sábado, 28 de dezembro de 2013

A Lagosta boxeadora, o bicho mais cruel dos sete mares

lagosta10
Com uma aparência incrível, o “Mantis Shrimp”, conhecido por diversos nomes, como lagosta boxeadora, tamarutaca e esquila, realmente é um animal fantástico.
Primeiramente vamos falar com os incríveis olhos desta que possuem três pontos focais cada,s endo capazes de enxergar do espectro ultravioleta ao infravermelho.
lagosta11
Explosão de cores:
Nos olhos humanos possuem três tipos de receptores que respondem à luz azul, vermelha e verde, chamados de cones. Esses nos permite perceber as cores, os cães por sua vez possuem apenas dois tipos de cones o verde e o azul, e por isso eles enxergam tons de azul, verde e um pouco do amarelo, que é a junção das duas cores primárias.
Já as borboletas, essas possuem cinco tipos de cones, consequentemente enxergam mais cores. Mas as Lagosta boxeadoras não possuem somente um, dois ou cinco, elas possuem 16 tipos de cones, mas esse animal não enxerga maravilhosamente bem e possuem umas cores e estruturas sensacionais não, ela também possui um lado negro, obscuro e sanguinário.
Pesadelo dos Mares:
Costumam ser encontradas próximo à costas tropicais e subtropicais e são predadoras letais dos caranguejos, camarões, moluscos e peixes.
Consideradas um dos animais mais violentos do Planeta, elas chegam a medir entre 15 a 30 cm, elas são um verdadeiro pesadelo dos oceanos.
Possuem duas patas super poderosas  na parte dianteira que quando acionadas, são capazes de proferir um golpe com a mesma velocidade de um disparo de calibre 22 e a força do impacto de 60 Kg/ cm3, menos de 1/3.000 segundos.

lagosta13dest

O golpe:
Quando dão seus golpes, suas patas se movem tão depressa que a água ao redor destas chegam a ferver, em um fenômeno chamado de supercavitação, além de provocar uma onda de choque capaz de matar a presa mesmo que ela erre o golpe. Assim com esse super golpe as Tamarutacas matam outros animais despedaçando-os, mesmo que haja uma proteção.

Veja no vídeo abaixo um pouco dela em ação:

Tipicamente não se mantém uma lagosta dessas em aquários, desde quando elas possuem hábitos bastante violentos e odeiam seus vizinhos, massacrando quem estiver ao seu redor, além disso, tem um detalhe, elas podem quebrar os vidros do aquário com seus golpes.
Curiosidades:
  • Seus membros são tão poderosos que os cientistas estão estudando a estrutura de suas células para desenvolver novas armaduras para as tropas de combate;
  • A Força Aérea norte-americana “encomendou” uma pesquisa para o desenvolvimento de aeronaves militares mais resistentes com base no revestimento das patas golpeadoras do mantis;
  • Existem estudos baseados na visão superpoderosa das tamarutacas para melhorar os componentes ópticos — como os dos leitores de CD e DVD, por exemplo — utilizados atualmente.
Fonte: Megacurioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário