segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Câncer de pele: saiba como prevenir

Nesta semana, o ator Hugh Jackman, conhecido por dar vida ao Wolverine da franquia “X-Men”, anunciou que tem câncer de pele. A informação chegou por meio do Instagram do ator, que postou a foto ao lado e escreveu: “Deb (mulher dele) mandou eu ir ao médico verificar uma pinta no meu nariz. Não é que ela estava certa! Eu tinha um carcinoma basocelular. Por favor, não sejam tolos como eu. Façam check-ups e usem protetor solar!”. 

Jackman foi diagnosticado com carcinoma basocelular ou não melanoma, que, segundo Eduard Rene Brechtbuhl, médico do departamento de oncologia cutânea do Hospital A.C Camargo, é o tipo de câncer de pele mais frequente e atinge cerca de 70% da população brasileira. Na maioria dos casos acomete pessoas de pele clara e ascendência europeia  ou que  tiveram queimadura solar na infância ou ainda têm predisposição genética. “A maior causa desse tipo de câncer é a exposição ao sol sem cuidados. Apesar de frequente, o índice de mortalidade é baixa nestes casos”, diz o médico.

Combate/ Sábado, dia 30,  é o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele e vale ressaltar que é preciso ficar atento às alterações no seu corpo. “Qualquer lesão, como pinta, mancha ou ferida, que estiver crescendo, sangrando ou mudando as características há mais de quatro semanas pode ser uma suspeita de câncer”, alerta Eduard. Vale dizer também que o câncer de pele não é uma doença exclusiva de pessoas de peles claras. “Geralmente, em pessoas negras e asiáticas ele aparece na palma das mãos e na sola dos pés e não tem nenhuma relação com exposição solar . O  que não significa que elas não devam se proteger contra o sol”,  ressalta o especialista. 

Sendo assim, todos, independentemente da  cor de pele, devem evitar exposição prolongada ao sol,  entre 10h e 16h,  e sempre se proteger com bonés, óculos escuros e protetores solares. “A palavra-chave de qualquer câncer é o diagnóstico precoce. Fique sempre de olho nas alterações de manchas que surgirem em seu corpo”, ensina Eduard.

AUTOEXAME

Em frente a um espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e dos lados direito e esquerdo

Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas

Sentado, examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como os espaços entre os dedos

Com o auxílio de um espelho de mão e de uma escova, examine o couro cabeludo. Depois, veja pescoço e orelhas

FIQUE DE OLHO

Manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram e feridas que não cicatrizam em quatro semanas

Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor

Mudança na textura da pele ou dor no local  


Nenhum comentário:

Postar um comentário