sexta-feira, 23 de maio de 2014

Biografia e vida de Roald Amundsen



Roald Amundsen nasceu em Borge, em 16 de julho de 1872. Foi um explorador norueguês das regiões polares, que liderou a primeira expedição a atingir o Polo Sul a 14 de dezembro de 1911 utilizando trenós puxados por cães.

Amundsen nasceu em uma família de proprietários de navio e capitães. Inspirado na leitura das aventuras do explorador inglês John Franklin, que provou a existência da passagem Noroeste, ele se decidiu por uma vida de exploração ao desconhecido. Com 16 anos Amundsen estudava as regiões polares, tendo como referência a travessia da Groenlândia por Fridtjof Nansen. Embora tivesse frequentado o curso de Medicina, Amundsen decidiu seguir uma vida ligada ao mar e à exploração. 


Em 1897, com 25 anos, fez parte da tripulação do Belgica, como primeiro oficial, na Expedição Antártica Belga, de Adrien de Gerlache. Anos mais tarde, em 1903, parte para uma expedição que iria atravessar a passagem Noroeste, que liga os oceanos Atlântico ao Pacífico, na região norte do Canadá, a bordo do Gjøa.

No dia 19 de outubro de 1911, Roald Amundsen voltou à região, desta vez no navio Fram. Alcançou a Antártica e parte da Baía das Baleias. Sua meta era chegar ao Polo Sul, o que conseguiu em 14 de dezembro, com 52 cães puxando quatro trenós. Amundsen concorria com o inglês Robert Falcon Scott, comandante do navio Terra Nova, que atingiu o mesmo ponto, com quatro companheiros, mas somente em 17 de janeiro de 1912, pouco mais de um mês depois de Roald.

No retorno, Scott e seus homens estabeleceram seu último acampamento em 19 de março de 1912, onde, imobilizados por tempestades, morreram de frio e fome a apenas 18 quilômetros de um refúgio com provisões. Seus corpos foram encontrados oito meses depois. O diário de Scott, escrito até o seu último momento de vida, tornou-se uma preciosidade nas aventuras da conquista do Polo Sul.

Enquanto isso, Amundsen queria realizar outras façanhas inéditas. Em 1926, depois de duas tentativas fracassadas, conseguiu sobrevoar o Polo Norte a bordo do dirigível Norg, juntamente com o norte-americano Lincoln Ellsworth e o italiano Umberto Nobile.


Em junho 1928, Roald Amundsen embarca num hidroavião, em Tromso, perto do cabo Norte, para efectuar as buscas do dirigível Itália que levava o aviador Umberto Nobile a bordo; foi a última vez que se teve notícias de Amundsen.

Roald Amundsen morreu em 18 de junho de 1928 em um acidente com o seu hidroavião Latham 47, no oceano Ártico. O voo tinha o objetivo de resgatar o explorador e aviador italiano Umberto Nobile, cujo dirigível Italia caiu a nordeste do arquipélago Svalbard ao retornar do Polo Norte. Cinco países enviaram navios e aviões para os trabalhos de resgate dos sobreviventes do dirigível, que aguardavam socorro em uma massa de gelo flutuante. Os tripulantes sobreviventes foram resgatados pelo navio quebra-gelo russo Krassin em 12 de julho, dezenove dias após a retirada de Umberto Nobile do local por um avião da Suécia. 

A busca por Amundsen e pelos seis desaparecidos do Italia continuou por todo o verão de 1928, e dela participou Louise Boyd, exploradora e aviadora norte-americana. O hidroavião de Amundsen nunca foi encontrado. O corpo de Roald Amundsen permanece no Ártico. A Marinha Real da Noruega organizou expedições nos anos de 2004 e 2009 com o objetivo de localizar os restos do hidroavião

Numa homenagem aos dois pioneiros exploradores da Antártica, a estação americana, naquele continente, localizada junto ao marco geográfico do Polo Sul, chama-se Amundsen-Scott.

Nenhum comentário:

Postar um comentário