sábado, 23 de agosto de 2014

Demência senil - causas, sintomas, diagnóstico e tratamento

Demência senil é a perda, total ou parcial, das funções intelectuais como alteração de memória, raciocínio e linguagem, incapacidade de realizar movimentos e de reconhecer ou identificar objetos e pessoas do convívio social, entre outros problemas. A doença é irreversível e atinge pessoas a partir dos 65 anos de idade. Todos os sintomas acabam prejudicando o indivíduo em suas atividades sociais e profissionais.
perda de memória, principal consequência da doença, faz com que o idoso se torne cada vez mais incapaz de entender o que se passa ao seu redor. Este fator ajuda a torná-lo mais ansioso e agressivo. Os indivíduos que possuem demência senil perdem-se facilmente e passam por grandes constrangimentos, podendo não reconhecer pessoas bem próximas como familiares e amigos.
demência-senil
Demência senil é irreversível e atinge pessoas a partir dos 65 anos de idade. Foto: Shutterstock

Possíveis causas da demência senil


demência senil pode ser causada por outras doenças como Alzheimer. Neste caso, possui um início lento, com perdas de memórias frequentes, necessitando da supervisão de outro adulto. A doença também pode ter origem vascular, ocorrendo após múltiplos infartos cerebrais, geralmente acompanhados de pressão alta e derrames. Além disto, ela pode ter outras origens, como a Síndrome de Korsakoff, a doença de Creutzfeldt-Jacob, a doença de Pick, Parkinson e tumores cerebrais.

Principais sintomas da doença


demência senil pode apresentar sintomas variados. Eles dependem muito da causa da doença e podem demorar anos para se manifestar. Os sintomas mais comuns são:
- Perda da memória, confusão e desorientação;
- Dificuldade em compreender comunicação escrita ou verbal;
- Dificuldade em tomar decisões;
- Dificuldade em encontrar as palavras;
- Dificuldade em reconhecer familiares e amigos;
- Esquecimento de fatos comuns como dia da semana;
- Alteração da personalidade e do senso crítico;
Depressão, ansiedade, insônia, desconfiança, delírios e alucinações;
- Agitação e caminhadas durante a noite;
- Falta de apetite, perda de peso, incontinência urinária e fecal;
- Dificuldade em dirigir;
- Passa a ser comum se perder em ambientes conhecidos;
- Movimentos e fala repetitiva;
- Dificuldade em cozinhar e nos cuidados pessoais; e
- Dependência progressiva.

Diagnóstico e tratamento para a demência senil


Procure um profissional assim que perceber os sintomas. A doença pode ser diagnosticada por meio de exames como hemograma, teste de função renal, hepática e tireoidiana, dosagem de vitamina B12 e ácido fólico, glicemia de jejum, tomografia computadorizada do crânio ou ressonância magnética.
Além de exames físicos, o médico deve realizar testes para avaliar o estado mental, avaliação do grau de atenção e concentração e das habilidades em resolver problemas, nível de comunicação, entre outros.
O tratamento inclui medicamentos na fase inicial, como inibidores da acetilcolinesterase, antidepressivos, estabilizadores de humor ou neurolépticos. Profissionais também indicam tratamentos de fisioterapia e terapia ocupacional, assim como a realização de orientação adequada da família e cuidadores.
Atualmente, o mais indicado é manter o portador de demência senil num meio que lhe seja favorável e familiar, fazendo com que ele se mantenha ativo, participando o máximo possível nas atividades diárias e de comunicação, a fim de preservar as capacidades do indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário