sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

POR QUE SOLUÇAMOS?

O indesejado e incômodo "hic, hic" pode aparecer a qualquer hora - e normalmente surge nas situações mais impróprias. Na maioria das vezes, a causa do soluço é uma irritação no nervo chamado frênico, que auxilia os movimentos do diafragma, músculo que separa o tórax do abdome, na respiração. A expiração do ar acontece quando o diafragma relaxa e, a inspiração, quando ele se contrai.

Mulher soluçando

Como o diafragma e o nervo frênico estão localizados logo acima do estômago, qualquer alteração neste pode prejudicá-los. Quando comemos demais ou ingerimos bebidas muito quentes, muito geladas ou com muito gás, o estômago sofre um inchaço e pode provocar uma irritação no frênico, que faz com que o diafragma se contraia. Assim, acontece a inspiração de ar, mas, ao mesmo tempo, ao contrário do normal, a glote se fecha. A glote, no funcionamento normal, só se fecha para a passagem de alimentos ao esôfago, e fica aberta para a respiração.
Ou seja, o soluço resulta de uma espécie de "pane" na sincronia do diafragma com a glote. O barulho desagradável é provocado pelas cordas vocais, que se movimentam com a passagem do ar.

E como curar o soluço


Mulher bebendo agua

Para curar o soluço , basta  relaxar o diafragma. Você pode fazer uma dessas duas coisas :
1- Segurar o ar, cessando a respiração pelo nariz e pela boca por um tempo.
2- Tomar um copo de água ou de suco "virando" de uma só vez.
Fonte: Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário