terça-feira, 22 de abril de 2014

Biografia e obras de Herbert Spencer


Herbert Spencer  (Derby, 27 de Abril de 1820 — Brighton, 8 de Dezembro de 1903) foi um filósofo inglês, um dos maiores representantes do positivismo na Inglaterra. É considerado o fundador da teoria do darwinismo social, onde as classes diferenciadas formariam a seleção natural na sociedade. Teve grande influência em estudiosos como Durkheim.

Herbert era filho de pai professor, mas mesmo assim, não frequentou a escola de forma regular. Por isso, desenvolveu aversão ao ensino tradicional, preferindo ser um observador dos fatos externos.

Interessou-se por filosofia e pela evolução natural. Porém, diferente de Darwin, as preocupações do filósofo eram as questões sociais. Em seu livro “Estática Social" (1851), abordou questões sobre o bem estar social e suas condições. Na obra monumental “Sistema de Filosofia Sintética”, estavam inseridos os “Primeiros Princípios”, leis gerais da evolução do universo. Outros volumes da obra tratavam sobre os princípios da evolução biológica, psicologia e sociológica.
Herbert Spencer escreveu ainda os trabalhos “O Indivíduo Contra o Estado”, (1884) e “A Educação Intelectual, Moral e física" (1863).

Faleceu em Londres, em 1903.

Principais obras de Hebert Spencer


- Estática Social;
- Sistema de Filosofia Sintética;
- O Indivíduo Contra o Estado, 1884;
- A Educação Intelectual, Moral e física (1863);
- Os Princípios da Sociologia (1874-1896) trabalho dividido em três volumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário