domingo, 22 de março de 2015

Origem, propriedades e curiosidades da Fruta-Pão

A fruta-pão pertence à família Morácea, conhecida nos meios científicos como Artocarpus. É originária da região indomalásia principalmente das ilhas de Java e Sumatra, sendo cultivada em todas as ilhas do arquipélago asiático e espalhadas em regiões de todo o mundo. 


No Brasil, seu cultivo foi introduzido no século XIX, sendo D. Francisco de Souza Coutinho, governador do Pará, quem mandou adquirir em Caiena - Guiana Francesa, em 1801. 

Nesse mesmo ano remeteu sementes e mudas ao Maranhão, originando assim, a dispersão da planta que, aclimatando-se tão bem  em algumas regiões, como no Pará e na Bahia, se tornou praticamente espontânea. É também encontrada no litoral dos demais estados nordestinos e, em número reduzido, na região Sudeste e extremo Norte do Brasil, desenvolvendo-se melhor nas regiões baixas e chuvosas.

De acordo com cientistas, é rica em proteínas e cada unidade de 3 kg fornece a porção de carboidrato de uma refeição para uma família de cinco pessoas, o que lhe dá potencial de amenizar o problema da fome em alguns países. Os dados são do jornal Daily Mail.


PROPRIEDADES MEDICINAIS DA FRUTA-PÃO




1 -  Raiz são antidiarréicas e seu cozimento é útil
 contra o reumatismo, beribéri e entorpecimento das pernas.
2 - Flores quando novas (frescas) são considera das emolientes e formam a base de uma conserva acidulada e comestível.
3 - Frutos reduzidos a pasta e bem quente, constituem-se num bom supurativo, principalmente para tratamento de tumores e furúnculos.
4 - Sementes são consideradas como um bom tônico para o estômago e rins. Postas em emulsão, são recomendadas para combateros corrimentos do aparelho genito-urinário.

5 - Látex é usado como cicatrizante e considerado eficaz contraferidas hérnias das crianças, quando aplicado com cinta própria.

CURIOSIDADES SOBRE A FRUTA-PÃO






Muitas histórias e lendas são contadas a respeito da fruta-pão. Há relatos de que a fruta fazia parte do cardápio de imperadores chineses, principes da India, Sultões da Persias. Fala-se que na Ilha de Lesbos, a poetisa Safo em reunião suas ninfetras comiam  fruta-pão com camarão antes de declamar seus versos, cantar e tocar lira. As Sacerdotisas do oráculo de Cumas, na Itália,e as do óráculo de Delfos, só se alimentavam de fruta-pão e mel sisvestres.Na India conta-se  que depois das cerimônias amorosas do Kama Sutra e do tantra Yoga, os praticantes se alimentavam com uma sopa nutritiva de fruta-pão, para energizar o corpo e fortalecerem a mente cansada pelos combates amorosos. Em Roma, conta-se também  que  nos monumentais banquetes romanos, não podia faltar  a  sopa de fruta-pão, que se apreciava como afrodisíaco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário