terça-feira, 26 de agosto de 2014

Biografia e obras de Mary Shelley



Mary Shelley (1797-1851) foi uma escritora inglesa. Sua obra mais famosa foi “Frankestein": ou o Moderno Prometeu" (1818), novela gótica que inspirou a arte cinematográfica.

Mary Wollstonecraft Shelley nasceu em Londres. Filha do filósofo William Godwin e da escritora Mary Wollstonecraft. Foi casada com o poeta Percy Bysshe, cuja esposa anterior, cometeu suicídio.

Em 1818, em Genebra, onde o casal poeta Percy Bysshe e Mary Shelley passavam férias, foi concebida a obra mais famosa de Mary Shelley, “Frankestein : ou o Moderno Prometeu" .

“Frankestein” é a estória de um jovem de 17 anos chamado Victor Frankenstein. Estudante de ciências naturais, ele construiu um monstro em seu laboratório. Depois de criado, o monstro encontra dificuldades para viver com os humanos. Numa fuga, ela mata o irmão de seu criador Victor, e o monstro incrimina a empregada Justine. O Frankestein exige que Victor crie uma criatura do sexo feminino para acompanhá-lo, caso contrário, provocaria acontecimentos desastrosos. O romance é considerado um clássico do estilo gótico romântico, que influenciou muitos escritores do século XX.

Shelley também escreveu novelas que fizeram algum sucesso na época: “Valperga” (1823), “The Fortunes of Perkin Warbeck” (1830), “The Last Man” (1826), e as novelas “Lodore” (1835) e “Falkner “ (1837), essa, escrita já no fim de sua vida.

Mary Shelley morreu vítima de problemas cerebrais, com 53 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário