sábado, 28 de dezembro de 2013

Cubomedusa ou Vespa-do-mar - O perigo do mar australiano


vespa-do-mar-cubomedusa-jellyfishAs cubomedusas australianas também conhecidas como vespa-do-mar ou box Jellyfish estão entre os animais mais venenosos do mundo .
Em um dos mais belos e ricos continentes do planeta Terra (diga-se em biodiversidade) alguns riscos devem ser levados em consideração por turistas e viajantes desinformados que pretendem visitar ou mudar-se para a Oceania, precisamente nas áreas costeiras e litorâneas da Austrália e nas demais ilhas adjacentes que completam o continente.
Com 34218 km de litoral, a Austrália, principal nação do continente não abriga apenas alguns milhares de cangurus, – que certamente vivem causando acidentes nas estradas ao colidirem com automóveis – crocodilos gigantes de água salgado, peixes venenosos, tubarões e uma espécie de polvo muito peculiar de anéis azuis com uma toxina extremamente perigosa. É claro que com a grande barreira de corais não tão longe das praias a biodiversidade de seres vivos vivendo na região é imensa, mas o que pode ser maravilhoso para mergulhadores profissionais e amadores pode tornar-se desespero para banhistas que frequentam as praias. O motivo? O perigo esta bem perto das margens salgadas onde crianças se divertem ao sol de verão: as temidas cubomedusas australianas (Box Jellyfish) também conhecida popularmente como vespa-do-mar.

O perigo da Cubomedusa ou Vespa-do-mar

perigo-mar-australiano-cubomedusas-vespa-do-marConsiderada por muitos cientistas e biólogos o animal mais venenoso do mundo as cubomedusas tem uma ‘dose’ mortífera 500 vezes mais potente que as caravelas portuguesas – também pertencentes a espécie dos cnidários encontradas em algumas praias brasileiras.
A toxina carregada pela vespa-do-mar é letal se não tomadas as providências corretas em caso de acidentes em cerca de 30 minutos. O tamanho de sua parte corpórea é relativamente pequeno em formato ‘meio quadrado’ , porém seus tentáculos por onde é liberado a toxina podem ter 5 metros de comprimento o que dificulta a identificação dessa criatura pelos banhistas que podem estar razoavelmente longe da parte visível da medusa que flutua próximo a superfície , embora próximo de sua arma mais letal – os tentáculos.
O veneno da vespa-do-mar pode destruir a vida de cerca de 60 pessoas adultas ou um animal de 3500 quilos. Ao entrar em contato com a pele, a substância urticante se dissolve nos glóbulos vermelhos do sangue, a respiração se descontrola (chega a sufocar), o sistema linfático cessa, os batimentos cardíacos aceleram até levar a vítima a parada cardiorrespiratória. Em caso de acidentes deve-se aplicar a massagem cardíaca imediatamente , se possível aplicar vinagre sobre a queimadura e acionar a emergência. Porém mesmo com tratamento e cuidados imediatos a cada 10 vitimas da vespa-do-mar, 3 vão a óbito.
Nas praias de todo o continente existem placas alertando sobre a presença das cubomedusas na água e a população local anda sempre preparada com porções de vinagre para auxiliar as vitimas principalmente no verão com o aumento do número de banhistas, e devido as águas mornas o aumento do número de população da vespa-do-mar, que se aproxima da costa em busca de pequenos crustáceos para se alimentarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário