domingo, 22 de março de 2015

Pitaya emagrece ? Curiosidades, dicas e benefícios

Pitaya
Um dos benefícios da pitaya envolve emagrecer, mas a fruta tem outros benefícios relacionados ao seu poder antioxidante.
A pitaya, também conhecida como fruta do dragão, por causa da casca irregular e dos gomos escamosos, nasce de um tipo de cacto da família dos Cactos epifitos, e inicia o seu período de safra em dezembro no Brasil. Além disso, é muito cultivada no resto da América do Sul, Israel e China.

Os benefícios da pitaya incluem:

  • Proteger as células do organismo, pois a casca deste fruto é rica em polifenóis que são antioxidantes;
  • Ajudar na digestão devido à presença de sementes na polpa;
  • Combater doenças cardiovasculares, pois as sementes contêm ácidos graxos essenciais como os ômega 3;
  • Regular o intestino pois tem oligossacarídeos.
Além destes benefícios, a pitaya serve para emagrecer porque quando consumida gera uma ação termogênica, que vai acelerar o metabolismo, ajudando assim a eliminar gorduras e também controlar o apetite. A pitaya tem também uma substância chamada de tiramina, que ativa um hormônio no organismo chamado glucagon, estimulando o próprio corpo a utilizar as reservas de açúcar e gordura e transformá-las em energia.

Como comer pitaya

Se pode consumir a polpa da pitaya ao natural sozinha, ou em saladas, assim como processada como refresco, geleias ou doces. A polpa pode também ser utilizada para variadas preparações como: iogurtes, tortas, sucos, doces e sorvetes.
Existem 3 variações de pitaya, como mostram as figuras: a pitaya vermelha, que é rosa avermelhada por dentro e por fora, a pitaya amarela, com casca amarela e branca por dentro, e a pitaya branca, que tem casca rosa e é branca por dentro.

Informação nutricional da pitaya

ComponentesQuantidade por 100 g de pitaya
Energia50 calorias
Água 85,4 g
Proteínas 0,4 g
Gorduras0,1 g
Carboidratos13,2 g
Fibras0,5 g
Vitamina C4 mg
Cálcio10 mg
Fósforo 16 mg
Além de todos os benefícios e vitaminas, a pitaya tem poucas calorias, sendo uma fruta muito boa para se incluir em dietas de emagrecimento.

Máscaras Faciais à Base de Pitaya

A partir do último benefício citado acima, no que diz respeito à beleza, a pitaya é um creme natural altamente hidratante, sem conservantes, sem xenoestrogênios, nem aditivos químicos industrializados.
  • Máscara de pitaya antienvelhecimento: Utilizar meia pitaya, sem as sementes. Adicionar uma colher de sopa de mel. Aplicar no rosto todo. Deixar agir por 20 minutos. Retirar com água morna. Essa máscara pode ser utilizada uma vez por semana.
  • Máscara de pitaya para combater acnes: A vitamina C é o principal fator no combate às acnes. Nesse caso, pegue ¼ de uma pitaya, retire as sementes e aplique sobre o local afetado. Novamente, enxague com água morna para retirar por completo. Poderá ser utilizada duas vezes ao dia.
  • Máscara de pitaya para aliviar queimaduras solares: Utilize uma colher de sopa de suco de pitaya, juntamente com a mesma proporção de suco de pepino, bem misturados, acrescidos de uma colher de sopa de mel. Aplicar sobre a queimadura. Deixar por meia hora, no mínimo. Lavar com água em temperatura ambiente, e na sequência, com água gelada. A vitamina B3 vai acalmar e hidratar o tecido queimado.
  • Máscara esfoliante de pitaya para o corpo: Faça uma pasta com a polpa da pitaya, incluindo as sementes. Aplique no pescoço e no corpo todo. Deixe permanecer por alguns minutos, até sentir que houve absorção. Tome seu banho normalmente. Faça duas vezes por semana.
Não utilize nenhuma dessas máscaras acima caso já tenha apresentado quadros alérgicos diante de algum dos ingredientes utilizados.

Como Consumir

Seu aspecto rústico muitas vezes é um agente complicador para quem nunca a viu. Embora possua uma casca dura e cheia de escamas, sua polpa é extremamente leve, cremosa e suave.
As sementes devem ser consumidas com a polpa, não somente por motivos nutricionais, mas também por agregar um sabor ainda mais exótico à fruta.
É uma fruta refrescante, e sempre que possível, deve ser consumida “in natura”, mas para quem encontrar dificuldade em comprar a fruta, é possível adquiri-la em cápsulas, encontradas em dosagens de 200 mg a 400 mg. No caso das cápsulas, não somente a polpa da fruta, como também suas sementes, caule e flor são utilizados no processo, dando uma maior abrangência de benefícios, uma vez que, no uso doméstico, não dispomos de todos esses componentes. Não se preocupe, caso você esteja atrás especificamente da perda de peso, tomar cápsulas de pitaya emagrece do mesmo jeito.

Uma Curiosidade

A pitaya apresenta uma peculiaridade em relação ao seu aproveitamento: além da polpa comestível, suas flores são usadas para chás, suas sementes podem substituir o gergelim, mas, têm efeito laxativo.

Dicas

  • Por ter um aspecto mais rústico, temos que nos basear somente pela aparência da casca, que deve estar com coloração viva e não apresentar sinais de lesões, ou outros indícios de deterioração. Quanto mais manchada a casca, mais madura estará a fruta.
  • Ela costuma durar muitos dias, devido à proteção da casca resistente, mas quando aberta, deve ser consumida imediatamente, ou no máximo de um dia para o outro. Todas as frutas vão se oxidando, perdendo propriedades após a manipulação e exposição ao ambiente.
  • Já existem produtos de marcas famosas utilizando a pitaya como principal ingrediente, entre eles esfoliantes, cremes faciais e muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário