sábado, 30 de maio de 2015

Periquito Alexandrino - características, origem, alimentação e reprodução

Periquito Alexandrino, cujo nome científico é Eupatria psittacula, é originário da Índia, e embora sejam aves de médio porte, estão entre as maiores espécies de periquito do Mundo. Muitos Periquitos Alexandrinos atingem um comprimento de até 60 centímetros, embora grande parte desse comprimento seja por conta de suas longas e elegantes penas da cauda. Eles têm um corpo fino para um Periquito, que é típico dos Periquitos Asiáticos, mas mesmo assim são um pouco mais encorpado do que outros da região, como o Periquito Ring Neck.
Periquito Alexandrino – Guia Completo de Criação Com Fotos
Um Periquito Alexandrino de estimação, quando bem cuidado, pode viver por até 40 anos em cativeiro. Devido a este compromisso a longo prazo, é extremamente importante que os potenciais proprietários tenham certeza que eles têm o tempo e os recursos necessários para cuidar de uma dessas aves antes de levar uma para casa.
Irão se tornar mansos, especialmente se forem alimentados manualmente, ficando amorosos e afetuosos, embora tenha sido notado que eles têm uma tendência a tornar-se aves de “uma pessoa apenas”, formando uma ligação forte ao seu membro da família favorito, e podendo evitar os outros dentro do agregado familiar. Como outros periquitos asiáticos, muitos Periquitos Alexandrinos passam por uma fase hormonal difícil durante a adolescência, o que pode ser difícil para os proprietários de aves menos experientes para lidar. Nessa fase eles costumam atacar, beliscar, morder, gritar, e ficam com uma certa resistência geral a interação com os donos. No entanto, com a socialização adequada e um pouco de paciência, eles irão conseguir passar por esta situação e irão desfrutar completamente da vida com seus donos. Estas aves são muito inteligentes e são conhecidos por serem excelentes faladores, tornando-os animais de estimação muito populares.
O Periquito Alexandrino, como muitos papagaios asiáticos, são uma espécie de ave que possuem diferenças entre machos e fêmeas. Os machos adultos exibem vários tons de verde por todo o corpo, com um anel preto e rosa ao redor de seus pescoços. As fêmeas da espécie apresentam a mesma coloração, sem os anéis do pescoço. Os machos e as fêmeas têm uma mancha rosa profunda no topo das suas asas.
Como todas as espécies de periquitos, uma alimentação equilibrada é muito importante para um Periquito Alexandrino de estimação. A maioria deles se darão bem com uma dieta composta de ração e sementes, que pode ser encontrada facilmente no mercado, e complementado com frutas e legumes frescos.
Periquito Alexandrino
Estes Periquitos são aves muito ativas, e precisam de muito exercício para manter sua saúde física e emocional. Um grande gaiola de vôo é preferível para estas aves, já que eles precisam de muito espaço para ser capaz de se mover sem danificar suas longas e bonitas penas de cauda. Um Periquito Alexandrino deve dispor de um tempo mínimo de 3 a 4 horas por dia para poder esticar, brincar e se exercitar fora de sua gaiola. Este tempo de brincadeira deve sempre ser supervisionado e em uma área segura, “à prova de pássaros”, pois eles são muito curiosos e podem ter problemas se forem deixados à própria sorte. Os proprietários de Periquitos Alexandrinos recomendam que sejam fornecidos muitos brinquedos seguros para ele brincar e mastigar. Estas aves inteligentes se cansam rapidamente, e se eles se cansarem de seus próprios brinquedos, vão facilmente fazer seus próprios brinquedos, usando o que estiver disponível em seu ambiente.
Conhecido por sua beleza, inteligência e excelentes habilidades de fala, o Periquito Alexandrino têm se tornado muito popular como animal de estimação ao longo dos anos. Eles eram reservados como animais de estimação para a nobreza e as elites, se tornando assim altamente considerados por muitos como um dos melhores papagaios de estimação disponíveis.
Os Periquitos Alexandrinos podem ser muito barulhentos, por isso eles provavelmente não são uma boa opção para aqueles que vivem em estreita proximidade com os vizinhos. Suas vozes poderosas podem se escutadas a longas distâncias, e isso pode ser um desafio para que ele seja mantido em um apartamento. Além disso, eles precisam de muito espaço para sua grande gaiola, e de uma área de lazer segura. Recomenda-se que os potenciais proprietários avaliem a sua situação de vida atual antes de comprar um Periquito Alexandrino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário