terça-feira, 2 de julho de 2013

Sistema Circulatório humano - funções e características (com questões)

Sistema circulatório

O coração e os vasos sanguíneos e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório. A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo.



Tipos de sistema circulatório
Sistema circulatório aberto ou lacunar

É o tipo de sistema circulatório dos moluscos e artrópodes. O coração é pouco musculoso e composto por câmaras que bombeiam a hemolinfa, que é um tipo de sangue sem pigmentos. Esta hemolinfa é bombeada por um vaso dorsal e cai em cavidades do corpo do animal onde realiza trocas gasosas e depois é coletado pelos vasos e lacunas, voltando ao coração. Em artrópodes o coração é um tubo muscular longo.

Esta circulação é chamada de aberta, pois o sangue não circula totalmente dentro dos vasos.
Circulação fechada
Neste tipo de circulação todo o percurso do sangue é realizado dentro dos vasos sanguíneos. É mais evoluída que a circulação simples, o coração é mais musculoso, há capilares, a pressão sanguínea e velocidade do fluxo são maiores e a quantidade de alimento que pode ser transportado por unidade de tempo também é maior. Encontramos este tipo de circulação nos anelídeos e nos vertebrados, e nestes últimos, ela pode ser simples ou dupla.
Circulação fechada simples
Só existe um tipo de sangue, o venoso. Ocorre em vertebrados de respiração branquial – os peixes. O sangue realiza trocas gasosas nas brânquias e retorna ao coração.

Circulação fechada dupla
Neste tipo de circulação há dois tipos de sangue: o sangue venoso e o sangue arterial, pois há circulação pulmonar e circulação sistêmica. Esses dois tipos de sangue nuca saem da rede de vasos sanguíneos.

Pode ser dividida em completa e incompleta. Quando há mistura dos dois tipos de sangue porque o coração possui menos de quatro câmaras ou a separação destas é incompleta, a circulação é dita incompleta. Se não há mistura dos dois tipos de sangue, ela é dita completa.

O coração

O coração de uma pessoa tem o tamanho aproximado de sua mão fechada, e bombeia o sangue para todo o corpo, sem parar; localiza-se no interior da cavidade torácica, entre os dois pulmões. O ápice (ponta do coração) está voltado para baixo, para a esquerda e para frente. O peso médio do coração é de aproximadamente 300 gramas, variando com o tamanho e o sexo da pessoa.

Observe o esquema do coração humano, existem quatro cavidades:
  • Átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior;
  • Ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior.
O sangue que entra no átrio direito passa para o ventrículo direito e o sangue que entra no átrio esquerdo passa para o ventrículo esquerdo. Um átrio não se comunica com o outro átrio, assim como um ventrículo não se comunica com o outro ventrículo. O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito através da valva atrioventricular direita; e passa do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo através da valva atrioventricular esquerda.


O coração humano um órgão cavitário (que apresenta cavidade), basicamente constituído por três camadas:
  • Pericárdio – é a membrana que reveste externamente o coração, como um saco. Esta membrana propicia uma superfície lisa e escorregadia ao coração, facilitando seu movimento ininterrupto;
  • Endocárdio – é uma membrana que reveste a superfície interna das cavidades do coração;
  • Miocárdio – é o músculo responsável pelas contrações vigorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio.
Quando, por algum motivo, as artérias coronárias – ramificações da aorta – não conseguem irrigar corretamente o miocárdio, pode ocorrer a morte (necrose) de células musculares, o que caracteriza o infarto do miocárdio.
Existem três tipos básicos de vasos sanguíneos em nosso corpo: artériasveias e capilares.
Artérias
As artérias são vasos de paredes relativamente espessa e muscular, que transporta sangue do coração para os diversos tecidos do corpo. A maioria das artérias transporta sangue oxigenado (rico em gás oxigênio), mas as artérias pulmonares transportam sangue não oxigenado (pobre em gás oxigênio) do coração até os pulmões. A aorta é a artéria mais calibrosa (de maior diâmetro) do corpo humano.

 Veias
As veias são vasos de paredes relativamente fina, que transportam sangue dos diversos tecidos do corpo para o coração. A maioria das veias transporta sangue não oxigenado, mas as veias pulmonares transportam sangue oxigenado dos pulmões para o coração. As veias cavas superior e inferior são as mais calibrosas do corpo humano.

As veias funcionam como um reservatório, já que mais de 60% do sangue em nosso corpo é venoso. Por este motivo, quando há perda de sangue e, conseqüentemente, queda de pressão arterial, ocorre uma vaso-constrição das veias para compensar a perda de sangue.
Outro aspecto da anatomia das veias é a existência das válvulas venosas, que agem unidirecionalmente para evitar o contrafluxo causado pela gravidade. Estas válvulas unidirecionais são constituídas de músculo esfíncter ou de duas ou três dobras membranosas, além de uma fina camada externa de colágeno, que auxilia na manutenção da pressão sanguínea e na prevenção de um acúmulo de sangue.

No esquema abaixo você pode ver o caminho percorrido pelo sangue em nosso corpo. Observe-o e acompanhe a explicação.
sangue oxigenado é bombeado pelo ventrículo esquerdo do coração para o interior da aorta. Essa artéria distribui o sangue oxigenado para todo o corpo, através de inúmeras ramificações, como a artéria coronária, a artéria carótida e a artéria braquial.
Nos tecidos, o sangue libera gás oxigênio e absorve gás carbônico.  O sangue não oxigenado e rico em gás carbônico é transportado por veias diversas, que acabam desembocando na veia cava superior e na veia cava inferior. Essas veias levam então o sangue não oxigenado até o átrio direito. Deste, o sangue não oxigenado passa para o ventrículo direito e daí é transportado até os pulmões pelas artérias pulmonares.
Nos pulmões, o sangue libera o gás carbônico e absorve o gás oxigênio captado do ambiente pelo sistema respiratório. Esse fenômeno, em que o sangue é oxigenado, chama-se hematose.
Então, o sangue oxigenado retorna ao átrio esquerdo do coração, transportado pelas veias pulmonares. Do átrio esquerdo, o sangue oxigenado passa para o ventrículo esquerdo e daí é impulsionado para o interior da aorta, reiniciando o circuito.
Num circuito completo pelo corpo, o sangue passa duas vezes pelo coração humano.
Nesse circuito são reconhecidos dois tipos de circulação: a pequena circulação e a grande circulação.

Pequena circulação- Também chamada circulação pulmonar, compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo direito até o átrio esquerdo. Nessa circulação, o sangue passa pelos pulmões, onde é oxigenado.
Grande circulação- Também chamada de circulação sistêmica, compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo esquerdo até o átrio direito; nessa circulação, o sangue oxigenado fornece gás oxigênio os diversos tecidos do corpo, além de trazer ao coração o sangue não oxigenado dos tecidos.
Pelo que foi descrito, e para facilitar a compreensão:
  • aorta transporta sangue oxigenado do ventrículo esquerdo do coração para os diversos tecidos do corpo;
  • as veias cavas (superior e inferior) transportam sangue não oxigenado dos tecidos do corpo para o átrio direito do coração;
  • as artérias pulmonares transportam sangue não oxigenado do ventrículo direito do coração até os pulmões;
  • as veias pulmonares transportam sangue oxigenado dos pulmões até o átrio esquerdo do coração.
Observe que, pelo lado direito do nosso coração, só passa sangue não oxigenado e, pelo lado esquerdo, só passa sangue oxigenado. Não ocorre, portanto, mistura de sangue oxigenado com o não oxigenado.
A separação completa entre esses dois tipos de sangue contribui para a manutenção de uma temperatura constante no nosso organismo. Sendo os tecidos irrigados por sangue oxigenado, não “misturado” com sangue não oxigenado, nossas células recebem uma quantidade suficiente de gás oxigênio, para “queimar” uma quantidade de alimentos capaz de fornecer o calor necessário para manter mais ou menos constante a temperatura do corpo.
Faça frio, faça calor, nossa temperatura interna permanece, em condições normais, em torno de 36,5 ºC.

 Veja as principais artérias e veias do sistema circulatório humano:


Imagem: SÉRIE ATLAS VISUAIS. O corpo Humano. Ed. Ática, 1997.

Funções do sistema cardiovascular humano
  • transporte de gases:  os pulmões, responsáveis pela obtenção de oxigênio e pela eliminação de dióxido de carbono, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue.
  • transporte de nutrientes: no tubo digestório, os nutrientes resultantes da digestão passam através de um fino epitélio e alcançam o sangue. Por essa verdadeira "auto-estrada", os nutrientes são levados aos tecidos do corpo, nos quais se difundem para o líquido intersticial que banha as células.
  • transporte de resíduos metabólicos: a atividade metabólica das células do corpo origina resíduos, mas apenas alguns órgãos podem eliminá-los para o meio externo. O transporte dessas substâncias, de onde são formadas até os órgãos de excreção é feito pelo sangue.
  • transporte de hormônios: hormônios são substâncias secretadas por certos órgãos, distribuídas pelo sangue e capazes de modificar o funcionamento de outros órgãos do corpo. A colecistocinina, por exemplo, é produzida pelo duodeno, durante a passagem do alimento, e lançada no sangue. Um de seus efeitos é estimular a contração da vesícula biliar e a liberação da bile no duodeno.
  • intercâmbio de materiais: algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Células do fígado, por exemplo, armazenam moléculas de glicogênio, que, ao serem quebradas, liberam glicose, que o sangue leva para outras células do corpo.
  • transporte de calor: o sangue também é utilizado na distribuição homogênea de calor pelas diversas partes do organismo, colaborando na manutenção de uma temperatura adequada em todas as regiões; permite ainda levar calor até a superfície corporal, onde pode ser dissipado.
  • distribuição de mecanismos de defesa: pelo sangue circulam anticorpos e células fagocitárias, componentes da defesa contra agentes infecciosos.
  • coagulação sanguínea: pelo sangue circulam as plaquetas, pedaços de um tipo celular da medula óssea (megacariócito), com função na coagulação sanguínea. O sangue contém ainda fatores de coagulação, capazes de bloquear eventuais vazamentos em caso de rompimento de um vaso sanguíneo. 
Sangue

Você já sabe que o sangue transporta nutrientes, gases respiratórios, hormônios e resíduos do metabolismo. Embora o sangue pareça um líquido vermelho completamente homogêneo, ao microscópio óptico podemos observar que ele é constituído basicamente de: plasma, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

O plasma é a porção líquida do sangue, contém água (mais de 90%), proteínas e sais minerais diversos, glicose e vitaminas, entre outras substâncias.

Glóbulos vermelhos ou hemácias: conceito e funções

Os glóbulos vermelhos são corpúsculos vermelhos do sangue. Um milímetro cúbico do sangue contém cerca de cinco milhões de corpúsculos ou glóbulos vermelhos, chamados também de eritrócitos ou hemácias. Uma variação de 4 a 6 milhões é considerada normal e uma de 8 milhões pode ser encontrada em indivíduos que vivem em regiões de grande altitude. Esse número pode ser menor que 1 milhão em caso de anemia grave. Os glóbulos vermelhos contêm hemoglobina.

 Não possuem núcleo e apresentam a forma de disco côncavo em ambos os lados. A forma discoide e a concavidade em ambos os lados garantem uma superfície relativamente grande para a captação e a distribuição de gás oxigênio.

A cor vermelha das hemácias se deve à presença do pigmento hemoglobina. O gás oxigênio se combina com a hemoglobina, formando a oxiemoglobina. Nos tecidos, essa combinação é desfeita e o gás oxigênio passa para o interior das células. Assim, as hemácias promovem o transporte e a distribuição de gás oxigênio para todas as partes do corpo. 

As hemácias duram cerca de 90 a 120 dias. Após esse período elas envelhecem e morrem e na própria medula óssea são repostas.

A função principal dos glóbulos vermelhos é transportar oxigênio dos pulmões, para os outros tecidos e células do corpo. E como eles conseguem fazer isso? Bem, a hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos é uma proteína, que se liga às moléculas de oxigênio inalado. Quando uma pessoa inala, o oxigênio da atmosfera entra no corpo através da narina e atinge os pulmões. No dos pulmões, as moléculas de hemoglobina ligam-se às moléculas de oxigênio e mover-se para o coração. A partir do coração, o sangue contendo oxigênio mesmo é bombeado para o resto das partes do corpo (músculos, tecidos e outros órgãos). As moléculas de hemoglobina, em seguida, libertar as moléculas de oxigênio para as células do corpo. Basicamente, a hemoglobina leva o oxigênio a partir de áreas de alto nível de oxigênio e libera-los em áreas de baixo oxigênio a nível do corpo. Assim, os glóbulos vermelhos realmente executar a função de transporte de sustentação da vida de oxigênio para as diferentes partes do corpo. 

A outra função da célula de sangue vermelho é parcialmente transportar o dióxido de carbono, que é um produto de resíduos de atividades metabólicas no corpo. O dióxido de carbono é efetivamente formado nas células, como resultado das reações químicas que têm lugar. Este produto residual é então excretados através do plasma do sangue e os glóbulos vermelhos. Enquanto os RBCs desempenhar um papel importante na eliminação de dióxido de carbono a partir das células, o plasma sanguíneo também é responsável por uma pequena quantidade de remoção de dióxido de carbono. A hemoglobina nos glóbulos vermelhos ligar as moléculas de dióxido de carbono para formar carbaminohaemoglobin. No entanto, ao contrário de moléculas de oxigénio, as moléculas de dióxido de carbono não se ligam à parte de ferro da hemoglobina. Em vez disso, eles combinam com os grupos de aminoácidos nas cadeias de hemoglobina polipeptídicas. Assim, os glóbulos vermelhos de dióxido de carbono de transporte a partir das várias células do corpo e levá-los para os pulmões, de onde é descartado por exalação. 

Alterações morfo-fisiológicas dos eritrócitos

Eritrócitos Normais


A imagem abaixo mostra um esfregaço de sangue em lâmina de vidro observado em microscópio sob objetiva de imersão a óleo. Observa-se eritrócitos (hemácias) normocrômicas indicando boa saturação de hemoglobina. No centro, observamos um neutrófilo segmentado. As estruturas menores, densas, são as plaquetas.

Eritrócitos Normais

Hemácias normais com um neutrófilo no centro e plaquetas (pequenas) espalhadas.
Através do exame do esfregaço sanguíneo em lâmina de vidro observado em microscópio sob objetiva de imersão a óleo, podemos observar alterações de forma e tamanho, importantes para caracterizar desde deficiências, como a hipocromia e microcitose da anemia carencial, como a macrocitose da carência da vitamina B12 e do acido fólico, como a esferocitose, eliptocitose e drepanocitose das anemias congênitas.

Drepanocitose

Bastante comum no Brasil devido a alta prevalência na raça negra, a Anemia Falciforme é caracterizada pela existência de hemácias falciformes (em forma de foice) ou drepanócito.

Drepanocitose

Drepanocitose - hemácias em forma de foice.

Esferocitose e Eliptocitose

A esferocitose congênita é caracterizada por um esfregaço em que as hemácias são pequenas e redondas: esferócitos, ocorrendo na anemia hemolítica por exemplo. Neste esfregaço ainda observamos um linfócito normal.
Na eliptocitose as hemácias são alongadas ou ovais, ocorrendo em diversas formas de anemia e anomalias.

Esferocitose

Esferocitose - hemácias pequenas e diminuídas translúcidas.

Eliptocitose

Eliptocitose ou ovalocitose.

Hipocromia e Microcitose

A imagem mostra uma intensa hipocromia caracterizada pelo descoramento das hemácias que se apresentam com o centro pálido. A microcitose (hemácias de tamanho pequeno), e a acentuada anisocitose (variação muito grande no tamanho das hemácias) e poiquilocitose (variação quanto a forma), caracterizam uma grave anemia por deficiência de ferro.
  
Glóbulos brancos ou leucócitos: conceito, funções e classificação



Os glóbulos brancos ou leucócitos são as células de defesa do organismo que destroem os agentes estranhos, por exemplo, as bactérias, os vírus e as substâncias tóxicas que atacam o nosso organismo e causam infecções ou outras doenças. Leucócito é uma palavra composta, de origem grega, que significa “célula branca”: leuco significa “branco” e cito, “célula”.

Os leucócitos constituem o principal agente do sistema de defesa do nosso organismo, denominado também de sistema imunológico. No sangue, há de vários tipos, de diferentes formatos, tamanhos e formas de núcleo.  

Classificação dos Leucócitos ou glóbulos brancos




Os leucócitos são classificados de acordo com a granulosidade do citoplasma e a quantidade de lóbulos nucleares. Sendo assim, são divididos em dois grupos: granulócitos e agranulócitos.
Os granulócitos apresentam grânulos específicos em seu citoplasma e são classificados em três tipos, conforme a afinidade dos grânulos: neutrófiloseosinófilos e basófilos. Já os agranuloides podem ser monócitos e linfócitos.

Neutrófilos

neutrofiloSão os mais numerosos,cerca de 55 a 65% do total de leucócitos. As células mais jovens são conhecidas por “neutrófilos em bastonete”, devido ao núcleo não segmentado em forma de bastonete. Já os neutrólios mais velhos possuem o núcleo segmentado em lobos, em número que varia de dois a cinco, sendo denominados “neutrófilos segmentados”.
Os neutrófilos são móveis e fagocitários. São a primeira linha de defesa do organismo, já que são atraídos pela quimiotaxia até os microorganismos patogênicos, destruindo-os.

eosinofilo



Eosinófilos

Com núcleo bilobado e com o citoplasma preenchido por muitos grânulos róseos. Móveis e fagocitários, atuam nos organismos envolvidos por reações alérgicas. Os eosinófilos liberam a hidrocortizona, um hormônio que diminui essas reações alérgicas e a quantidade de eosinófilos no sangue.



basofilo

Basófilos

Normalmente em pequeno número, cerca de 0,5% do total de leucócitos, possuem um núcleo irregular em forma de “S”. Os basófilos são móveis e fagocitários, possuem uma função desconhecida, que acredita-se ser a liberação da heparina no sangue, uma espécie de coagulante. Isso supostamente estaria ligado a processos alérgicos e inflamatórios.



Linfócitos

linfocitoPossuem um núcleo regular e que ocupa quase todo o volume da célula. Ativamente móveis, circulam sempre através do sangue, pelos linfonodos, baço e tecido conjuntivo. Sua função é garantir imunidade aos organismos.
Os linfócitos são classificados em “T” e “B”. Os linfócitos T possuem um ciclo de vida maior, podendo chegar a anos, formando-se na medula óssea e migrando posteriormente até o timo. Os linfócitos B vivem menos, algumas semanas, e também são formados na medula óssea e, quando estimulados, migram para o tecido conjuntivo, convertendo-se em plasmócitos, produtores de anticorpos.
Os linfócitos são responsáveis pelas respostas de base celulares, relacionadas à rejeição de enxertos. Alguns linfócitos, em contato com um antígeno, passam a fazer parte das células de memória imunológica.


Monócitos
monocito



Células grandes com núcleo na forma de rim ou ferradura. Ativamente móveis, os monócitos saem da circulação sanguínea para chegar ao tecido conjuntivo, tornando-se macrófagos. São ativos na fagocitose de micro-organismos patogênicos.


Anticorpos, vacinas e soros
As vacinas são produtos constituídos por microorganismos mortos ou atenuados (enfraquecidos) ou, ainda, por toxinas produzidas por esses microorganismos inativadas em laboratório.  Assim, as vacinas contêm antígenos incapazes de provocar a doença, mas capazes de induzir o nosso organismo a produzir anticorpos, Dessa forma, se o indivíduo, depois de vacinado, entrar em contato com esses microrganismos, o corpo já terá anticorpos suficientes para sua defesa.
É importante que todas as crianças sejam vacinadas segundo recomendações médicasNos postos de saúde são aplicadas vacinas contra muitas doenças, como a tuberculose, o tétano, a difteria, a coqueluche, o sarampo e a paralisia infantil. É necessário que os pais levem seus filhos para tomarem as vacinas na época certa. Quando tomadas adequadamente, as vacinas imunizam a pessoa contra às doenças as quais se destinam.


Entretanto, o corpo de uma pessoa pode ser invadido por um micro-organismo contra o qual ainda não está protegido. Suponha que a ação desse microorganismo seja rápida e devastadora e que a pessoa não tenha tempo hábil para produzir anticorpos. Nesse caso, é preciso que a pessoa receba o soro terapêutico, que já contém os anticorpos necessários à inativação dos antígenos.
A ciência moderna dispõe de soros terapêuticos contra a ação de toxinas produzidas por certos microorganismos (exemplo: soro antitetânico, que combate o tétano, doença causada por um tipo de bactéria), e também contra toxinas presentes no veneno de certos animais, como cobras peçonhentas (soro antiofídico).  Assim, enquanto as vacinas contêm antígenos e induzem o organismo a produzir anticorpos, os soros já contêm anticorpos prontos. As vacinas, graças às “células de memória”, que podem garantir uma imunidade duradoura; os soros curam a doença, proporcionando uma proteção rápida, mas temporária.


As plaquetas: conceito e funções
As plaquetas são fragmentos celulares bem menores que as células sanguíneas, ou seja, menores que as hemácias e os leucócitos. A principal função das plaquetas está relacionada à formação de coágulos, auxiliando de forma indireta na defesa do organismo. Quando há um ferimento com rompimento do vaso sanguíneo, ocorre uma série de eventos que impedem a perda de sangue.
coagulação ou formação de coágulo, que faz parte desse processo, se dá quando filamentos de uma proteína do plasma transformada, formam uma espécie de rede e impedem a passagem do sangue. O coágulo evita hemorragia, isto é, a perda de sangue que pode ocorrer na superfície do corpo – por exemplo, na pele do braço ou da mão – ou nos órgãos internos, como estômago e intestino. À medida que o vaso sanguíneo vai se cicatrizando, o coágulo seca e é reabsorvido pelo organismo.

Em um organismo normal, os níveis de concentração para este elemento sanguíneo, geralmente oscila entre 150.000 e 400.000 plaquetas por mm³ de sangue, aproximadamente 1% do volume do sangue.
Uma pessoa com problemas na medula óssea, ou com alguma doença, como leucemia, câncer, anemia aplástica, que prejudica a produção de plaquetas, correm o perigo de terem hemorragias incontroláveis, e não sendo realizada uma transfusão, pode ocasionar a morte.

Essas pessoas que apresentam complicações na produção de plaquetas precisam receber transfusões frequentemente, até que o organismo volte a funcionar normalmente, fabricando suas plaquetas.




Os grupos sanguíneos

O fornecimento seguro de sangue de um doador para um receptor requer o conhecimento dos grupos sanguíneos. Estudaremos dois sistemas de classificação de grupos sanguíneos na espécie humana: os sistemas ABO e Rh. Nos seres humanos existem os seguintes tipos básicos de sangue em relação aos sistema ABO: grupo A, grupo B, grupo AB e grupo O.
Cada pessoa pertence a um desses grupos sanguíneos.  Nas hemácias humanas podem existir dois tipos de proteínas: o aglutinogênio A e o aglutinogênio B. De acordo com a presença ou não dessas hemácias, o sangue é assim classificado:
  • Grupo A – possui somente o aglutinogênio A;
  • Grupo B – possui somente o aglutinogênio B;
  • Grupo AB – possui somente o aglutinogênio A e B;
  • Grupo O – não possui aglutinogênios.
No plasma sanguíneo humano podem existir duas proteínas, chamadas aglutininas: aglutinina anti-A eaglutinina anti-B.


Se uma pessoa possui aglutinogênio A, não pode ter aglutinina anti-A, da mesma maneira, se possui aglutinogênio B, não pode ter aglutinina anti-B. Caso contrário, ocorrem reações que provocam a aglutinação ou o agrupamento de hemácias, o que pode entupir vasos sanguíneos e comprometer a circulação do sangue no organismo. Esse processo pode levar a pessoa à morte.
Na tabela abaixo você pode verificar o tipo de aglutinogênio e o tipo de aglutinina existentes em cada grupo sanguíneo:

Grupo sanguíneo
Aglutinogênio
Aglutinina
A
A
anti-B
B
B
anti-A
AB
A e B
Não possui
O
Não possui
anti-A e anti-B

A existência de uma substância denominada fator Rh no sangue é outro critério de classificação sanguínea. Diz-se, então, que quem possui essa substância no sangue é Rh positivo; quem não a possui é Rh negativo. O fator Rh tem esse nome por ter sido identificado pela primeira vez no sangue de um macaco Rhesus.
transfusão de sangue consiste em transferir o sangue de uma pessoa doadora para outra receptora. Geralmente é realizada quando alguém perde muito sangue num acidente, numa cirurgia ou devido a certas doenças.
Nas transfusões de sangue deve-se saber se há ou não compatibilidade entre o sangue do doador e o do receptor. Se não houver essa compatibilidade, ocorre aglutinação das hemácias que começam a se dissolver (hemólise).  Em relação ao sistema ABO, o sangue doado não deve conter aglutinogênios A; se o sangue do receptor apresentar aglutininas anti-B, o sangue doado não pode conter aglutinogênios B.


Em geral os indivíduos Rh negativos (Rh-) não possui aglutininas anti-Rh. No entanto, se receberem sangue Rh positivo (Rh+), passam a produzir aglutininas anti-Rh. Como a produção dessas aglutininas ocorre de forma relativamente lenta, na primeira transfusão de sangue de um doador Rh+ para um receptor Rh-, geralmente não há grandes problemas. Mas, numa segunda transfusão, deverá haver considerável aglutinação das hemácias doadas. As aglutininas anti-Rh produzidas dessa vez, somadas as produzidas anteriormente, podem ser suficientes para produzir grande aglutinação nas hemácias doadas, prejudicando os organismos.

 O sistema linfático

O sistema linfático consiste de: 1) uma rede extensa de capilares e amplos vasos coletores
(vasos linfáticos) que recebem líquido tecidual do corpo e transportam para o sistema cardiovascular; 2) linfonodos que servem como filtros do líquido coletado pelos vasos; e 3) órgãos linfóides, que incluem linfonodos, tonsilas, o baço e o timo.

Os sistema linfático está intimamente relacionado anatômica e fisiologicamente ao sistema cardiovascular. O líquido (porção líquida do sangue e proteínas plasmáticas) que se acumula nos espaços entre as células dos tecidos conjuntivos frouxos é denominado líquido extracelular.

Quando esse líquido se acumula os tecidos incham, apresentando uma condição denominada de edema.

O papel do sistema linfático é o de retornar o excesso de líquido extracelular e proteínas plasmáticas para a corrente circulatória e, desta forma prevenir a formação de edemas.

VASOS LINFÁTICOS

O líquido extracelular após penetrar no sistema linfático (capilares linfáticos) chama-

Os linfonodos são órgãos pequenos, arredondados ou em forma de feijão, que estão distribuídos ao longo do curso de vários vasos linfáticos.

Existem grupos de linfonodos na axila, virilha
e pescoço, bem como em várias regiões profundas do corpo.

A linfa penetra nos linfonodos através de vasos linfáticos aferentes, onde é lentamente filtrada por estruturas denominadas seios. Após filtrada, a linfa deixa os linfonodos através do vasos linfáticos eferentes.

Os microorganismos e partículas estranhas
(bactérias) que são retidos nos linfonodos através da filtragem da linfa, são prontamente destruídos pelas células fagocíticas (os macrófagos).

FUNÇÕES DO SISTEMA LINFÁTICO

Destruição de bactérias e remoção de
partículas estranhas: remoção através dos fagócitos, principalmente os macrógafos, que estão presentes nos linfonodos.

Respostas imunes específicas: participação da produção de anti-corpos que destroem as substâncias invasoras.

Retorno do líquido extracelular para a corrente sanguínea  as proteínas que são deixadas pelos capilares sanguíneos no líquido extracelular são devolvidos ao sangue através do sistema linfático, uma vez que se estas permanecessem nos espaços extracelulares, a pressão osmótica aumentaria muito.

ÓRGÃOS LINFOIDES
Além dos linfonodos, existem vários órgãos
linfoides, sendo eles o baço, o timo e as tonsilas.

Baço: é o maior órgão linfóide, localizado entre o fundo do estômago e o diafragma. Seu tamanho aproximado é de cerca de 12 cm, todavia seu peso e tamanho variam de pessoa para pessoa.

As funções do baço incluem produção de anticorpos, fagocitose de glóbulos vermelhos velhos e partículas estranhas ao corpo. O baço atua como um filtro para a corrente sanguínea  muito mais que os linfonodos para a corrente linfática.

O baço serve também, como um reservatório de sangue (embora com capacidade limitada œ
200 ml).

Timo: é uma massa bilobada de tecido linfoide localizada abaixo do esterno, na região do mediastino anterior. Ele aumenta de tamanho durante a infância, quando então começa a atrofiar-se lentamente.

O timo confere a determinados linfócitos a capacidade de se diferenciarem e maturarem em células que podem efetuar o processo de imunidade mediada por células. Há evidências de que o timo também produz um hormônio que pode continuar a influenciar os linfócitos após eles terem deixado a glândual.

Tonsilas: as tonsilas são massas pequenas de tecido linfoide incluídas na mucosa de revestimento das cavidades bucal e faríngea.
As tonsilas palatinas (amígdalas) estão localizadas na parede póstero-lateral da garganta, uma de cada lado. As tonsilas faríngeas se localizam na parede posterior da parte nasal da faringe. Ambas as tonsilas atuam como uma defesa adicional contra invasão bacteriana.






FUNÇÕES DO SISTEMA LINFÁTICO

Destruição de bactérias e remoção de partículas estranhas: remoção através dos fagócitos, principalmente os macrófagos, que estão presentes nos linfonodos.

Respostas imunes específicas: participação da produção de anti-corpos que destroem as substâncias invasoras.


Retorno do líquido extracelular para a corrente sanguínea: as proteínas que são deixadas pelos capilares sanguíneos no líquido extracelular são devolvidos ao sangue através do sistema linfático, uma vez que se estas permanecessem nos espaços extracelulares, a pressão osmótica aumentaria muito.    


   Fontes: http://www.afh.bio.br/cardio/Cardio1.asp
   

Exercícios sobre sistema circulatório

1)   (UFPE) A partir dos capilares venosos o sangue circula para:

a) Vênulas-veias-coração-artérias-arteríolas-capilares arteriais. 

b) Capilares arteriais-arteríolas-artérias-coração-veias-vênulas. 

c) Arteríolas-artérias-coração-veias-vênulas-capilares arteriais. 

d) Coração-arteríolas-artérias-capilares arteriais-veiais-vênulas.

e) Capilares arteriais-vênulas-arteríolas-veias-artérias-coração. 

2) (UFRRJ) Em relação ao esquema acima foram feitas as seguintes afirmações:

I – As plaquetas e células dos tecidos lesados liberam tromboplastina, que junto com íon cálcio e a vitamina K catalisam uma reação que propicia a transformação de protrombina em trombina. 

II – A trombina é uma proteína plasmática constantemente ativa que catalisa a transformação do fibrinogênio em fibrina. 

III- A protrombina e o fibrinogênio são proteínas plasmáticas ativas presentes no sangue, o que pode acarretar a formação de coágulos nos vasos sangüíneos.

Analisando tais afirmativas, pode-se dizer que

a) somente I está correta.

b) somente I e II estão corretas.

c) somente II está correta.

d) somente II e III estão corretas.

e) somente I e III estão corretas .

3) (PUC-MG) As coronárias têm um papel determinante na ocorrência do infarto do miocárdio porque são:

a) cordões nervosos responsáveis pelos estímulos cardíacos.

b) vasos linfáticos que mantêm a hidratação adequada do coração.

c) artérias que levam oxigênio e nutrientes ao músculo cardíaco. 

d) veias que drenam o sangue proveniente do ventrículo esquerdo.

e) artérias que canalizam o sangue para o interior do coração.

4) (PUC-MG) A função do nódulo sinoatrial no coração humano é:

a) regular a circulação coronariana.

b) controlar a abertura e fechamento da válvula tricúspide.

c) funcionar como marcapasso, controlando a ritmicidade cardíaca.

d) controlar a abertura e fechamento da válvula mitral.

e) controlar a pressão diastólica da aorta.

5) (UFF) Uma das principais funções do sistema circulatório é a troca de substância nos tecidos. Estas trocas ocorrem com a saída e o retorno de líquidos para os vasos sangüíneos, pela diferenças das pressões hidrostática e coloido-osmótica do sangue ao longo dos capilares. 
Com relação ao retorno do líquido, assinale a afirmativa correta:

a) a pressão coloido-osmótica não interfere no retorno de líquido para a circulação sangüínea.

b) do lado arterial dos capilares, devido à pressão hidrostática menor, ocorre retorno de líquido para a circulação.

c) a pressão hidrostática do capilar venoso, por ser mais elevada, determina o retorno de líquido para a circulação venosa.

d) devido à queda progressiva da pressão hidrostática ao longo do capilar, ocorre retorno de líquido para a circulação, principalmente, na porção venosa.

e) o retorno de líquido é para o capilar venoso da grande circulação e para o capilar arterial da pequena circulação. 

6) (FUVEST) No coração dos mamíferos há passagem de sangue: 

a)  do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo;
b)  do ventrículo direito para o átrio direito;
c)  do ventrículo direito para o ventrículo esquerdo;
d)  do átrio direito para o átrio esquerdo;
e)  do átrio direito para o ventrículo esquerdo.

7) (Fund. CARLOS CHAGAS) A função das válvulas existentes nas veias é: 

      a) retardar o fluxo sanguíneo;
      b) impedir o refluxo de sangue;
      c) acelerar os batimentos cardíacos;
      d) retardar as pulsações;
      e) reforçar as paredes dos vasos.

8) (UFPB) A válvula, localizada no orifício átrio ventricular direito, para impedir o refluxo de sangue no coração dos mamíferos, chama-se:

      a) bicúspide
      b) aórtica
      c) mitral
      d) pulmonar
      e) tricúspide

9)  (PUC) O esquema ao lado representa o coração de um mamífero:
a)  Que números indicam artérias e veias?

b)  Que números indicam vasos por onde circulam sangue arterial e sangue venoso?

c)  Que números indicam vasos que participam da circulação pulmonar e da circulação sistêmica? 

10) (UNESP) O esquema  abaixo representa o coração de um mamífero:
Baseando-se no esquema, responda:

a)  Quais os nomes dos vasos representados pelos números I e II?

b)  Qual é o destino do sangue que percorre estes vasos? 

11) (FUVEST) Caracterize sistema circulatório aberto e sistema circulatório fechado. Dê um exemplo de cada

12) (Fuvest) A figura a seguir esquematiza o coração de um mamífero

a) Em qual das câmaras do coração, identificadas por A, B, C e D, chega o sangue rico em gás oxigênio?
b) Em qual dessas câmaras chega o sangue rico em gás carbônico?
c) Qual dos vasos, identificados por I, II, III e IV, leva sangue do coração para os pulmões?
d) Qual desses vasos traz sangue dos pulmões? 

13) (PUC-SP) Responda:

a) Na evolução dos vertebrados, qual a estrutura do coração que permitiu a separação completa entre o sangue venoso e o arterial?
b) Qual é a vantagem fisiológica de tal separação? 

14) (FUVEST) Descreva o caminho de uma hemácia do sangue humano desde o ventrículo direito até o átrio esquerdo. Indique as partes do percurso em que o sangue é venoso. 

15) (FUVEST) O sistema circulatório dos vertebrados é constituído por uma complexa rede de vasos sangüíneos distribuída por todo o corpo.

a) Que tipo de vaso sanguíneo palpamos quando tomamos a pulsação de uma pessoa? O que significa essa pulsação?
b) Diferencie veias de artérias. 
c) Descreva como o sangue flui através de uma veia.
d) Quais são os vasos do sistema circulatório humano que realizam as trocas entre o sangue e os tecidos do corpo.
e) Qual das quatro cavidades do coração humano apresenta parede mais espessa? Por quê? 

16) (UFPB) Em um exame médico de rotina, um jovem descobre que sua pressão arterial é igual a 12/8 e que sua freqüência de batimentos cardíacos é de 70 batimentos/minuto. Qual o significado fisiológico do valor 12/8 obtido para a pressão arterial? 

17)  (UFF) Em relação ao sistema linfático humano responda:

a) Quais as suas funções?
b) Qual a sua importância no processo de defesa do nosso organismo? Relacione esse fato ao aparecimento de caroços ou ínguas nas axilas ou virilhas? 

18) (UFM) As mais comuns doenças cardíacas são causadas por má irrigação do músculo cardíaco, o que pode parecer uma contradição: quando o sangue está nas cavidades do coração, não pode ser utilizado para irrigar o músculo cardíaco.

a) Esclareça por que não ocorre essa utilização.
b) Descreva como ocorre a irrigação do coração.
c) Apresente possíveis efeitos, no organismo humano, provocados pela má circulação do músculo cardíaco. 

19)  (PUC-RIO 2009) O coração humano apresenta uma série de peculiaridades para que a circulação sangüínea se dê de forma eficiente. Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta em relação a estas características.

A) A musculatura mais espessa do ventrículo esquerdo é necessária para aumentar a pressão do sangue venoso.
B) O sangue oxigenado nos pulmões entra no coração pela veia pulmonar, e o sangue rico em gás carbônico entra nos pulmões pela artéria pulmonar.
C) As válvulas do coração têm por função permitir o refluxo do sangue para a cavidade anterior durante o processo de diástole.
D) As paredes internas do coração permitem uma certa taxa de difusão de gases, o que faz com que esse órgão seja oxigenado durante a passagem do sangue por ele.
E) A separação das cavidades do coração impede o maior controle do volume sanguíneo.

20) (PUC-RIO 2008) O dopping, baseado na injeção de hemácias extras, é basicamente natural. A vantagem deste dopping é relativa à função desempenhada pelas hemácias. Por outro lado, a menor concentração de hemácias no sangue indica um problema de saúde. Indique a opção que aponta, respectivamente, a função das hemácias no sangue e a doença causada pela diminuição da quantidade dessas células.

A) Transporte de gases e hemofilia.
B) Transporte de nutrientes e hemofilia
C) Transporte de gases e anemia.
D) Defesa imunológica e anemia
E) Defesa imunológica e falta de imunidade


Gabarito:

1) A     
2) A      
 3) C    
4) C   
5) D   
6) A  
7) B   
8) E  
9) a) Artérias: III e IV; veias: I, II e V.
    b) Sangue arterial: IV e V; sangue venoso: I, II e III.   
    c) Pulmonar: III e V; sistêmicas: IV, I e II.
10)  a) I é a artéria aorta; II é a artéria pulmonar.
11) No sistema circulatório aberto ou lacunar, o líquido circulante (hemolinfa - sangue dos invertebrados) passa por vasos abertos em suas extremidades e por lacunas existente entre os órgãos; a pressão é baixa e a distância percorrida é pequena. Exemplo: artrópodes e a maioria dos moluscos.
No sistema circulatório fechado, o sangue circula exclusivamente em vasos unidos por capilares em suas extremidade. A pressão é alta e a distância percorrida e maior. Exemplos: vertebrados, anelídeos e cefalópodes (moluscos).
12) a) B - átrio esquerdo. 
b) A - átrio direito.
c) III - artéria pulmonar
d) IV - veia pulmonar.
13) a) A separação completa entre o sangue venoso e arterial ocorreu graças a formação do septo intraventricular.
b) Com a separação, o sangue arterial e o venoso não se misturam, o que permite melhor oxigenação dos tecidos.
14) O caminho percorrido será coração - pulmões - coração. O sangue sai do ventrículo direito através da artéria pulmonar chegando aos pulmões, daí, através das veias pulmonares, volta ao coração entrando no átrio esquerdo. O sangue que sai do ventrículo direito e circula na artéria pulmonar é venoso.
15) a) Palpamos uma artéria para verificar a pulsação de uma pessoa. A pulsação é o resultado da dilatação arterial por causa do fluxo sangüíneo que foi impulsionado pela sístole do ventrículo esquerdo do coração.
b) As veias são vasos que chegam ao coração. São responsáveis pelo retorno de sangue dos tecidos em direção ao coração. Apresentam paredes menos espessas do que as artérias e possuem válvulas de controle do fluxo sanguíneo, ou seja, evitam que o sangue venoso volte para os tecidos.
As artérias são vasos que partem do coração. Apresentam paredes espessas e não possuem válvulas.
c) O fluxo sanguíneo é intensificado pela ação da musculatura esquelética que pressiona suas paredes e por válvulas que impedem o retorno do sangue aos tecidos.
d) Os vasos que realizam as trocas entre o sangue e os tecidos do corpo são: capilares, arteríolas e vênulas.
e) O ventrículo esquerdo possui a parede mais espessa, pois é a câmara cardíaca que impulsiona o sangue arterial para a circulação corpórea ou sistêmica.
16) O valor 12/8 significa que a pressão sistólica, devido a contração da musculatura cardíaca dos ventrículos, é da ordem de 120 mm de Hg e que a pressão diastólica, quando a musculatura dos ventrículos está relaxada, é de 80 mm de Hg.
17) a) As funções do sistema linfático humano são: evitar inchaços (edemas), defesa imunológica e absorção de ácidos graxos no intestino. Nos gânglios linfáticos são produzidos glóbulos brancos (linfócitos). 
b) Pelo sistema linfático é recolhida a linfa, líquido drenado dos espaços intercelulares, nos tecidos. Por este sistema, partículas estranhas, como bactérias, podem ser levadas do local de entrada para outras partes do corpo. Ao passar pelos gânglios linfáticos, são retiradas e destruídas. O processo inflamatório resultante determina o aumento do tamanho dos gânglios, o que se conhece popularmente como "íngua".
18) a) A irrigação do miocárdio é realizada pelas artérias coronárias que nascem e se ramificam a partir da artéria aorta.
b) sangue arterial que irriga o coração é proveniente da artéria aorta, circula pelas artérias coronárias e retorna venoso ao átrio direito, pelas veias coronárias.
c) Insuficiência cardíaca que pode afetar todos os órgãos do corpo com maior, ou menor intensidade, devido às variações na pressão arterial e no fluxo sanguíneo.
19) B
20) C

Veja também


Nenhum comentário:

Postar um comentário