quinta-feira, 27 de março de 2014

Pequenos insetos do dia-a-dia vistos ao microscópio

Nesse artigo vamos explicar o que são estes pequenos animais do nosso dia-a-dia e ainda mostrar o seu aspecto através de electromicrografia, ou seja, uma fotografia obtida através de um microscópio electrónico de varredura.

Ácaro da poeira:

Este ácaro existe em praticamente todos os locais onde haja pó. Podendo existir até 40 mil ácaros numa simples grama de pó, são os principais responsáveis por alergias e problemas respiratórios e de pele. Medindo cerca de 0,05 milímetros, tem uma cor esbranquiçada e alimenta-se de pó, pele, fibras, pólen e fungos existentes no meio ambiente.

Ácaro da poeira


Ácarus ciro:

O ácarus ciro predomina em ambientes húmidos e quentes, preferindo temperaturas entre os 25 e 31 graus centígrados e humidades acima dos 60%. Pode ser encontrado em grãos e produtos elaborados, como as rações, farinhas e farelos para animais e aparece quando existe excesso de humidade nestes alimentos. Com umas patas curtas e uma unha na extremidade, o ácaro macho mede entre 320 a 460 microns. Tem uma cor amarela claro a castanho claro. O ácaro fémea é um pouco maior e mede de 350 a 650 microns.
Ácarus ciro

Aranha de pernas longas

As tão conhecidas aranhas de patas longas, podem medir de 3,5 a 9 milímetros e tem um pequeno corpo acastanhado ou cinzento, por onde saem várias patas finas e compridas. Vivem nos campos, florestas e praticamente todos os locais e alimenta-se de artrópodes moles, como lagartas, larvas e outros insectos.
Aranha de pernas longas

Aranha papa-moscas
Este tipo de aranhas, também conhecidas como aranhas saltadoras, não faz qualquer tipo de teia para caçar as suas presas, ficando a aguardar que estas apareçam, saltando quando estão ao seu alcance. Conseguem saltar até 100 vezes o seu próprio tamanho e têm uma excelente visão. São animais diurnos e grandes caçadoras. No extremo de cada perna têm centenas de pequenos pêlos que lhe permitem escalar qualquer tipo de piso, até mesmo em vidros!
Aranha papa-moscas

Besouro da farinha

O bicho da farinha ou tenébrio, são animais escuros e são responsáveis por muitas das pragas existentes. Este insecto começa por ser um ovo, passando à fase de larva, pupa e fase adulta. Os adultos podem medir até perto de 2 centímetros de comprimento e podem viver até 60 dias. As fémeas podem produzir até 300 ovos, que se alojam às partículas do substrato e eclodem em 15 dias.
Besouro da farinha

Cabeça de uma abelha

As abelhas alimentam-se essencialmente de néctar e são os animais mais importantes para a polinização, podendo visitar até 10 flores em cada minuto, procurando pólen e néctar. Recolhem o néctar de cada flor numa bolsa especial, depositando-o na colmeia, que pode alojar até 80 mil abelhas, passando por várias abelhas até ficar espesso e se transformar em mel. Uma abelha pode produzir até cinco gramas de mel por ano. Para fazer um quilo de mel, as abelhas necessitam de visitar 5 milhões de flores.
Cabeça de uma abelha

Cabeça de uma cigarra

Estes insectos são conhecidos pelo seu ruído característico nas alturas quentes do ano. Podem medir até 6 centímetros de comprimento e 10 centímetros de enveradura. O seu bico comprido serve para se alimentarem de seiva de árvores e plantas, onde habitam regularmente. Servem de alimento para muitos predadores e são responsáveis muitas vezes por danificar plantas e facilitar a propagação de fungos e bactérias.
Cabeça de uma cigarra

Cabeça de um percevejo

O percevejo alimenta-se de sucos dos vegetais, como a seiva, usando o aparelho bocal que fura e suga os alimentos. Alguns percevejos são hematófagos, alimentando-se de sangue de outros insectos.
Cabeça de um percevejo

Formiga amazónica

As formigas são muito importantes, já que ajudam a equilibrar as espécies de outros insectos e também a aerificar o solo. No entanto, podem-se tornar uma praga em jardins, casas e campos. Desde a fase em que são ovos as formigas demoram entre 6 a 10 semanas até se tornarem adultas. Existem espécies que podem viver alguns meses ou até 3 anos, mas já se registaram espécies que podem durar até 30 anos!
Formiga da amazónia

Não perca a segunda parte deste artigo, onde vamos mostrar outros animais vistos ao microscópio e explicar o que é cada um deles.

Lagarta tropical:

A lagarta tropical existe, naturalmente, em regiões tropicais e semi-tropicais, onde as temperaturas nunca descem abaixo dos zero graus centígrados. Este pequeno animal alimenta-se durante a noite e pode causar grandes estragos em plantações, principalmente quando esta larva está mais desenvolvida.
A sua presença pode ser detectada através de pequenos excrementos verdes nas folhas ou à volta da base da planta e acontece com mais frequência nas estações mais quentes, principalmente em dias chuvosos e amenos.

Lagarta tropical

Larva da mosca:

A mosca é o insecto mais comum dos nossos dias e pode ser encontrada em praticamente todos os climas e locais. Este insecto pode ser prejudicial para a nossa saúde, já que transportam bactérias que nos podem contagiar de algumas doenças.
Os ovos da mosca doméstica medem entre 3 e 9 milímetros de comprimentos e eclodem em 24 horas, dando origem à larva, ou verme. Estas larvas têm o único objectivo de se alimentar durante os seus 5 dias de estágio, altura em que dão origem à conhecida mosca.

Larva da mosca, ampliada ao microscópio

Algumas imagens da mosca amarela e da mosca doméstica:


Imagem frontal de uma mosca, ampliada ao microscópio

Mosca amarela, ampliada ao microscópio

Mosca doméstica, ampliada ao microscópio

Pulga de cão:

A pulga é um insecto sem asa e são parasitas que se alimento essencialmente de sangue de mamíferos e aves. Muito comuns em animais de estimação, como o cão e o gato, elas são responsáveis por muitas vezes transmitir doenças, como a peste bubónica e o tifo.
Estes pequenos parasitas dependem do animal onde estão “hospedadas” para se protegerem e se alimentarem, permanecendo neles toda a sua vida, ou o máximo tempo que conseguirem. Além de picarem, estes animais podem desencadear infecções e alergias, diminuindo a qualidade de vida vida dos animais onde estão alojados.
Uma pulga, que pode medir até cinco milímetros de comprimento, consegue saltar até um metro de comprimento, o equivalente a um humano saltar um campo de futebol de uma ponta à outra!

Pulga de cão, ampliada ao microscópio

Pulga de gato, ampliada ao microscópio

Pulga humana, ampliada ao microscópio

Traça, peixinho de prata ou saccharina-lepisma:

Lepisma ou bicho-da-prata, como é vulgarmente conhecido, este insecto não tem asas e alimenta-se essencialmente de carbohidratos, como o amido e os açúcares. Este insecto tem apenas um centímetro de comprimento e é coberto de escamas, que lhe dão um tom prateado e brilhante.
Para atingir a fase adulta, o lepismo demora de quatro meses até três anos e pode viver até oito anos, sofrendo várias mudas de escamas, à medida que o seu pequeno corpo vai crescendo.
Estes pequenos animais alimenta-se à noite e a sua alimentação é essencialmente amido ou polissacarídeos, cola, fotografias, cabelo, caspa, açúcar e todo o tipo de pó em geral. Além de tudo isto podem ainda ingerir tecidos e fibras, como algodão e seda ou até outros insectos mortos.

Saccharina Lepisma, traça ou peixinho de prata, ampliada ao microscópio


Vespa:

Pertencentes à ordem dos himenópteros, as vespas são insectos muito importantes para a polonização de diversas plantas e vegetais. No Brasil são também conhecidas como marimbondos.
A maioria das vespas tem dois pares de asas e todas as fémeas dispõem do conhecido ferrão, ou ovipositor. Ao contrário das abelhas, as vespas praticamente não têm qualquer tipo de pilosidade. Estes animais de vida terrestre são parasitas ou predadores, habitualmente de outros insectos ou aranhas.

Vespa (hymenoptera), ampliada ao microscópio

Vespa comum (hymenoptera), ampliada ao microscópio


Esperamos que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário