terça-feira, 13 de agosto de 2013

Chuva de meteoros ilumina Hemisfério Norte



Os amantes das estrelas foram contemplados com um verdadeiro show de bolas de fogo no começo desta semana, quando a Terra passou por um cinturão de fragmentos de cometa denominado Perseidas.
 A chuva de meteoros anual, apelidada de “lágrimas de São Lourenço” em homenagem a um santo cristão martirizado, alcançou seu ápice nas primeiras horas de ontem, com uma enxurrada de 60 a 100 estrelas por hora. Elas ficaram visíveis em grande parte do Globo, mas foram apreciadas com maior nitidez no Hemisfério Norte, graças a uma Lua crescente que se escondeu cedo, deixando o céu como uma tela escura para dar mais destaque ao espetáculo de fogos de artifício celestiais.

Com um céu sem nuvens, o melhor momento para observar o fenômeno foi horas antes do nascer do sol, explicou o diretor do departamento especializado em meteoroides (pequenos meteoros) da agência espacial norte-americana Nasa, Bill Cooke. “Vá para fora, dê de 30 a 45 minutos para que seus olhos se acostumem à escuridão. Deite de costas (em um saco de dormir ou cadeira de praia) e olhe bem para cima: observe o céu tanto quanto puder”, recomendou.

As Perseidas são fragmentos rochosos do tamanho de um grão de areia ou uma ervilha, ejetados do cometa Swift-Tuttle, que está se desintegrando lentamente em sua órbita em torno do Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário