sábado, 29 de agosto de 2015

Questões de vestibulares sobre Eletrostática

1) O sucesso de sites como o youtube, que permitem a reprodução de vídeos em milhares ou milhões de visualizações, exige muitos recursos de memória para armazenamento dos dados na forma de bits (estados 1 e 0). Existe um campo físico que, por sua condição de atingir um estado polarizado e aproximadamente estático, em determinados materiais, é usado para representar, na maioria dos tipos de HD de memória de computador, esses dois estados. Esse campo é o

 a)  de calor.
 b)  de temperatura.
 c)  magnético.
 d)  nuclear.
 e)  gravitacional.

2) (UDESC) A interação elétrica entre partículas eletricamente carregadas não necessita de contato entre as partículas, ou seja, ela pode ocorrer a distância. A interação ocorre por meio de campos elétricos, que dão origem a uma lei de força conhecida como Lei de Coulomb. A magnitude da força, que atua entre duas partículas eletricamente carregadas, depende apenas:

 a)  das cargas das partículas e da distância de separação entre elas.
 b)  da distância de separação entre elas e do meio em que estão imersas.
 c)  da carga de uma das partículas, da distância de separação entre elas e do meio em que estão imersas.
 d)  da carga de uma das partículas e da distância de separação entre elas.
 e)  das cargas das partículas, da distância de separação entre elas e do meio em que estão imersas.

3) Duas esferas idênticas, A e B, feitas de material condutor, apresentam as cargas +3e e -5e, e são colocadas em contato. Após o equilíbrio, a esfera A é colocada em contato com outra esfera idêntica C, a qual possui carga elétrica de +3e. Assinale a alternativa que contém o valor da carga elétrica final da esfera A.

 a)  +2e
 b)  -1e
 c)  +1e
 d)  -2e
 e)  0e

Solução:

+3 +(-5e) = -2 para dividir entre A e B
A=-1e e B=-1e
Agora A em contato com C
-1 + (+3e) = +2e; Portanto, C=+1e e A=+1e

4) (UDESC) Indução eletrostática é o fenômeno no qual pode-se provocar a separação de cargas em um corpo neutro pela aproximação de um outro já eletrizado. O condutor que está eletrizado é chamado indutor e o condutor no qual a separação de cargas ocorreu é chamado induzido. A figura mostra uma esfera condutora indutora positivamente eletrizada induzindo a separação de cargas em um condutor inicialmente neutro.



Analisando a figura e sobre o processo de eletrização por indução, são feitas as seguintes afirmações:

I. Para eletrizar o corpo neutro por indução, deve-se aproximar o indutor, conectar o induzido à terra, afastar o indutor e, finalmente, cortar o fio terra.
II. Para eletrizar o corpo neutro por indução, deve-se aproximar o indutor, conectar o induzido à terra, cortar o fio terra e, finalmente, afastar o indutor.
III. Na situação da figura, a conexão do induzido à terra, com o indutor nas suas proximidades, faz com que prótons do induzido escoem para a terra, por repulsão.
IV. No final do processo de eletrização por indução, o corpo inicialmente neutro e que sofreu indução, adquire carga de sinal negativo.

Está correto, apenas, o contido em

 a)  II.
 b)  I e III.
 c)  I e IV.
 d)  II e IV.
 e)  II, III e IV.

5) (FUVEST-2012) Em uma aula de laboratório, os estudantes foram divididos em dois grupos. O grupo A fez experimentos com o objetivo de desenhar linhas de campo elétrico e magnético. Os desenhos feitos estão apresentados nas figuras I, II, III e IV abaixo.

Aos alunos do grupo B, coube analisar os desenhos produzidos pelo grupo A e formular hipóteses. Dentre elas, a única correta é que as figuras I, II, III e IV podem representar, respectivamente, linhas de campo

 a)  eletrostático, eletrostático, magnético e magnético.
 b)  magnético, magnético, eletrostático e eletrostático.
 c)  eletrostático, magnético, eletrostático e magnético.
 d)  magnético, eletrostático, eletrostático e magnético.
 e)  eletrostático, magnético, magnético e magnético.

6) (ENEM-2012) Para ligar ou desligar uma mesma lâmpada a partir de dois interruptores, conectam-se os interruptores para que a mudança de posição de um deles faça ligar ou desligar a lâmpada, não importando qual a posição do outro. Esta ligação é conhecida como interruptores paralelos. Este interruptor é uma chave de duas posições constituída por um polo e dois terminais, conforme mostrado nas figuras de um mesmo interruptor. Na Posição I a chave conecta o polo ao terminal superior, e na Posição II a chave o conecta ao terminal inferior.
O circuito que cumpre a finalidade de funcionamento descrita no texto é:
a) 

b) 

c) 

d) 

e) 

Solução:

Questão de lógica de saber que, quando um interruptor está na posição 1, o outro tem de estar também na posição 1 para a luz estar acesa. Caso qualquer um dos dois interruptores estiverem trocados de posição, a luz não acenderá. O item que mostra isso é o item E.

7) (UCS) O transistor MOSFET é um componente muito importante na eletrônica atual, sendo o elemento essencial, por exemplo, na composição dos processadores de computador. Ele é classificado como um transistor de Efeito de Campo, pois, sobre uma parte dele, chamada porta, atua um campo que provoca uma diferença de potencial cujo papel é regular a intensidade da passagem de corrente elétrica entre as duas outras partes do MOSFET, a fonte e o dreno. O campo em questão é o

 a)  magnético.
 b)  de frequências.
 c)  gravitacional.
 d)  nuclear
 e)  elétrico.

8)  (UFV - MG) Sejam duas esferas metálicas 1 e 2, de raios R1 e R2, sendo R1 < R2. Elas estão carregadas positivamente,
em contato entre si e em equilíbrio eletrostático. As esferas são, então, separadas. Sendo Q1 e V1,respectivamente, a carga e o potencial elétrico da esfera 1, e Q2 e V2 as grandezas correspondentes para a esfera 2, é CORRETO afirmar que:

a) Q1 < Q2 e V1 = V2
b) Q1 = Q2 e V1 = V2
c) Q1 = Q2 e V1 < V2
d) Q1 < Q2 e V1 < V2

Solução:

Pela fórmula do potencial elétrico V = K.Q / R , fazendo as devidas modificações, encontramos que Q = V.R / K , nota-se então, que a carga Q é proporcional ao raio R, como na questão Q2 possui maior raio do que Q1, logo Q2 > Q1 ; por se tratar de equilíbrio eletrostático , o potencial elétrico é constante em qualquer ponto da esfera, logo V1 = V2 .

9)  (UFBA) Aviões com revestimento metálico, voando em atmosfera seca , podem atingir elevado grau de eletrização, muitas vezes evidenciado por um centelhamento para a atmosfera, conhecido como fogo-de-santelmo. Nessas circunstâncias é correto afirmar :

a)A eletrização do revestimento dá-se por indução
b) O campo elétrico no interior do avião, causado pela eletrização do revestimento, é nulo
c)A eletrização poderia ser evitada revestindo-se o avião com material isolante
d)O centelhamento ocorre preferencialmente nas partes pontiagudas do avião
e)O revestimento metálico não é uma superfície equipotencial, pois, se fosse, não haveria centelhamento
f)Dois pontos quaisquer no interior do avião estarão a um mesmo potencial, desde que não haja outras fontes de campo elétrico

10)  (UCMG) Considere pontos fora e dentro de um condutor carregado e em equilíbrio eletrostático. Quando se tratar de pontos externos, considere-os bem próximos de sua superfície. Admita, ainda, um condutor de forma irregular, contendo regiões pontiagudas. O campo elétrico nos pontos considerados será :

a)constante, em módulo para qualquer ponto externo
b)constante, não-nulo, para pontos internos
c)mais forte onde o condutor apresentar pontas, para pontos externos
d)tangente à superfície para pontos externos
e)perpendicular à superfície para pontos internos

11) A figura representa um “ovóide” metálico onde se distinguem as regiões I, II, III e IV na superfície e V no interior . O “ovóide” tem carga elétrica Q em equilíbrio eletrostático, está isolado e muito distante de outras cargas elétricas. Representando os potenciais elétricos das mencionadas regiões, respectivamente por VI, VII, VIII, VIV e VV é correto que entre esse potenciais valem as relações : 


a)VI > VII > VIII > VII > VV
b)VV > VII > VIII > VIV > VI
c)VV = 0 e VI = VII = VIII = VIV = VV
d)VI = VII = VIII = VIV = VV
e)VV > VI > VIV 

12) (UFRS) A figura mostra uma esfera de raio R no interior de uma casca esférica de raio 2R, ambas metálicas e interligadas por um fio condutor. Quando o sistema for carregado com carga elétrica total Q, esta se distribuirá de modo que a carga da esfera interna seja : 


a)4Q / 5
b)Q / 2
c)Q / 3
d)Q / 5 
e)Zero

13)  (FAU-Santos – SP) Uma esfera metálica é eletrizada negativamente. Se ela se encontra isolada, sua carga: 

a) acumula-se no seu centro 
b) distribui-se uniformemente por todo o seu volume 
c) distribui-se por todo o volume e com densidade aumentando com distância ao seu centro
d) distribui-se por todo o volume e com densidade diminuindo com a distância ao seu centro 
e) distribui-se uniformemente por sua superfície 

14) As linhas de força permitem visualizar a configuração dos campos elétricos. Nos esquemas abaixo estão representadas algumas linhas de força.





O esquema que melhor representa a configuração do campo elétrico criado por um bipolo elétrico é o da alternativa

(A)  I
(B)  II
(C)  III
(D)  IV
(E)  V

15) Duas placas planas e paralelas foram eletrizadas conforme a figura abaixo.


Uma carga positiva livre, abandonada no ponto P entre as placas, irá mover-se seguindo a trajetória

16) Duas cargas Q1 e Q2 atraem-se com uma força de módulo F.

Dobrando-se a distância d entre ambas, a força de atração será 
(A)  F/2
(B)  F/4
(C)  4F
(D)  2F
(E)  F

17) Duas esferas de raios R1 e R2 , com R1 > R2 ,  são postas em contato mediante a chave C, conforme a figura. Supondo que a esfera maior esteja carregada negativamente e a menor neutra, pode-se afirmar que

(A)  haverá passagem de cargas elétricas da esfera de raio R1 para a de raio Raté que ambas apresentem a mesma carga.
(B)  a esfera de raio R2 se carregará positivamente, enquanto a esfera de raio R1 se descarrega.
(C)  a esfera de raio R2 terá maior carga do que a esfera de raio R1 quando for atingido o equilíbrio eletrostático.
(D)  haverá passagem de cargas elétricas da esfera de raio R1 para a de raio Raté que ambas apresentem o mesmo potencial elétrico.
(E)  o potencial da esfera de raio R1 será maior do que o potencial da esfera de raio R2 quando for atingido o equilíbrio eletrostático.

18)  (UFMG) Um isolante elétrico:

a) não pode ser carregado eletricamente;
b) não contém elétrons;
c) tem de estar no estado sólido;
d) tem, necessariamente, resistência elétrica pequena;
e) não pode ser metálico.  

Gabarito:

1) C    2) E    3) C    4) D    5) A    6) E   7) A    8) A    9) b, d e f    10) C    11) D    12) E    13) C
14) B   15) A    16) C   17) D    18) E

Nenhum comentário:

Postar um comentário