sábado, 21 de setembro de 2013

Bomba atômica quase explodiu na Carolina do Norte

Teria sido uma das maiores tragédias da humanidade aquela que quase aconteceu nos Estados Unidos, quando uma bomba atômica esteve prestes a detonar numa cidade norte-americana, em 1961.

O caso foi relatado pelo jornal britânico The Guardian, que teve acesso a um relatório desclassificado dos Estados Unidos escrito por um engenheiro. O documento realça que as cidades de Nova Iorque, Baltimore, Filadélfia e Washington teriam sido fortemente afetadas pela explosão.

Em causa estavam duas bombas que, por acidente, caíram de um bombardeiro B-52, a 23 de janeiro de 1961. A cidade de Goldsboro, no estado de Carolina do Norte, podia ter sido evaporada do mapa, não fosse um fusível de baixa tensão evitar a detonação de uma bomba 260 vezes mais potente que a que arrasou Hiroshima.

Numa das bombas Mark 39 de hidrogénio os sistemas de segurança evitaram desde logo a detonação do engenho, mas a outra estava pronta para explodir, segundo consta no documento escrito por um engenheiro de sistemas de segurança para aquele tipo de armamento. «Uma das duas bombas comportou-se exatamente como uma bomba atómica é suposto comportar-se», ou seja, o interruptor foi acionado e o paraquedas abriu.

Nesta bomba três dos quatro dispositivos de segurança não funcionaram e não fosse o quarto, um fusível de baixa tensão, a cumprir com as funções para as quais foi criado, e o engenho tinha mesmo detonado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário