segunda-feira, 26 de maio de 2014

Biografia, obras e frases de Edgar Degas




Edgar Hilaire Germain Degas (Paris, 19 de julho de 1834 — Paris, 27 de Setembro, 1917) foi um pintor, gravurista, escultor e fotógrafo francês. Os pais de Edgar Degas pertenciam à alta burguesia, o que deu independência econômica ao pintor.  Em 1845 , entrou como aluno no Liceu Louis-le-Grand ( Paris ), onde conheceu Henri Rouart , amigo que o acompanhou durante toda a sua vida. Com dezoito anos, numa sala da mansão dos seus pais, instalou um atelier onde concebeu alguns dos melhores trabalhos do início da sua carreira. Não progredia muito na escola, pois tinha bem assente a sua posição social, e os pais relembravam-lhe constantemente que era um aristocrata. Já com o bacharelato, saiu do liceu aos aos vinte anos de idade com outros planos em mente. Em 1855, ele entrou na Escola de Belas Artes, na classe de Louis Lamothe, um dos discípulos preferidos de Ingres

Entre 1856 e 1860 Degas estagiou na Itália, estudando a pintura do Quattrocento e, na sua volta, orientou-se para a pintura de história, fazendo alguns quadros nesse gênero. Nessa época, conheceu Manet, que depois o apresentou a outros impressionistas, como Monet, Renoir e Pissarro.


Em 1861, Degas vai visitar o seu amigo de infância Paul Valpinçon na Normandia, onde faz os seus primeiros estudos sobre cavalos.

Expõe pela primeira vez no Grande Salão de Paris em 1865 , quando o júri aceitou sua pintura Cena de guerra na Idade Média, que atraíu pouca atenção. No entanto, as suas participações continuaram até 1870. Estudou concisamente a obra de Delacroix e de Dominique Ingres. Este último era, por assim dizer, "idolatrado" por Degas. Com tudo isto, em 1864, conheceu um homem que viria a revelar-se um grande amigo e que o marcaria até ao final dos seus dias: Edouard Manet (pintor francês, nascido em 1834 e falecido em 1917, ligado à geração do Impressionismo). Ambos estavam copiando o mesmo retrato de Velázquez em Louvre quando se conheceram. Mudou o seu estilo, influenciado principalmente pelo exemplo de Edouard Manet . Manet promoveu a primeira exposição de arte impressionista, onde Degas mostrou seu trabalho.

A partir de 1870 sua arte sofre a influência da visão naturalista e da técnica de cores claras do impressionismo, assim como da perspectiva paralela, de horizonte elevado, das estampas japonesas. 

A partir de 1871 interessa-se cada vez mais pelas cenas do cotidiano parisiense, em vez das paisagens rurais dos impressionistas; pintou espetáculos em circos, nos cafés-concertos, nas ruas ou na intimidade dos lares. Procurou também fixar o trabalho diário e pesado das mulheres do povo, a intimidade das figuras femininas no banho, a decadência de uma pequena burguesia que se dilui no vício da bebida. Pinta e desenha, a pastel e crayon, dezenas de quadros sobre espetáculos de balé.


De 1874 a 1886 Degas expõe com os impressionistas, mas os seus conflitos repetidos com outros membros do grupo e o fato de ter tão pouco em comum com Claude Monet e outros pintores paisagistas , fez com que rejeitasse o rótulo de impressionista que a imprensa lhe tinha criado e tinha popularizado. Ainda hoje, a sua inclusão na pintura impressionista é discutida pelos historiadores de arte

Seu caráter misógino, sua visão que se enfraquece, isola-o cada vez mais do convívio humano, principalmente quando, em 1900, quase cego, não sai mais de casa, limitando-se quase tão-só à pintura em pastel, ao desenho, à gravura e à escultura em cera. Sua morte, ocorrida em plena Primeira Guerra Mundial, passou quase despercebida. 


Impressionismo e realismo


Dominado pelo desejo de penetrar na vida moderna, gostando de corridas de cavalos, de espetáculos teatrais de toda ordem, devido a seu gênio observador e seu dom de fixar os movimentos em ação, Degas abandonou a carreira de pintor acadêmico. Procurou fixar, usando a cor impressionista para enfeixá-la e subordiná-la ao desenho das silhuetas, o que seu espírito sentia de interesse pela atitude e figura humanas, principalmente as da mulher. 

Em cores sóbrias, mas transparentes e leves em sua luminosidade, utilizando pinceladas sutis e separadas, criou seu próprio estilo, que, se deve alguma coisa ao impressionismo, também deve ao realismo - e mais ainda à visão inteiramente original do próprio artista.

A obra de Degas é a de um realista que se interessa pela visão de seu tempo, assim como pelas suas últimas pesquisas técnicas, mas nunca renegando sua admiração pelo desenho clássico, principalmente o de Ingres.

Dos impressionistas, Degas só aproveitou a liberdade inventiva, a visão colorista. Sua arte de realista à sua maneira, e não à maneira de Courbet ou de Manet, representa uma extensão feliz e inovadora do neoclassicismo de Ingres e uma surpreendente antecipação da visão dinâmica das cenas que, só muito mais tarde, a fotografia e o cinema iriam realizar.


Obras de Edgar Degas:

- Retrato da família Bellelli
- A dama dos crisântemos
- Paisagem
- A Bolsa de algodão de Nova Orleans
- O pedicuro
- Nas corridas
- Cavalos de Corridas
- Retrato de duas meninas
- Place de La Concorde
- Esboço de lavadeiras
-       A Aula de Dança
- A primeira bailarina
- A pequena bailarina de catorze anos (escultura)
- A banheira

- Dançarinas atando as sapatilhas

Frases de Edgar Degas

- “Somente quando não se sabe o que está fazendo, um pintor faz as boas obras.”
- “Pintar é fácil se não sabeis pintar - quando souberdes pintar, é ao contrário.” 


Principais características do estilo artístico de Degas

- Obras de arte de Degas são marcadas pela suavidade.
- Uso de cores em tom pastel e suaves na primeira fase de sua vida artística. Na década de 1860, passou a utilizar tons mais vibrantes.
- Abordagem de cenas do cotidiano, paisagens e retratos individuais.
- Pintura de bailarinas, mulheres, concertos e óperas.

- Pintura histórica, sobretudo a partir da década de 1860.




Exportadores de algodão-1873-Degas



Paisagem, cerca de 1869 - 1870.



Prima Ballerina ou A Primeira Bailarina, cerca de 1878, Museu de Orsay.



Edgar Degas - O absinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário