sexta-feira, 26 de julho de 2013

Charles Babbage - vida e obras



Charles Babbage (Teignmouth, 1792 - Londres, 1871) matemático britânico e engenheiro, filho de um banqueiro, inventor das máquinas calculadoras programáveis.Charles Babbage se formou na Universidade de Cambridge em 1814. Logo depois, em 1815, fundou a J.Herschel Analytic Society com a finalidade de renovação do ensino de matemática na Inglaterra. 

Em 1816 entrou para a Sociedade Real, à qual pertenciam grandes nomes da ciência da época. Descontente com esta, dedicou-se então à Sociedade Real de Astronomia, onde pôde ter contato com tabelas e cálculos extensos e assim, perceber que estes necessitavam de ajustes, e daí surgiu-lhe a ideia de construir uma máquina para manter os cálculos bem precisos: a máquina diferencial. 

Em 1822, ele terminou o projeto dessa máquina, construindo-a em uma versão reduzida em 1823, sendo homenageado pela Sociedade Real de Astronomia. Na tentativa de ampliar a máquina diferencial, teve a ideia de construir uma máquina de uso geral, que nomeia de Máquina Analítica. E, assim, saiu em busca de recursos para finalizar a máquina diferencial, em uma versão maior, e projetar a máquina analítica. Porém, Babbage não conseguiu finalizar a segunda versão da máquina diferencial e passou por diversas dificuldades: sua esposa, seu pai e dois de seus filhos faleceram em 1827. 

Máquina diferencial de Charles Babbage


Em 1830 Babbage publicou o controverso livro “Reflections on the Decline of Science in England” (“Reflexões sobre o Declínio da Ciência na Inglaterra”), que acabou por promover a criação, no ano seguinte, da British Association for the Advancement of Science. Em 1834 ele lançou o seu trabalho mais influente “On the Economy of Machinery and Manufactures” (“Sobre a Economia de Maquinarias e Manufaturas”), no qual ele propunha uma forma inicial do que chamamos hoje de pesquisa operacional.

Em 1832, o apoio financeiro que recebia do governo cessou e então passou a gastar sua fortuna na construção da máquina analítica, que apesar de não ter progredido para além de desenhos detalhados, ele é impressionantemente similar em componentes lógicos ao computador atual.

Babbage descreve cinco componentes lógicos: o estoque, o moinho, o controle, a entrada e a saída. O estoque contém todas as variáveis sobre as quais as operações seriam feitas, bem como todas as quantidades resultantes de outras operações; o moinho é o análogo da CPU em um computador moderno, e seria o lugar onde as quantidades a serem operadas seriam sempre “compradas”; o controle da seqüência de operações a serem realizadas era operada por cartões furados, que continham o programa para cada tarefa particular; e a entrada e a saída podiam ser gravadas em cartões da mesma forma, o que possibilitaria, na concepção de Babbage, uma capacidade de armazenamento infinita – os cartões furados com os resultados das operações poderiam ser lidos novamente em um estágio futuro se necessário (exatamente a mesma ideia de disquetes, CDs, etc.). 

O mais brilhante da ideia de Babbage do cartão furado (que chegou a ser empregada diretamente nos primeiros computadores) seria o fato de que cada operação precisaria ser programada ou calculada apenas uma única vez – das vezes seguintes, bastaria reintroduzir o cartão correspondente. Para se utilizar desta operação ou resultado em outra máquina, bastaria copiar o cartão, e assim por diante.

Apesar de Babbage nunca ter construído um computador mecânico operacional, seus conceitos de design foram provados estar corretos e recentemente (em 1991) um computador baseado em seus desenhos foi construído em Londres – pesa algumas centenas de quilos e é operado por uma manivela, mas todos os resultados obtidos até agora foram corretos.

Infelizmente, Babbage nunca viu nenhum fruto de suas ideias revolucionárias, morreu em Londres, em 18 de outubro de 1871 com poucas pessoas sequer sabendo quem era ele. Apenas uma carruagem (da Duquesa de Somerset) acompanhou o cortejo para seu enterro; a Royal Society não emitiu nenhum obituário, e o New York Times chegou a ridicularizá-lo em partes.

Principais obras de Charles Babbage

- Reflexões sobre o Declínio da Ciência na Inglaterra
Sobre a Economia de Maquinarias e Manufaturas



Fonte: pt.shvoong.com
         www.steampunk.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário