segunda-feira, 31 de março de 2014

Fagundes Varela - Biografia e obras do poeta brasileiro da 2ª geração do Romantismo

Luís Nicolau Fagundes Varela nasceu em Rio Claro (RJ). Iniciou o curso de direito em São Paulo, onde, segundo depoimento de contemporrâneos do poeta, costumava ser encontrado com as vestes em desalinho, cabelos malcuidados e uma imensa dor estampada no rosto. Eram sinais de uma vida de desatino e sofrimento, marcada pelo alcoolismo, pela não-realização amorosa. 

Casou-se duas vezes, mas demonstrou que não servia para a vida doméstica nem para qualquer trabalho, exceto o literário. Quando saiu seu primeiro livro - um modesto exemplar de 32 páginas - Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Junqueira Freire já tinha morrido. E embora no final da década de 1860 ningém lhe disputasse o título de melhor poeta brasileiro vivo, não era possível viver de literatura. A morte prematura do filho do primeiro casamento, Emiliano, inspirou-lhe o poema estudado, o mais conhecido de toda sua vasta obra.

Parece que Varela nunca se sentiu bem no ambiente urbano, vivendo sempre a perambular pelos campos, como um boêmio andarilho. Dessas andanças resultaram vários poemas em que exalta a natureza, visto como refúgio para o homem desiludido com a cidade.

Transferiu-se para a Faculdade de Direito de Recife, mas não concluiu o curso. Cada vez mais pessimista - além do filho, perdeu a esposa e vários amigos - encontrou na religião um pouco de consolo. São dessa fase seus poemas de caráter místico-religioso. Aos 34 anos, quando morreu, vivia de novo na casa dos pais, em Niterói.

Principais obras de Fagundes Varela

  • Noturnas - 1860
  • Vozes da América - 1864
  • Pendão Auri-verde - poemas patrióticos, acerca da Questão Christie.
  • Cantos e Fantasias - 1865
  • Cantos Meridionais - 1869
  • Cantos do Ermo e da Cidade - 1869
  • Anchieta ou O Evangelho nas Selvas - 1875 (publicação póstuma)
  • Diário de Lázaro - 1880
Em 1878 seu amigo Otaviano Hudson organizou Cantos Religiosos, cuja publicação destinava-se a auxiliar sua viúva e filhas.

Características das obras de Fagundes Varela 
a) aspectos conservadores: permanência da grande variedade temática do Romantismo vigente: lirismo amoroso, religiosidade, exaltação da natureza e, sobretudo, o mal-do-século, retomado em vários poemas que tratam da solidão.O poeta recupera temas da poesia de Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu.
b) aspecto renovador: a poesia de caráter social, em que trata da América livre, da proposta de abolição da escravatura. Nesse aspecto, antecipa, conforme já dissemos, a terceira fase de nossa poesia romântica, fase que iria se concretrizar na obra de Castro Alves. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário