segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Galo-da-serra - Características, habitat, reprodução e alimentação

É uma ave de ocorrência em áreas montanhosas e florestais no Norte do Brasil, sul e sudoeste da Guiana, Sul da Venezuela, Suriname e Guiana Francesa, além do leste colombiano. Seu nome significa: do (latim) rupis = rocha, pedra; e cola = morador, habitante, aquele que habita. ⇒ Ave que habita as rochas. O galo-da-serra também é conhecido como galo-da-rocha e galo-do-pará.

Características

A estatura da ave é de 28 cm, os machos possuem plumagem alaranjada e uma crista no formato de meia-lua cobrindo o bico. As fêmeas são marrom-escura com crista menor. 

                   
galo-da-serra macho                          galo-da-serra fêmea

Habitat

Vive solitário, buscando alimento na floresta, sendo de difícil visualização. Varia de incomum a localmente comum nos estratos inferior e médio das florestas úmidas localizadas em escarpas, principalmente nas proximidades de córregos sombreados.

Reprodução

O macho é polígamo e a fêmea tem a capacidade de botar de 1 a 2 ovos no ninho que é composto por lama, gravetos e saliva. Os ovos são chocados pela fêmea durante 27 a 28 dias. Seu período de reprodução vai de março a julho.

O galo da serra realiza, ao cortejar a fêmea, uma dança pré-nupcial abrindo as asas e movimentando a cabeça de um lado para o outro, dentro de um círculo já especificado por ele. Vários machos realizam a dança para a fêmea que escolhe com quem ficará no final das apresentações.

Predadores do galo-da-serra

 Os seus predadores são: gavião-de-penacho (Spitzaetus ornatus), uiraçu-falso (Morphnus guianensis), gavião-pomba-da-Amazônia (Leucopternis albicollis), gavião-preto (Buteogallus urubitinga), gavião-bambachinha-grande (Accipiter bicolor), gavião-relógio (Micrastur semitorquatus), onça-pintada (Panthera onca), puma ou suçuarana (Puma concolor), jaguatirica (Leopardus pardalis) e a cobra Boa constrictor.

Alimentação

É frugívoro, mas também caça insetos, lagartixas e rãs. Participam da polinização de uma floresta, pois em sua alimentação consomem frutos de várias espécies, cujas sementes são dispersadas naturalmente no terreno florestal. 

Distribuição Geográfica

Presente localmente nas serras fronteiriças do norte do Brasil, desde o Amapá até a região do alto rio Negro e nas proximidades de Balbina, distante cerca de 100 quilômetros ao norte de Manaus. Encontrado também nas Guianas, Venezuela e Colômbia.

O galo-da-serra não é considerado muito preocupante na lista de espécies ameaçadas da IUCN, mas é reconhecida como raridade, além de ser uma ave belíssima.

Reino: Animália;
Filo : Chordata;
Classe: Aves;
Ordem: Passeriformes;
Família: Tyrannidae;
Subfamília: Cotinginae;
Gênero: Rupicola;
Espécie: Rupicola rupicola.


Ficheiro:Guianan Cock-of-the-rock (Rupicola rupicola).jpg

Fonte: http://www.infoescola.com/aves/galo-da-serra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário