sábado, 9 de fevereiro de 2013

Mamíferos questões vestibular


Mamíferos

Com a extinção dos dinossauros, há cerca de 65 milhões de anos, o rumo da evolução foi modificado, abrindo caminho para a multiplicação da classe mais evoluída de vertebrados, os mamíferos (possuidores de mamas).
Durante toda a era dos répteis, pequenos mamíferos conviveram com os dinossauros. Os espaços vazios que eles podiam ocupar eram muito poucos, pois os habitats terrestres estavam cheios de grandes répteis. Somente após o desaparecimento dos dinossauros, os mamíferos puderam, enfim, apossar-se dos locais que ficaram vazios. Assim, eles conseguiram evoluir e aumentar, progressivamente, o número de espécies até chegar à grande diversidade que hoje conhecemos.
Na verdade, se os dinossauros não tivessem sido extintos, os mamíferos não teriam tomado posse da Terra e, provavelmente, os seres humanos não teriam existido.


HABITAT

Os mamíferos são animais  que vivem nos mais variados locais da Terra, desde as regiões tropicais aos pólos, e desde os mares até os desertos mais secos e as florestas mais densas. Eles dominam os habitats terrestres do nosso planeta. Existem, também, representantes marinhos (baleia, golfinhos, foca, leão-marinho) e de água doce (peixe-boi).


MODO DE VIDA

Assim como as aves, os mamíferos também conseguem viver em locais muito quentes ou muitos frios. Isso ocorre, porque eles podem manter a temperatura do seu corpo constante (homeotermos). Assim, eles se mantêm em atividade durante as estações frias, desde que tenham alimento suficiente para poderem sobreviver. Para resistirem à falta de comida nas estações mais frias do ano, muitas espécies hibernam. Como exemplos, temos os morcegos de regiões temperadas e pequenos roedores, como os esquilos-do-chão, as marmotas e os arganazes. Durante a hibernação, o coração desses animais bate 5 a 6 vezes por minuto, e o ritmo respiratório é muito lento. A temperatura do corpo diminui muito, ficando em torno de 5°C. Nesse período, o animal utiliza a gordura acumulada para obter seu combustível.
Muitos pensam que os ursos também hibernam. Estes animais se mantêm ativos durante o inverno, embora durmam por longos períodos. Isto não caracteriza uma hibernação, pois a temperatura deles diminui muito pouco.


ESTRUTURA DO CORPO

O termo mamífero (do latim mamma=mama; e feros=portador) refere-se às glândulas mamárias, presentes nas fêmeas, que fornecem o leite para alimentar os filhotes. Esta é a principal característica desses animais. Eles ainda têm outras características que nenhum outro animal possui:
  • pêlos recobrindo o corpo;
  • desenvolvimento do filhote dentro do útero;
  •  presença de placenta: um órgão através do qual o filhote recebe os nutrientes da mãe;
  • presença de um músculo respiratório, chamado diafragma, que determina os movimentos dos pulmões durante a respiração.

FUNÇÕES VITAIS DOS MAMÍFEROS

Digestão dos mamíferos
Os mamíferos possuem hábitos alimentares, que estão relacionados com o seu modo de vida. Muitos são herbívoros, como o boi, o carneiro, o cavalo, o elefante; outros são carnívoros, como o leão, o lobo, a raposa, a onça, o cão. Existem ainda insetívoros, como os musaranhos, a toupeira; e os onívoros, que se alimentam de carne e também de plantas, como é o caso do homem.
Depois de mastigados e insalivados na boca, os alimentos são engolidos e levados até o estômago. Ao passarem por várias transformações, seguem do estômago para o intestino delgado, onde os nutrientes passam para o sangue, através das paredes deste órgão. Assim, as substâncias nutritivas podem ser distribuídas pelo corpo do animal. Os resíduos dos alimentos seguem para o intestino grosso, que absorve a água e forma as fezes, que são mandadas para fora do corpo pelo ânus.

Respiração dos mamíferos

Manter o corpo quente quando o ambiente resfria, por exemplo, requer energia. A energia para a homeotermia e para as atividades em geral dos mamíferos depende da respiração e da circulação. Em outras palavras a obtenção de energia depende da captação de oxigênio e do seu transporte pelo corpo, assim como os nutrientes, pelo sangue. Os mamíferos obtêm do ar o oxigênio necessário para os processos energéticos do seu corpo. Todos os mamíferos são seres pulmonados, isto é, o ar entra pelas vias respiratórias até os pulmões, que absorvem o oxigênio. Até mesmo os mamíferos aquáticos têm pulmões, eles precisam vir à superfície para respirar.

Apresentam músculos localizados entre as costelas, que atuam nos movimentos respiratórios, e outro denominado diafragma.


Circulação dos mamíferos
O sistema circulatório é formado pelo coração e vasos sanguíneos (artéria, veias e capilares). O coração possui quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos, como ocorre nas aves.
O sangue carregado de oxigênio (arterial) circula pela metade esquerda do coração, enquanto o sangue rico em gás carbônico (venoso) circula pela metade direita. Portanto, não ocorre a mistura de ambos.

Excreção dos mamíferos
O sistema urinário dos mamíferos é formado por dois rins e pelas vias urinárias (ureteres, bexiga e uretra). Os rins são órgãos que funcionam como filtros. Sua função é a retirada de resíduos do sangue para a formação da urina, que fica armazenada na bexiga. A saída da urina ocorre pela uretra.
Muitos desses animais marcam seu território, com a eliminação da urina. Os odores deste líquido podem conter muitas informações, como a idade e o sexo do animal. Também podem servir de aviso para que outros indivíduos fiquem longe do território delimitado.

Reprodução dos mamíferos
Quase todos os filhotes de mamíferos nascem diretamente do corpo da mãe e em estágio avançado de desenvolvimento, ou seja, já nascem com a forma semelhante à que terão quando forem adultos.
Enquanto o filhote está se desenvolvendo dentro do útero materno, recebe nutrientes e oxigênio, através da placenta. Estas substâncias, necessária à sua sobrevivência, chegam ao feto pelo cordão umbilical.
Nem todos os mamíferos possuem placenta. Como exemplo, podemos citar o ornitorrinco e a équidna, pertencentes a um grupo de mamíferos que põem ovos.
Um outro caso especial é o grupo dos cangurus. As fêmeas destes animais possuem uma bolsa chamada marsúpio, onde o filhote fica protegido desde o seu nascimento até o seu completo desenvolvimento.
O tempo de gestação é bastante variado. Observe a tabela abaixo:

MAMÍFEROSTEMPO DE GESTAÇÃO
elefanta20 meses
égua
12 meses
mulher9 meses
cadela2 meses
coelha1 mês

Gestação

Esta imagem apresenta um feto de golfinho com 8 semanas de gestação.
A maioria dos mamíferos gera os seus filhotes dentro do útero da fêmea. Quase todos os filhotes de mamíferos nascem diretamente do corpo da mãe e em estágio avançado de desenvolvimento, ou seja, já nascem com a forma semelhante à que terão quando forem adultos.
Os filhotes mantidos dentro do corpo da fêmea durante um período maior ficam mais protegidos do que os que terminam o seu desenvolvimento no interior de ovos (como acontece com aves e répteis, por exemplo).
Embora a viviparidade limite o número de filhotes por gestação, é um fator que se revelou vantajoso evolutivamente, aumentando as chances de sobrevivência e o sucesso reprodutivo.
Enquanto o filhote está se desenvolvendo no útero materno, recebe nutrientes e oxigênio através da placenta, pelo cordão umbilical. A placenta é uma estrutura formada por parte do corpo da mãe e parte do corpo do feto. Também  é pela placenta que o feto elimina as excretas, que são restos produzidos, por exemplo, o gás carbônico.
Podem nascer um ou mais filhotes, pois o número varia dependendo da espécie. Após o nascimento, o filhote se alimenta do leite materno e recebe os cuidados da mãe - às vezes do pai - na primeira fase da vida. Os bebês de certas espécies de baleias, por exemplo, chegam a mamar quinhentos litros de leite num só dia.


 
  

Esta imagem apresenta um feto de elefante durante a gestaç

OS SENTIDOS DOS MAMÍFEROS

O grande aumento do cérebro e a manutenção constante da temperatura dos mamíferos permitiram que eles se tornassem ágeis e inteligentes. Como estes animais possuem o sistema nervoso mais desenvolvido do que o dos demais vertebrados, é de se esperar que os órgãos dos sentidos deles também sejam mais eficientes.
Para que possam perceber o que acontecem ao seu redor, os mamíferos são dotados de cinco sentidos: visão, audição, olfação, gustação e tato. No entanto, nem todos os sentidos são igualmente desenvolvidos. Cada espécie desenvolve seus órgãos dos sentidos, de acordo com a sua necessidade de sobrevivência. Os cães, por exemplo, têm o olfato muito desenvolvido. Eles distinguem o seu dono pelo cheiro. Outros enxergam e ouvem muito bem, como é o caso do gato, da onça, do tigre, animais predadores muito espertos.
Esses animais também podem demonstrar sensações de tristeza, quando morre um parente próximo.

CLASSIFICAÇÃO DOS MAMÍFEROS

A classe dos mamíferos compreende várias ordens, divididas, de acordo com as semelhanças que possuem.

MONOTREMOS - São os mais primitivos. Como representantes desta ordem, temos o ornitorrinco e a équidna, encontrados na Austrália, Nova Zelândia e ilhas próximas. Os monotremos são os únicos mamíferos ovíparos. Eles possuem bico e suas patas são semelhantes às patas do pato. As glândulas mamárias da fêmea não possuem mamilos. Assim, o filhote se alimentado leite que escorre pelos pêlos da mãe. Na fase adulta, estes animais comem uma grande quantidade de minhocas. 


Equidna


Ornitorrinco

MARSUPIAIS - As fêmeas destes mamíferos possuem uma bolsa no ventre, conhecida como marsúpio, onde estão os mamilos. Os filhotes de marsupiais nascem num estágio muito precoce, com aproximadamente 5 cm. Depois do nascimento, eles se encaminham para a bolsa (marsúpio) da mãe, onde se alimentam e completam o seu desenvolvimento. Como exemplo, temos o canguru, encontrado na Austrália; o coala, que vive na Austrália e também em regiões da Ásia; o gambá e a cuíca, que vivem no continente americano, inclusive no Brasil.


EDENTADOS - São os que possuem dentes reduzidos, desprovidos de raiz e esmalte. Esta ordem inclui o tamanduá (único sem dentes), o tatu e a preguiça, encontrados no Brasil. A preguiça-de-coleira, o tamanduá-bandeira, o tatu-canastra e o tatu-bola são espécies brasileiras a ameaçadas de extinção.

Tamanduá-bandeira

ROEDORES - Possuem dois pares de dentes incisivos (dentes da frente) bem desenvolvidos. Um par situa-se no maxilar superior e o outro no maxilar inferior. Estes pares de dentes crescem continuamente, pois são desgastados à medida que o animal vai roendo as cascas dos ramos das plantas. Os roedores não possuem dentes caninos (presas), mas têm molares para a trituração do alimento. Como exemplos, temos o rato, o camundongo, a capivara (o maior roedor do mundo), o esquilo, a marmota e o castor. Estes animais servem de alimento para muitas aves, répteis e mamíferos carnívoros.

Marmota

LOGOMORFOS - Apresentam características semelhantes aos roedores. Eles possuem dois pares de dentes incisivos no maxilar superior e apenas um par de incisivos no maxilar inferior. Pertencem a esta ordem o coelho e a lebre, que são mamíferos herbívoros. Estes animais se adaptam muito bem a qualquer habitat que lhes ofereça erva para se alimentar e solo onde possam abrir tocas.

QUIRÓPTEROS - São os únicos mamíferos voadores. Estes animais caracterizam-se por possuírem os membros anteriores transformados em asas, que lhes possibilitam o voo  Incluem-se nesta ordem os morcegos. Os quirópteros se alimentam de insetos, peixes, sangue (hematófagos), néctar das flores e frutas.

Morcego da Califórnia
Morcego

CETÁCEOS - São mamíferos marinhos que possuem o corpo semelhante ao de um peixe. Eles apresentam os membros anteriores transformados em nadadeiras, que lhes fornecem direção e estabilidade durante a sua movimentação na água. Também possuem uma poderosa cauda, que os impulsiona quando estão em movimento. Como exemplos, temos as baleias, os golfinhos e os botos. A baleia-azul, que pode atingir 30m de comprimento e 135 toneladas, é o maior animal existente na Terra.

SIRÊNIOS - Podem viver em água doce ou salgada. Estes animais têm algumas características semelhantes às dos cetáceos, pois possuem os membros anteriores desenvolvidos em nadadeiras e uma cauda larga, usada para a sua impulsão na água. No Brasil, o representante desta ordem é o peixe-boi do Amazonas, um simpático mamífero que está ameaçado de extinção.

Peixe-boi da Amazônia

CARNÍVOROS - São mamíferos que possuem dentes caninos muito desenvolvidos e os molares modificados para cortar o alimento. Estes animais têm o olfato e a audição bem desenvolvidos, para poderem encontrar as suas presas. Os representantes mais conhecidos são o gato, leão, lobo, cão, foca, urso, leão-marinho, entre outros.

PROBOSCÍDEOS - Nesta ordem, estão incluídos o elefante indiano (Elephas), que pode ser visto nos circos; e o elefante africano (Loxodonta), que é o mais agressivo e possui orelhas enormes. A principal característica desses animais é a presença do nariz e parte do lábio superior alongados, em forma de tromba ou probóscide longa e flexível, que funciona como mão. Esses animais possuem dentes incisivos superiores muito desenvolvidos (presas de marfim). Por este motivo, esses grandes mamíferos se tornaram alvo de caçadores e ladrões. O elefante africano é o maior animal terrestre.

PERISSODÁCTILOS -  Possuem dedos ímpares e se apoiam sobre cascos. Por este motivo, são chamados de ungulados (com casco). Como exemplos, temos o cavalo, a anta, a zebra e o rinoceronte. A anta é o maior mamífero terrestre da fauna brasileira.

Anta

ARTIODÁCTILOS - Estes mamíferos também são ungulados. No entanto, eles possuem um número par de dos (2 ou 4). Entre os artiodátilos  encontramos os ruminantes, como o boi, o carneiro, o búfalo, o camelo e a girafa. Eles possuem o estomago dividido em quatro partes: pança, barrete, folhoso e coagulador. Há aqueles que não são ruminantes, como o porco, o hipopótamo e o javali.

PRIMATAS - São mamíferos superiores que se caracterizam por apresentarem membros alongados, e mãos e pés com cinco dedos providos de unha. Nas mãos dos primatas, o dedo polegar fica numa posição oposta aos outros dedos Esta característica permite que eles tenham maior habilidade no manuseio dos objetos. Na ordem dos primatas, temos os vários tipos de macacos (gorila, chimpanzé, orangotango, gibão) e o homem.

Bibliografia:
http://www.coladaweb.com/biologia/reinos/mamiferos

Questões sobre mamíferos

1) A frase popular "... a baleia já foi terrestre..." significa, em termos evolutivos, que a baleia: 

a) em tempos remotos rastejava no ambiente terrestre. 
b) era adaptada para viver na água como peixe e na terra como réptil. 
c) atualmente é um peixe, mas seu ancestral era mamífero. 
d) teve um ancestral distante que viveu em terra firme. 
e) é descendente direto dos anfíbios.

2) A organização estrutural dos dentes dos mamíferos também pode ser encontrada 

a) nos dentes córneos dos girinos. 
b) nas escamas dérmicas de peixes ósseos. 
c) nas escamas placóides de peixes cartilaginosos. 
d) no bico das aves. 
e) nos cornos do gado bovino.

3) Um mamífero, que apresenta pelagem escura durante o verão e pelagem branca, muito mais longa e espessa no inverno, está adaptado para viver 

a) em manguezais. 
b) no deserto do Saara. 
c) em florestas tropicais. 
d) na tundra canadense. 
e) nas savanas africanas.

4) Integram a fauna do Parque de Vila Velha, no Paraná, os seguintes mamíferos: cachorro do mato, tamanduá-mirim, gambá, ratazana e capivara. No que respeita à classificação desses animais segundo a ordem a que pertencem, assinale o que for correto. 

01) capivara - 'Perissodactyla' 
02) cachorro do mato - 'Carnivora' 
04) tamanduá-mirim - 'Edentata' 
08) gambá - 'Masurpialia' 
16) ratazana - 'Rodentia'

5) Assinale a alternativa que relaciona apenas vertebrados homeotermos: 

a) cobra, pinguim, rã. 
b) jacaré, salamandra, peixe-boi. 
c) tubarão, tartaruga, crocodilo. 
d) sapo, lagartixa, baleia. 
e) golfinho, homem, canário.

6) Ao analisar detalhadamente uma baleia e um golfinho, um estudante fez as seguintes afirmações: 

I - ambos apresentam esqueleto cartilaginoso; 
II - ambos apresentam mandíbulas; 
III - apenas o golfinho apresenta homeotermia; 
IV - ambos apresentam glândulas mamárias. 

Estão corretas as afirmações: 
a) I e II. 
b) I e III. 
c) II e III. 
d) III e IV. 
e) II e IV.

 7) Mamíferos aquáticos, como os cetáceos, possuem um espesso revestimento de tecido adiposo com importante função para 

a) facilitar a flutuação. 
b) proteção contra predadores. 
c) evitar perda de calor. 
d) evitar perda de água. 
e) moldar o corpo, tornando-o mais hidrodinâmico.

8) Indique a opção que só contenha exemplos de animais pertencentes à ordem CETÁCEA da classe Mammalia: 

a) baleia, golfinho e cachalote 
b) peixe-boi e rinoceronte 
c) cavalo, rinoceronte e zebra 
d) tatu, preguiça e tamanduá

9) Qual das características a seguir NÃO é exclusiva dos mamíferos? 

a) Ouvido médio com três ossículos. 
b) Glândulas sudoríparas. 
c) Coração com quatro câmaras. 
d) Glândulas mamárias. 
e) Hemáceas anucleadas e bicôncavas.

10) As características numeradas a seguir estão presentes nos animais vertebrados: 

I - glóbulos vermelhos anucleados. 
II - reprodução por fecundação externa. 
III - ovos sempre protegidos por casca rígida. 
IV - produção de suor. 
V - presença de placenta. 
VI - coração com um só ventrículo. 

Nos mamíferos, ocorrem apenas 

a) I - II - IV 
b) I - II - VI 
c) I - IV - VI 
d) I - IV - V 
e) II - IV - V

11) Se reunirmos as famílias 'Canidae' (cães), 'Ursidae' (ursos), 'Hienidae' (hienas) e 'Felidae' (leões), veremos que todos são carnívoros, portanto, pertencem à(ao) mesma(o): 

a) espécie. 
b) ordem. 
c) subespécie. 
d) família. 
e) gênero.

12) Os équidnas e os ornitorrincos são, respectivamente, 

a) prototéricos e placentários verdadeiros, os dois colocam ovos e não amamentam os filhotes. 
b) marsupiais e placentários verdadeiros, os dois colocam ovos e não amamentam os filhotes. 
c) marsupiais e prototérios, apenas os primeiros colocam ovos, apenas os segundos amamentam os filhotes. 
d) prototérios e prototérios, os dois colocam ovos, os dois amamentam os filhotes. 
e) marsupiais e marsupiais, os dois não colocam ovos, os dois amamentam os filhotes.

13) Assinale a alternativa que contém apenas exemplos de mamíferos que NÃO apresentam placenta ou possuem uma forma rudimentar deste anexo embrionário. 

a) baleia e tamanduá 
b) capivara e golfinho 
c) leão-marinho e morcego 
d) canguru e gambá 
e) rato do banhado e lontra

14) Assinale a alternativa que mostra a seqüência correta da associação das ordens de mamíferos com espécies representantes. 

(1) Chiroptera 
(2) Sirenia 
(3) Lagomorpha 
(4) Rodentia 
(5) Monotremados 
( ) peixe-boi 
( ) lebre 
( ) ornitorrinco 
( ) morcego 
( ) camundongo

a) 2 - 3 - 1 - 5 - 4 
b) 3 - 2 - 5 - 1 - 4 
c) 2 - 3 - 4 - 1 - 5 
d) 2 - 3 - 5 - 1 - 4 
e) 3 - 2 - 1 - 5 - 4

15) Qual dos mamíferos relacionados a seguir se diferencia dos demais pelo fato de apresentar todo o seu desenvolvimento embrionário não ligado ao organismo materno? 

a) Canguru. 
b) Morcego. 
c) Ornitorrinco. 
d) Golfinho. 
e) Peixe-boi.

16) (MED. CATANDUVA) Associe:

(     ) preguiça                    1. xenarto
(     ) elefante-marinho        2. roedor
(     ) paca                         3. sirênio
(     ) peixe-boi                   4. marsupial
(     ) gambá                      5. carnívoro
 
a) 2, 3, 4, 5, 1
b) 4, 2, 3, 5, 1
c) 1, 5, 2, 3, 4
d) 3, 5, 2, 1, 4
e) 1, 5, 2, 3, 4

17)  (MED. ITAJUBÁ) O ornitorrinco fêmea:
 
a) tem fecundação interna;
b) é ovovivíparo;
c) tem placenta;
d) tem marsúpio;
e) tem ovo alecítico.

18) (ENG. ITAJUBÁ) Qual é a afirmação incorreta?
 
a) Existem marsupiais na fauna brasileira.
b) O ornitorrinco é o único mamífero ovíparo.
c) Há peixes que respiram pela bexiga natatória.
d) Nos peixes, o pâncreas não é um órgão bem definido.
e) No anfioxo, as trocas gasosas processam-se principalmente nas fendas branquiais.
 
19) (UNESP) De um modo geral, o período normal de gestação de um mamífero está diretamente relacionado ao tamanho do corpo. O período de gestação do elefante, por exemplo, é de 22 meses, o do rato doméstico apenas 19 dias. O gambá, entretanto, que tem tamanho corporal maior que o do rato doméstico, tem um período de gestação de apenas 13 dias e seus filhotes nascem muito pequenos, se comparados com os filhotes do rato. Considerando estas informações, responda.

a) Por que o gambá, de maior porte que o rato tem período de gestação menor? Justifique.
b) Qual é o anexo embrionário presente no rato e no elefante, mas ausente, ou muito pouco desenvolvido, nos gambás? Cite uma função atribuída a este anexo embrionário. 

20) Os ruminantes (bois, cabras, etc.) são capazes de digerir a celulose e o homem não. Explique o que ocorre na digestão dos ruminantes. 


Gabarito:

1) D    2) C   3) D   4) 30   5) E   6) E   7) C   8) A   9) C   10) D   11) B   12) D   13) D   14) D   15) C
16) C   17) A    18) B   19) a) Os gambás são marsupiais e apresentam uma gestação curta, uma vez que sua placenta é muito primitiva. Os filhotes nascem prematuramente e completam o desenvolvimento dentro da bolsa marsupial, onde se alimentam do leite secretado pelas glândulas mamárias.
b) Placenta. Este anexo realiza várias funções, entre elas: nutrição, excreção, respiração e regulação hormonal.
20) O estômago dos ruminantes é dividido em quatro partes: pança ou rúmem, barrete ou retículo, folhoso ou ômaso e coagulador ou abômaso.
Na pança e no retículo ocorrem a digestão da celulose realizada pela ação de bactérias e protozoários. No coagulador ocorre a digestão química. O homem não possui essa capacidade digestiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário