segunda-feira, 20 de abril de 2015

Biografia e obras de Augustus de Morgan



Augustus de Morgan foi um matemático e lógico britânico Formulou as Leis de De Morgan e foi o primeiro a introduzir o termo e tornar rigorosa a ideia da indução matemáticaNasceu em 1806 na Índia e morreu em 1871. Foi matemático e professor indiano radicado na Inglaterra, um dos fundadores da BAAS. Estudou no Trinity College, graduando-se em quarto lugar, não entrando para Cambridge e Oxford por se recusar a participar do exame religioso. Porém, foi ensinar Matemática, aos 22 anos, na recém-fundada Universidade de Londres, que mais tarde viria a ser chamada de University College.

Era cego de um olho, porém um autor e professor de excepcional qualidade, teve muitos problemas durante sua vida profissional em virtude de posições radicais em defesa da liberdade religiosa, intelectual e acadêmica. Uma de suas obras mais interessantes, Budget of paradoxes, uma sátira aos quadradores de círculo, só foi publicada após sua morte.

Escreveu trabalhos sobre os fundamentos de álgebra, calculo diferencial, lógica e teoria das probabilidades. Juntamente com George Boole, tornou-se um dos responsáveis pela criação da lógica simbólica moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário