quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Ornitorrinco - Características, habitat, reprodução e alimentação

Ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) é um mamífero da família (Ornithorhynchidae) da ordem Monotremada. Juntamente com as equidnas, formam o grupo dos monotremados, os únicos mamíferos ovíparos existentes. A espécie é monotípica, ou seja, não tem subespécies ou variedades reconhecidas.



Características

O ornitorrinco é mamífero, ou seja, a fêmea da espécie alimenta os filhotes com seu leite. Porém a fêmea do ornitorrinco não dá a luz aos filhotes. Ela põe ovos. Aliás, o ornitorrinco tem o bico semelhante ao dos patos, que são ovíparos.

Tanto o peso quanto o comprimento variam entre os sexos, sendo o macho maior que a fêmea. Há também uma variação substancial na média de tamanho de uma região a outra, esse padrão não parece estar relacionado a nenhum fator climático, e pode ser devido a outros fatores ambientais como predação e pressão humana.

O corpo e a cauda do ornitorrinco são cobertos por densa pelagem que forma uma camada de ar isolante para manter o animal aquecido. A coloração é âmbar profundo ou marrom escuro no dorso, e acinzentado a castanho amarelado no ventre. A cauda é usada como reserva de gordura, uma adaptação também vista em outros animais, como no diabo-da-tasmânia e na raça de ovelha, Karakul. As membranas interdigitais são mais proeminentes nos membros dianteiros e dobram-se quando o animal caminha em terra firme. Ornitorrincos emitem um rosnado baixo quando ameaçados e uma gama de outras vocalizações têm sido reportadas em cativeiro.

O ornitorrinco tem uma média de temperatura corporal de cerca de 32 °C, ao invés dos 37 °C dos placentários típicos. Pesquisas sugerem que essa temperatura foi uma adaptação gradual às condições ambientais hostis, em parte pelo pequeno número de monotremados sobreviventes, em vez de uma característica histórica da ordem.

O espécime adulto não tem dentes, entretanto, os filhotes possuem dentes calcificados, pequenos, sem esmalte e com numerosas raízes; os três molares com cúspides presentes são pseudo-triangulados. Nos adultos, os dentes são substituídos por placas queratinizadas tanto na mandíbula como na maxila, que crescem continuamente. O Ornithorhynchus apresenta algumas características craniais primitivas, entre elas a retenção das cartilagens escleróticas e do osso septomaxilar no crânio. No esqueleto pós-craniano, ocorre retenção das vértebras cervicais (rudimentares) e dos ossos coracoide e interclavicular da cintura escapular, condições essas que são similares aos répteis.

ornitorrinco-bicho-mamifero1

 É um ótimo nadador graças a seus pés palmados e a sua cauda em forma de remo, podendo ficar submerso por até 5 minutos. Ao entrar na água, esse curioso animal fecha os olhos e o ouvido. Sua pele espessa o protege embaixo da água.

Todos os quatro pés do ornitorrinco têm garras, e cada pata tem cinco dedos. Os machos apresentam um sexto dedo nas patas traseiras, no qual existem esporões venenosos, que o animal usa para sua defesa.

Considerando a cauda, o ornitorrinco pode chegar a medir 60 cm de comprimento. Ele chega a viver por 15 anos.

Habitat e distribuição geográfica

O ornitorrinco vive na beira de rios, córregos e riachos na Austrália e na Ilha da Tasmânia. Locomove-se bem em terra e na água.

É endêmico da Austrália, onde é encontrado no leste de Queensland e Nova Gales do Sul no leste, centro e sudoeste de Vitória, Tasmânia, e ilha King. Foi introduzido no extremo oeste da ilha Kangaroo, entre 1926 e 1949, onde ainda mantém uma população estável. A espécie está extinta na Austrália Meridional, onde era encontrada nas Colinas de Adelaide e na Cordilheira do Monte Lofty.

Reprodução

Para botar e chocar seus ovos, de um a três de cada vez, a fêmea cava um túnel que pode chegar a 1,8 m de profundidade, sendo que geralmente a entrada principal desse “ninho” fica embaixo da água. Os ovos medem de 2 a 2,5 cm, são moles, e parecidos com os ovos de tartarugas e cobras.

Somente enquanto está dentro do ovo, o ornitorrinco possui um único dente na ponta do bico, o chamado dente do ovo, que lhe serve apenas para furar a casca do ovo, perdendo-o logo em seguida. Quando os filhotes nascem, a fêmea usa a cauda para puxá-los para junto de si, com o objetivo de amamentá-los. Os filhotes ficam meses no ninho, pois nascem cegos e pelados. São desmamados quando chegam a aproximadamente 30 cm.

Alimentação

O ornitorrinco alimenta-se de vermes, girinos, moluscos, crustáceos, peixinhos e insetos que captura no fundo dos rios e córregos. Quando adultos, os ornitorrincos não tem dentes, por isso, usa as placas córneas das maxilas para a mastigação.

Partes do corpo do ornitorrinco

ornitorrinco-bicho-mamifero2-esquema-infografico

1- A visão é poderosa, mas embaixo d´água os olhos ficam cobertos por dobras de pele.
2 -Os pêlos ajudam na camuflagem. Há três camadas: a interna mantém o calor, a do meio é impermeável e o mantém seco e externa tem sensores que ajudam a perceber o ambiente.
3 - As pernas curtas e grossas estendem-se para as laterais do corpo.
4 - Ele armazena comida nas bochechas até chegar à superfície, onde mastiga tudo.
5 - O olfato é pouco desenvolvido. As narinas ficam na metade superior do focinho, o que facilita a respiração quando ele está na superfície da água.
6 - Os dedos ligados por membranas são ótimos para nadar. Eles possuem garras que ajudam a cavar tocas e achar comida.
7 - O focinho parece um bico e é bem sensível. Ele é duro, não tem pêlos e seu formato é útil para escavar a lama.

Você sabia que:
  • O ornitorrinco faz parte de um grupo de animais que se originou de uma turma diferente das que deram origem aos demais mamíferos?
  • Os filhotes têm dentes pequenos que caem e dão lugar a placas duras que servem para mastigar alimento?
  • Eles são capazes de comer o equivalente ao peso de seu corpo? Quer dizer, se pesa 1 quilo, o bicho pode ingerir esta quantidade de alimento em um dia!
  • Os machos têm esporões com veneno nas patas traseiras? Esse veneno não é mortal para os humanos, mas causa feridas e dor.
  • Ele emite sons que parecem rosnados e murmúrios?
ornitorrinco-bicho-mamifero2
Ronc, ronc. Você está me ouvindo?

Ficha do ornitorrinco
  • Tamanho do corpo: até 45 centímetros.
  • Tamanho da cauda: até 15 centímetros.
  • Peso: até 2 quilos.
  • Alimentação: camarões, vermes, cobras, insetos e peixes.
  • Tempo de vida: cerca de 15 anos.
  • Onde vive: na Austrália e na Tasmânia.


Fontes: www.infoescola.com/
            www.recreio.com.br/

4 comentários: