quinta-feira, 29 de maio de 2014

Biografia e obras de Peter Ustinov



Sir Peter Alexander Freiherr von Ustinov foi um ator e escritor inglês. Na sua estréia no palco em Londres, Peter Ustinov fez o público e os críticos rirem até às lagrimas. Comediante nato, adorava contar piadas nas festas que freqüentava. Mas Ustinov provou ser um dramaturgo de valor. Além de atuar em mais de 70 filmes, publicou mais de 20 livros. Sua autobiografia "Dear Me"(1977), vendeu um milhão de exemplares.

Petrus Alexander von Ustinov nasceu em Londres a 16 de Abril de 1921. Filho de um jornalista de origem russa e de uma pintora descendente de franceses, a sua primeira exibição, aos dois anos de idade, foi uma imitação do então Primeiro ministro Lloyd George. Abandonou a escola, mais interessado em escrever peças de teatro, e foi estudar artes dramáticas no London Theater Studio antes de estrear como ator, aos 17 anos, fazendo o papel de um velho.

Em pouco tempo passou a ser reconhecido como um dos atores mais versáteis do teatro e do cinema britânico e americano. Seu papel como Nero, em "Quo Vadis" (1951), lhe valeu uma primeira indicação ao Oscar. Recebeu duas estatuetas de melhor ator coadjuvante em "Spartacus" de Stanley Kubrick (1960) e em "Topkapi" (1964). Entre os filmes com os quais se destacou estão "Lola Montés" (1955) e "Não Somos Anjos" (1955). Ustinov também marcou sua carreira ao interpretar no cinema e na televisão o detetive belga Hércules Poirot, criado pela escritora Agatha Christie.

Suas peças de teatro, entre elas "Romanoff e Juliett" (de 1955, filmada em 1961), foram encenadas em Londres e Nova York, e sua assinatura como diretor de cinema está em filmes como "O Vingador dos Mares" (1962) e "Lady L" (1965), com Sophia Loren e Paul Newman. Ustinov escreveu quase todos os filmes que dirigiu e, em 1969, foi candidato a um Oscar de melhor roteiro por "Hot Millions". Além de romances como "Krumnagel" (1971) e "Monsieur René" (1999), Ustinov escreveu um ensaio histórico, "My Russia" (1983).

O ator e dramaturgo foi ainda embaixador da UNICEF por mais de 30 anos. Em 1990, a rainha Elisabeth II concedeu a Peter Ustinov o título de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico. Em 1993, ele recebeu a medalha do UNICEF por seus serviços humanitários.

 Em 2002, Ustinov foi, pela primeira vez, a Berlim numa missão da UNICEF para visitar o círculo dos United Buddy Bears que promove um mundo mais pacífico entre as nações, culturas e religiões. Estava determinado a garantir que o Iraque também seria representado neste círculo de cerca de 140 países. 

Em 2003, patrocinou e abriu a segunda exposição dos United Buddy Bears em Berlim. Faleceu aos 82 anos e foi sepultado no Cemitério Bursins, Nyon, Vaud na Suíça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário