sábado, 24 de janeiro de 2015

Raro tubarão 'pré-histórico' é capturado por pescadores na Austrália

Tubarão-cobra foi encontrado por pescadores australianos: corpo parece o de uma enguia (Foto: www.setfia.org.au/Divulgação)
Um grupo de pescadores capturou um exemplar de um raro tubarão-cobra, conhecido como o "fóssil vivo", nas águas do sudeste da Austrália, informaram nesta quarta-feira (21) os meios de comunicação locais.
Este tubarão, cujo nome científico é Chlamydoselachus anguineus, tem a cabeça e a cauda como as de qualquer tubarão, mas seu corpo é mais parecido com o de uma enguia. Ele tem cerca de 300 dentes distribuídos em 25 fileiras. Já foram encontrados fósseis dessa espécie com mais de 80 milhões de anos.
Exemplar de tubarão-cobra encontrado tem 2 metros de comprimento (Foto: www.setfia.org.au/Divulgação)Exemplar de tubarão-cobra encontrado tem 2 metros
de comprimento (Foto: www.setfia.org.au/Divulgação)
O exemplar, de cerca de dois metros de comprimento, foi capturado perto dos lagos Entrance, no estado australiano de Victoria, e segundo Simon Boag, da Associação da Indústria de Pesca com Rede do Sudeste (SETFIA), é a primeira vez que o animal é visto na região.
"Realmente parece que existe há 80 milhões de anos. Tem um aspecto pré-histórico, parece ser de outro tempo", disse Boag à emissora local "ABC".
Os cientistas da Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Comunidade da Austrália (CSIRO) confirmaram que se trata de um tubarão-cobra, uma espécie conhecida pela comunidade científica, mas raramente avistado por pescadores.
Geralmente este animal é visto em profundezas de mais de 1,2 mil metros, embora o exemplar capturado estava a cerca de 700 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário