quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Massas de ar resumo


Massas de ar
Massas de ar são grandes bolsões de ar, ventos de escala planetária que se deslocam, por diferença de pressão, pela superfície terrestre, carregando consigo as características de temperatura, pressão e umidade da região em que se originaram. Para que uma massa de ar se forme é necessário que o ar fique estacionado durante algum tempo sobre uma região que tenha uma distribuição uniforme de temperatura, de modo que o ar possa adquirir suas características. A essas regiões damos o nome de regiões de origem das massas de ar.
À medida que se deslocam, as massas de ar sofrem a influência de outras massas de ar, com as quais trocam calor. Ou seja, da mesma forma como interferem nas condições do tempo, as massas vão sendo influenciadas pelas condições dos lugares por onde passam, até que as características do ar no interior da massa se igualem às do ar do exterior. Então, a massa de ar se dissipa.
Geralmente, as características das massas de ar são muito simples: as oceânicas são úmidas - e as continentais, com raras exceções, secas; as tropicais e equatoriais são quentes - enquanto as temperadas e polares são frias.

Classificação das massas de ar

As massas de ar se classificam em três grandes grupos: massas equatoriais, massas tropicais e massas polares.
  • Massas Equatoriais: são as massas que se formam nas proximidades do Equador, ou seja, nas áreas de baixas latitudes. São as massas de temperaturas mais elevadas que existem - e apresentam, portanto, baixas pressões em seu interior. A massa equatorial oceânica é, em geral, a massa mais úmida de todas, enquanto a continental, embora muito quente, é um pouco menos úmida.

  • Massas Tropicais: são as que se formam nas proximidades de cada um dos trópicos - Câncer e Capricórnio -, geralmente em latitudes subtropicais, tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul. São massas muito quentes, com pressões médias e baixas, sendo a de origem oceânica bem mais úmida que a continental.

  • Massas Polares: são as massas que se formam nas proximidades dos círculos polares ártico e antártico, sempre em latitudes superiores a 50o. São as massas mais frias que existem e, portanto, são também massas de pressão muito alta. A continental é a mais fria e mais seca de todas, enquanto a marítima, por ser um pouco úmida, não apresenta temperaturas muito baixas.

Massas de ar que atuam no Brasil

O ar atmosférico está sempre em movimento, na forma de massa de ar ou de vento. Se uma massa de ar possui características particulares de temperatura e umidade, torna-se responsável pelo tempo e, portanto, pelo clima de uma área. Dependendo da estação do ano, as massas avançam para o território brasileiro ou dele recuam. Seus avanços ou recuos é que vão determinar o clima.
Quando duas ou mais massas de ar de características diferentes se encontram, elas não se misturam. Forma-se entre elas uma zona de transição, que recebe influências das massas envolvidas e que, por isso, se apresenta como uma zona de instabilidade meteorológica. Essa faixa de ar recebe o nome de frente.
Quando ocorre o encontro de duas massas quentes, forma-se uma frente quente. Quando há o encontro de duas massas frias, ou de uma fria e uma quente, forma-se um frente fria. No caso do Brasil, destaca-se o fato de que o nosso território recebe a influência de cinco grandes massas de ar, conforme quadro abaixo:
 
MassasCaracterísticas
Massa Equatorial Atlântica(mEa)Quente e úmida, dominando a parte litorânea da Amazônia e do Nordeste em alguns momentos do ano, tem seu centro de origem no Oceano Atlântico.
Massa Equatorial Continental (mEc)Quente e úmida, com centro de origem na parte ocidental da Amazônia, domina a porção noroeste da Amazônia durante quase todo o ano.
Massa Tropical Atlântica (mTa)Quente e úmida, originária do Oceano Atlântico, nas imediações do trópico de Capricórnio, exerce enorme influência sobre a parte litorânea do Brasil.
Massa Tropical Continental (mTc)Quente e seca, se origina na depressão do Chaco e abrange uma área de atuação muito limitada, permanecendo em sua região de origem durante quase todo o ano.
Massa Polar Atlântica (mPa)Fria e úmida, forma-se nas porções do Oceano Atlântico próximas à Patagônia. Atua mais no inverno, quando entra no Brasil como uma frente fria, provocando chuvas e queda de temperatura.
 Observação: o território brasileiro sofre a ação de cinco massas de ar. Três delas são mais atuantes durante todo o ano: a Equatorial Continental, a Tropical Atlântica e Polar Atlântica que, embora ocorra com mais frequência no inverno, quando entra no Brasil, como uma frente fria, pode ocorrer também em outros meses do ano.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/massas-de-ar-2-bolsoes-de-ar-influenciam-o-clima.htm
Exercícios sobre massas de ar
1) (PUC) As porções orientais do território brasileiro, em termos de clima, sofrem maior intervenção da massa de ar:
a) Equatorial Continental (Ec)
b) Equatorial Atlântica (Ea)
c) Tropical Continental (Tc)
d) Tropical Atlântica (Ta)
e) Polar Atlântica (Pa)


2) (PUC-MG) Tendo em vista a distância das massas de ar, leia com atenção os itens a seguir:

I. À medida que a massa de ar frio, subpolar, avança para as regiões tropicais e se encontra com uma massa de ar quente e úmida, forma-se uma frente.
II. O contrato que ocorre na frente provoca o deslocamento do ar quente para cima.
III. Ao subir, a umidade na massa de ar quente condensa-se por resfriamento, gerando precipitação.

É CORRETO afirmar que:

a) as três afirmativas são verdadeiras e se apresentam em uma seqüência lógica.
b) as três afirmativas são verdadeiras, mas não se apresentam em uma seqüência lógica.
c) apenas a afirmativa I é verdadeira.
d) são verdadeiras apenas as afirmativas II e III.
e) todas as afirmativas são falsas.

3) (PUC-MG) Durante o verão, a massa Equatorial continental, formada na Amazônia, expande-se cobrindo a maior parte do território brasileiro. Nessa condição, as áreas atingidas apresentam:

a) chuvas do tipo frontal.
b) tempo quente e seco.
c) queda acentuada da temperatura.
d) chuvas freqüentes, fortes e passageiras.
e) acentuada amplitude térmica.

4) (UFRJ) Em relação à dinâmica das massas de ar, julgue as afirmativas a seguir:

I. As massas estão sempre em movimento e, progressivamente, ocorrem mudanças em volume e nas suas características físicas.
II. As massas polares, ao se deslocarem para o domínio tropical, sofrem aumento de temperatura e redução de sua densidade, até perderem suas características e desaparecerem.
III. Ao se deslocarem, as massas entram em contato umas com as outras, apresentando linhas de descontinuidade.

Assinale:

a) se for correta apenas a afirmativa I.
b) se forem corretas apenas as afirmativas I e II.
c) se forem corretas apenas as afirmativas I e III.
d) se forem corretas apenas as afirmativas II e III.
e) se forem corretas as afirmativas I, II e III.

5) (PUC-MG) Dentre as massas de ar que atuam sobre o território brasileiro sobressai a Tropical Atlântica, que se caracteriza por:

a) ser dotada de calmarias, resultando instabilidades e produzindo chuvas.
b) apresentar calor e umidade, mas, pelo fato de possuir inversão e subsidência, não produz chuvas em condições normais.
c) expandir sua área de atuação durante o verão austral, atingindo quase todo o território brasileiro.
d) ocasionar tempo quente e seco, em função de possuir baixa umidade.
e) dominar o nordeste brasileiro durante todo o ano, sendo o principal fator responsável pelo problema da seca.

6) Leia com atenção os itens abaixo sobre massas de ar:

I - A mEc atua o ano inteiro no Brasil provocando elevados índices de chuva.

II - A mEc é a principal responsável pela escassez de chuva no interior do Nordeste.

III - A mTa exerce grande influência sobre a área litorânea do Brasil.

IV - A mEa atua principalmente no Sul do Brasil.

V - A mPa, fria e úmida, penetra no Brasil em forma de frente, atingindo principalmente o interior do Nordeste.

De acordo com a leitura, identifique a resposta certa:

a) I e II
b) II e IV
c) I e III
d) II e V
e) IV e V

7) A seca nos meses de julho e agosto de 2006 e a ocorrência das mais baixas temperaturas do ano no mês de setembro, no estado do Paraná, são fenômenos que podem ser explicados pela seguinte dinâmica atmosférica:

a) ação conjunta das massas Tropical Continental e Tropical Atlântica, ambas com características anti ciclonais de baixa pressão.
b) domínio da Frente Polar Pacífica, desde o início do inverno.
c) domínio da massa seca Tropical Atlântica no início do inverno e da massa úmida Tropical Continental no fim do inverno.
d) baixa atividade da MTA e predomínio da MTC nos meses de julho e agosto de 2006 e forte ação dos
sistemas polares (MPA) no mês de setembro, gerando frio e precipitações no encontro com os sistemas
tropicais.
e) efeito conhecido por El Niño, decorrente do súbito resfriamento das águas dos oceanos Pacífico e Atlântico Sul.
 
8) A Massa Polar Atlântica, responsável pelo fenômeno da "friagem" na Amazônia, é:
a) de origem subantártica e atravessando o continente pelas planícies interiores.
b) de origem andina, transferindo o frio das geleiras das montanhas.
c) formada no Atlântico Sul e esfriando-se ao passar pela corrente de Falklands.
d) originada no Anticiclone do Atlântico e entrando pela foz do Amazonas.
e) mais atuante na Amazônia Oriental por ocasião dos equinócios.

9) (UFPR) Com relação às massas de ar que atuam na América do Sul, é correto afirmar que:

(01) A Tropical Continental é a mais seca e ocorre, predominantemente, no período de verão.
(02) A massa de ar Equatorial Continental, por formar-se sobre o continente nas proximidades do Equador, é quente e extremamente seca.
(04) A disposição da cordilheira dos Andes, no sentido dos meridianos, é que impede a massa Tropical Pacífica de atuar no interior do território Sul-Americano.
(08) A massa de ar Tropical Atlântica é gerada pelo mesmo anticiclone que dá origem aos ventos alísios de sudeste.
(16) O avanço das massas polares sobre a porção sul do continente se manifesta pela formação de frentes frias que, ao se deslocarem pelo Interior, podem chegar até a região Amazônica.

Soma = ( )

10) Qual é a influência das massas de ar no clima?
Gabarito:
1) D   2) A   3) D   4) E   5) B   6) A   7) D   8) A   9) 01 + 04 + 08 + 16 = 29
10) A ação diferenciada das massas de ar ao longo do ano é um dos fatores que explicam a variação do comportamento do tempo de determinada localidade.
Ex.: em Manaus é quente e úmido no decorrer do ano, porque no decorrer do ano só atuam massas de ar quente e úmida. Já na região Sul do país, o verão é quente e úmido por conta da massa de ar quente e úmida que atua (mTa – massa tropical atlântica) e o inverno é frio e úmido, por conta das características da massa de ar atuante fria e úmida (mPa – massa polar atlântica) que atua nas diferentes épocas do ano.

7 comentários:

  1. Vocês colocaram no quadro: Massa Tropical Atlântica (mTa): Quente e úmida, originária do Oceano Atlântico, nas imediações do trópico de Capricórnio, exerce enorme influência sobre a parte litorânea do Brasil.
    Mas na número 6, colocaram a afirmação III como falsa e ela fala "III - A mTa exerce grande influência sobre a área litorânea do Brasil." Por que?

    ResponderExcluir
  2. No exercício 06,a principal razão do nordeste ser seco não seria a célula de alta pressão que expulsa qualquer massa de ar?Ademais a MeC,é caracterizada por ser quente é úmida,trazendo tal características pro centro oeste.

    ResponderExcluir
  3. eu resolvi a questão 6 em outro site e a alternativa certa é a letra C

    ResponderExcluir
  4. Q merda de site, gabarito errado e n fazem nada para corrigi-lo

    ResponderExcluir