sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Sanhaço-cinzento - Características, reprodução, alimentação e habitat

O sanhaço-cinzento é uma ave passeriforme da família Thraupidae. Também conhecido como sanhaço-do-mamoeiro, e no Nordeste como pipira-azul e sanhaçu-azul (Natal/RN) é um pássaro da família Thraupidae, nativo da Argentina, Brasil, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai.

Seu nome significa: do (tupy) tangará, ata = andar; e carã = em volta; e do (tupy) saí-açu, = nome indígena tupy para um pássaro muito ativo ou para identificar várias espécies do gênero Tangará; Sayacu de Marcgrave (1648),(Thraupis). ⇒ pássaro dançarino Sayacu.

Características

O sanhaço-cinzento mede de 16,5 a 19 cm de comprimento, pesando em média 42 gramas. Possui plumagem cinzenta fosca e ligeiramente azulada, com partes inferiores mais claras. As rêmiges são marginadas de um azul um pouco mais pronunciado com reflexos verdes, próximo de azul-turquesa, o mesmo efeito encontrado nos ombros e nas margens das tetrizes. Jovens têm uma cor mais esverdeada-pardacenta.

Flickr - Dario Sanches - SANHAÇU-CINZENTO (Thraupis sayaca) (8).jpg

Reprodução

No ritual de acasalamento o macho agita os ombros para a fêmea.10 Nidificam em forquilhas de árvores de copa densa, entre 1,5 e 9 m de altura. O ninho é uma taça compacta feita de folhas, musgos e fibras, possuindo um diâmetro de 11 cm.4 São postos de 2 a 3 ovos, incubados pela fêmea. Após 12 a 14 dias emergem as crias, que são alimentadas por ambos os pais. Com 20 dias de vida os jovens alçam voo

Alimentação

Vivem solitários ou em pequenos bandos, e são muito competitivos na hora da alimentação. Consomem frutas, flores, folhas, néctar, aracnídeos e insetos, que podem ser capturados em pleno voo.

Habitat

Vive em matas abertas, capões, matas ciliares, zonas de cultivo, matas degradadas ou em recuperação, e mesmo em jardins e parques urbanos, tolerando climas de úmidos a semiáridos. Pode viver em altitudes de mais de 3 mil metros, mas usualmente ocupa áreas abaixo dos 2 mil metros



Subespécies

  • Tangara sayaca sayaca : Paraguai até o nordeste Brasil, sudoeste do Peru, Uruguai e nordeste da Argentina;
  • Tangara sayaca boliviana : Bolívia (Rio Beni até Río Mapiri);
  • Tangara sayaca obscura : Região centro sul da Bolívia até o este da Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário