terça-feira, 22 de julho de 2014

Biografia, vida e obras de Jane Fonda


[creditofoto]

Jane Seymour Fonda é uma atriz, escritora e ativista norte-americana. Participou ativamente de momentos históricos da cultura e política norte-americanos da segunda metade do século 20. Nasceu numa família de astros do cinema de Holywood: filha de Henry, irmã de Peter e tia de Bridget. Nas telas, foi "Barbarella" (1967), ficção científica que a tornou um símbolo sexual dos anos 60.

Além de seus papéis no cinema, assumiu personagens na vida real. Foi Hanói Jane, apelido que recebeu como militante contra a guerra do Vietnã e acusada de traição pelo governo dos EUA. Mais tarde, tornou-se guru da boa forma física com seus vídeos de aeróbica, e ainda ecologista-cristã.

Essas fases tiveram influência de seus maridos, como ela mesma confessou em sua autobiografia. Esteve casada com o cineasta francês Roger Vadim, com o ativista Tom Hayden e com o magnata conservador Ted Turner, dono das redes de televisão por assinatura CNN e TNT. Além dos casamentos, Fonda esteve envolvida em relacionamentos com o diretor Alexander "Sandy" Whitelaw, o ator Donald Sutherland, e o cabeleireiro Barry Matalon.

Estreou no cinema em "Até os fortes vacilam" (1960), dirigido por seu padrinho de batismo, Joshua Logan. Seu primeiro sucesso foi "A ronda do amor" (1964), do francês Roger Vadim, com quem se casou em 1965. Nos Estados Unidos, atuou em "A noite dos desesperados" (1969). "Klute, o Passado Condena" (1971) e "Amargo Regresso" (1978) lhe renderam dois Oscar de melhor atriz. Em sua filmografia, destacam-se "Síndrome da China" (1978), "Julia" (1976), "Agnes de Deus" (1981), e "Gringo Velho" (1986).

Nos anos 1970, Jane ouviu em Paris discursos de Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre contra a Guerra do Vietnã. Em 1972, ganhou o apelido de Hanói Jane, depois de deixar-se fotografar ao lado de soldados norte-vietnamitas. Em sua autobiografia, apesar de continuar orgulhosa da sua oposição no Vietnã, Jane avalia que a foto foi um erro: "não sou apenas uma cidadã americana rindo e batendo palmas numa bateria antiaérea vietnamita. Eu sou a filha privilegiada de Henry Fonda que parece estar esfregando o nariz no país que me ofereceu todos aqueles privilégios".

Devido às diversas causas nas quais ela se engajou, o FBI, a polícia federal norte-americana, acumulou um dossiê a seu respeito com mais de 20 mil páginas e seu telefone foi grampeado.

Nos anos 1980, a atriz lançou seu programa de aeróbica, que até hoje é a série de vídeo de maior sucesso nos Estados Unidos. O livro ficou na lista dos mais vendidos do "New York Times" por dois anos.

Jane vive em Atlanta, nos EUA. Tornou-se cristã devota, financia e gerencia um programa de prevenção de gravidez para adolescentes pobres. Do primeiro casamento nasceu a documentarista Vanessa Vadim. Com Hayden, teve o filho Troy Garity e criou Mary Luana Williams.

Nenhum comentário:

Postar um comentário