segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Imagens de quase 100 anos são descobertas na Antártida

Negativos passaram por restauração Foto: Antarctic Heritage Trust, nzaht.org / Divulgação

A organização sem fins lucrativos New Zealand’s Antarctic Heritage Trust divulgou imagens de quase 100 anos da famosa expedição de Ernest Schackleton à Antártida. As fotografias foram encontradas em um quarto escuro de uma base abandonada de Cabo Evans.

Os negativos passaram por um processo de restauração. Segundo a organização, 22 imagens foram recuperadas e retratam a expedição de Shackleton, que passou algum tempo na base de outro famoso explorador: Robert Falcon Scott. Foi nessa base que as fotografias foram achadas. A identidade do fotógrafo é desconhecida.

A longo prazo, segundo o geólogo, a região pode se tornar um ponto de mineração submarina, com a perspectiva de extração de ferro, manganês e cobalto

Ao lado do norueguês Roald Amudsen, o primeiro homem a chegar ao Polo Sul em 1911, do explorador australiano Douglas Mawson e do britânico Robert Falcon Scott, Shackleton esteve entre os grandes exploradores da Antártida.

Quando ele iniciou sua viagem à região em 1914 com o navio Endurance, ele planejava cruzar a Antártida através do Polo Sul. Mas o barco ficou preso em 1915 e naufragou 10 meses depois, ao ser esmagado pelo gelo. Shackleton e sua equipe viveram no gelo flutuante até abril de 1915, quando partiram em três barcos pequenos rumo à Ilha Elefante.​

De lá, Shackleton e seus cinco tripulantes fizeram a perigosa viagem para a Geórgia do Sul, alcançando seu destino final 16 dias depois para encarar uma trilha montanhosa. Todos os membros da missão Endurance acabaram sendo resgatados, sem baixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário