9 metros de comprimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário