sábado, 16 de março de 2013

níveis ecológicos resumo


UNIDADES ECOLÓGICAS
Como toda a ciência, a ecologia necessita adotar subdivisões de seu objeto de estudo (a natureza). Para tanto, faz uso da teoria dos sistemas. Um sistema é um conjunto cujos elementos unem-se por meio de propriedades calcadas na interação, na interdependência e na sensibilidade a certos mecanismos reguladores de tal modo que formam um todo unificado (Odum, 1963).
Embora a ecologia ocupe-se em geral dos níveis superiores ao de populações, estudos de natureza ecofisiológica ou comportamental estão freqüentemente voltados ao acompanhamento individual dos organismos dentro de uma população. Entretanto, alguns conceitos são essenciais para que as unidades ecológicas possam ser mais bem entendidas. Tais conceitos são:
Espécie: Segundo o Conceito Biológico de Espécie, “espécie” é o conjunto de indivíduos capazes de se reproduzirem, gerando prole fértil (pelo menos potencialmente).
Exemplos: Homo sapiens, Daphnia gessneri, Entamoeba coli.
Nenhuma unidade menor de que organismo tem uma vida separada no ambiente (embora que para protistas e bactérias unicelulares célula e organismo são sinônimos). Cada organismo é limitado por uma membrana ou outra cobertura através da qual ele troca energia e matéria com seus arredores. Esta fronteira separa os processos e estruturas “internos” do sistema ecológico, neste caso um organismo dos recursos e condições “externos” da circunvizinhança. Os organismos modificam as condições do ambiente, transformando energia e processando materiais.
Ecótipo (raças ecológicas): São populações de uma mesma espécie que apresentam grande dispersão geográfica, mas que estão fisicamente separadas. Seus limites de tolerância ecológica ou de Shelford (segundo Odum, 1972) variam de acordo com a população considerada. Quando tais variações têm base genética, as populações são chamadas de raças genéticas; quando a base é puramente fisiológica, as populações são chamadas de raças fisiológicas (fenômeno da aclimatação). Por exemplo:
a) as populações da medusa Aurelia aurita no Oceano Atlântico apresentam os seguintes ecótipos: Aurelia aurita (variedade Halifax, ótimo de contração a 14ºC) e Aurelia aurita (variedade Tortugas, ótimo de contração a 29ºC);
b) a macrófita Typha sp. (taboa) exibe várias raças adaptadas a diferentes regiões climáticas nos trópicos, subtrópicos e na zona temperada.

População
Conjunto de indivíduos da mesma espécie que vive em um território cujos limites são em geral delimitados pelo ecossistema no qual essa população está presente. As populações são entidades reais cujos atributos distribuição espacial, densidade, estrutura etária, taxas de crescimento (produto líquido entre taxas de natalidade, mortalidade e migração) bem como suas relações de interdependência (simbioses) podem ser estimados quantitativamente em condições naturais/experimentais. Exemplos:
a. Myrmecophaga t. tridactyla (bicho-preguiça) no Parque Florestal do Rio Doce, Minas Gerais;

b. Byomphalaria straminea (caramujo planorbídeo) na Lagoa Santa, MG;
c. Panstrongylus megistrus (barbeiro hematófago), variedade Santa Catarina, com hábitat natural nas matas da Ilha de Florianópolis, Brasil.


População de gramíneas em um campo
Guilda
Grupos de populações de espécies diferentes que exploram a mesma classe de recursos e de forma parecida. Exemplo: Uma guilda de felinos sempre está relacionada com a competição.
Comunidade ou Biocenose
Comunidade (= biocenose, biota): Muitas populações de diferentes espécies vivendo no mesmo lugar constituem uma comunidade. Exemplo: Comunidade biológica de uma floresta compõe-se de populações de arbustos, árvores, aves, formigas, microorganismos etc., que convivem e se inter-relacionam.
As comunidades não têm fronteiras rigidamente definidas; nenhum invólucro perceptível separa uma comunidade daquilo que a rodeia. A interconectividade dos sistemas ecológicos significa que as interações entre as populações se espalham através do globo.

Ecossistema 
Assim como uma célula pode ser considerada a unidade fundamental da vida, os ecossistemas podem ser considerados a unidade fundamental de estudo da ecologia.
O ecossistema é constituído por organismos e pelo meio ambiente em que vivem, é onde ocorre a relação dos seres entre si e com o meio.
Como já vimos, podemos encontrar dois componentes dentro do ecossistema: biocenose ebiótopo. 
A biocenose, também conhecida como comunidade biótica é o fator vivo do ecossistema. Conjunto de todos os seres vivos que interagem em uma certa região.
O biotópo ou abiótico é o fator físico do ecossistema, ou seja, que caracteriza o meio, onde os organismos vivos se desenvolvem. Conjunto de todos os fatores ambientais que atuam diretamente no mundo vivo. Os indivíduos euribiontes são capazes de tolerar amplos limites de variações das condições do meio onde vivem. Já os estenobiontes, apresentam limites de tolerância baixos. Alguns destes fatores são: temperatura, luz e água. 


Biosfera
Todos os ecossistemas estão ligados junto numa única biosfera, a qual inclui todos os meios ambientes e organismos na superfície da Terra.

As partes distantes da biosfera são interligadas através da energia e dos nutrientes transportados pelas correntes de vento e de água e pelos movimentos de organismos. Movimento de solo e plantas por animais, migração de aves, movimento da água da terra para o oceano etc.

Exercícios sobre níveis ecológicos

1) Qual a diferença existente entre população e comunidade?

2) Em uma comunidade, o predador pode ser regulador quando:

a) contribui para diminuir a densidade da população de presas;
b) determina a extinção das presas;
c) contribui para a manutenção da densidade populacional das presas;
d) mantém e contribui para elevar a taxa de densidade populacional;
e) influi na progressiva extinção das presas.

3)  (OSEC) A expressão equilíbrio populacional significa que, na natureza há:

a) Um dinamismo devido a constantes alterações no tamanho das populações.
b) Equivalência entre os consumidores dos vários níveis ecológicos.
c) Igualdade entre as taxas de natalidade e de mortalidade.
d) Constância no número de indivíduos que constituem as populações.
e) Igualdade entre o número de produtores e o de consumidores primários.

4)  Quais são os quatro fatores básicos que determinam o tamanho de uma população?

5) As expressões “todos os indivíduos de uma espécie” (linhas 04 e 05), “todas as espécies da reserva” (linha 06) e “os seres vivos e as características físico-químicas” (linhas 07 e 08)representam, respectivamente,

a) comunidade, população e ecossistema.
b) população, comunidade e ecossistema.
c) população, ecossistema e comunidade.
d) comunidade, ecossistema e população.
e) ecossistema, população e comunidade.

6) Em qual nível ecológico um fazendeiro que pretenda determinar a taxa anual de aumento no  número de cabeças de gado de sua criação, a fim de explorá-la de maneira sustentável, irá abordar esta questão?

a) Ecossistema.
b) Comunidade.
c) População.
d) Indivíduo.
e) Célula.

7) (UFPB) No texto a seguir, estão em negrito termos correspondentes aos diferentes NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO utilizados em biologia.

Todos os indivíduos da mesma espécie animal que estavam vivendo na região ficaram ameaçados por diferentes bactérias que eram capazes de romper a barreira imposta pela pele, causando sérios danos aos organismos. Nesses casos a ação dos macrófagos conduzidos pelo sangue até o local da inflamação foi de suma importância.

De acordo com a ordem em que esses termos aparecem no texto, os NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO utilizados são:

a) comunidade – organismo – tecido – tecido – sistema;
b) comunidade – célula – tecido – tecido – célula; 
c) população – organismo – órgão – célula – tecido; 
d) população – célula –tecido –célula –tecido; 
e) comunidade – organismo – órgão – célula – sistema.

8) Marque a alternativa INCORRETA:

a) O conjunto de todos os organismos de um ecossistema com o mesmo tipo de nutrição constitui um nível trófico ou alimentar.
b) O conjunto de florestas, campos, desertos e outros grandes ecossistemas forma a biosfera: conjunto de regiões do planeta em condições de sustentar a vida de forma permanente.
c) Os ecossistemas são unidades funcionais onde os componentes bióticos e abióticos se interagem e estão inseparavelmente relacionados.
d) Os seres heterótrofos são em sua maioria organismos que produzem o próprio alimento, dependendo dessa forma de outros seres vivos para manterem-se vivos.
e) Populações que habitam a mesma área mantém entre si várias relações e formam um novo nível de organização chamado de comunidade, biocenose, biota ou comunidade biótica.

Gabarito:

1) População é conjunto de organismos de mesma espécie.
    Comunidade é o conjunto de populações interdependentes.
2) C  3) A  4) Taxas de: natalidade, mortalidade, imigração e emigração.   5) B   6) C
7) E   8) D

4 comentários: