domingo, 10 de fevereiro de 2013

Divisão político-administrativo do Brasil resumo


Divisão política do Brasil
O Brasil é uma República Federativa formada por 26 estados e pelo Distrito Federal, onde está situada a capital do país, Brasília. Desses 26 Estados, 17 são litorâneos e 9 são interioranos, e estão divididos em municípios que têm como sede a cidade, e os municípios estão divididos em distritos que têm como sede as vilas.
O território brasileiro possui uma extensa área de 5.547.403,5 Km2, que compreende quase a metade do continente sul-americano.
Divisão regional do Brasil
De acordo com o IBGE, o território brasileiro está dividido em cinco regiões constituídas por extensos blocos territoriais.
São elas:
Norte: AM, PA, AC, RO, RR, AP e TO.
Nordeste: MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA.
Centro-oeste: GO, MT, MS e DF.
Sudeste: SP, RJ, MG e ES.
Sul: PR, SC e RS.
Região Norte:
A região Norte possui sete Estados muito, onde podemos localizar a Bacia Amazônica e a Floresta Amazônica.
É a maior das regiões, porém a menos povoada. O clima predominante da região é equatorial.
Região Nordeste: 
A região nordeste possui nove Estados. É a segunda região que possui o maior número de habitantes. O clima varia de acordo com a localização, sendo úmido nas partes oriental e ocidental, e semi-árido no centro.
Região Centro-Oeste:
A Região Centro-Oeste possui três Estados, além do Distrito Federal. É a segunda região mais extensa do Brasil, porém a menos populosa. O clima predominante é o tropical. A principal atividade econômica da região é a agropecuária.
Região Sudeste:
A Região Sudeste possui quatro Estados. É a região brasileira mais evoluída, devido ao grande desenvolvimento econômico, industrial e agrícola, além de ser a mais populosa e povoada. O clima varia de acordo com a localização, sendo tropical atlântico no litoral, e tropical de altitude nos planaltos.
Região Sul:
A Região Sul possui três Estados. É a menor região brasileira, que apresenta grande influência européia, especialmente italiana e germânica. O clima predominante é o sub-tropical.
http://www.colegioweb.com.br/geografia/divisao-politica-do-brasil.html
As Regiões Geoeconômicas brasileiras

A divisão regional oficial do Brasil  é aquela estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo composta por cinco complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. No entanto, além dessa regionalização do território nacional, existe outra divisão regional (não oficial), conhecida como regiões geoeconômicas do Brasil: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul. Os critérios adotados para a delimitação dessas três regiões foram os aspectos naturais e, principalmente, as características socioeconômicas. 

As regiões geoeconômicas do Brasil não seguem os limites das fronteiras dos estados, visto que seus critérios mais importantes são os aspectos sociais e econômicos, havendo grande dinamismo na delimitação espacial.

Portanto, alguns estados brasileiros estão inseridos em diferentes regiões: a porção norte de Minas Gerais é parte integrante da chamada região Nordeste, e o restante do estado está localizado no complexo regional Centro-Sul; o extremo sul do Tocantins localiza-se na região Centro-Sul, e o restante do seu território faz parte da região da Amazônia; a porção oeste do Maranhão integra a região da Amazônia e a sua porção leste está localizada no complexo regional nordestino; Mato Grosso integra a região Centro-Sul (porção sul), além da região da Amazônia (porção centro-norte).

Mapa das regiões geoeconômicas do Brasil:
1- Amazônia; 2- Centro-Sul; 3- Nordeste

Formada por todos os estados da região Norte, além do Mato Grosso (exceto sua porção sul) e oeste do Maranhão, a região da Amazônia corresponde a 60% do território nacional, abrangendo toda a extensão da Amazônia Legal. Apesar de possuir a maior área, esse complexo regional abriga a menor parcela da população brasileira - aproximadamente 7% do total. 

No que se refere ao clima, esse é quente e bastante chuvoso. E quanto à vegetação, a Floresta Amazônica é a de maior predominância.

As principais atividades econômicas desenvolvidas na região da Amazônia são: extração mineral, agropecuária e extrativismo vegetal. O setor industrial é pouco desenvolvido, tal segmento econômico destaca-se em Manaus.

O complexo regional do Centro-Sul é formado pelos estados das regiões: Sul, Sudeste (exceto o extremo norte de Minas Gerais) e Centro-Oeste (exceto o centro-norte de Mato Grosso), além do extremo sul do Tocantins. Essa região corresponde a aproximadamente 22% do território nacional, e abriga cerca de 70% da população brasileira, razão pela qual é considerada como a região mais populosa e mais povoada do país.

A região Centro-Sul é a mais desenvolvida, economicamente, do Brasil, uma vez que é a principal responsável pelo Produto Interno Bruto (PIB) nacional: cerca de 75% do PIB brasileiro. Sua economia é dinâmica, apresentando um elevado grau de industrialização. As principais atividades econômicas são: agropecuária moderna, variados segmentos industriais dotados de um efetivo aparato tecnológico, bancos, desenvolvimento de pesquisas científicas, serviços diversos, etc.

Esse é o complexo regional que concentra a maior parte da renda nacional, além de apresentar os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.

Composto por todos os estados nordestinos, além da porção norte de Minas Gerais, a região geoeconômica do Nordeste corresponde a aproximadamente 18% do território brasileiro, sendo, portanto, o menor complexo regional.

O território nordestino apresenta contrastes naturais e disparidades econômicas entre as áreas litorâneas: urbanizadas, industrializadas e, economicamente desenvolvidas. Porém, no interior, há o predomínio de um clima semiárido e grandes problemas socioeconômicos.

As atividades econômicas mais relevantes são: cultivo da cana-de-açúcar, algodão, arroz, cultivo irrigado de frutas, extrativismo vegetal, pecuária extensiva e de corte, indústrias têxteis, produção de petróleo (Bahia e Rio Grande do Norte) e o turismo.

Bibliografia: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/as-regioes-geoeconomicas-brasil.htm

Questões 
1) A divisão regional do Brasil, de acordo com a regionalização geoeconômica, não obedece aos limites estaduais, ou seja, um mesmo estado pode pertencer a mais de uma macrorregião. Nesse contexto, aponte os estados integrantes de cada macrorregião geoeconômica.
2) (UEPG) – Com relação ao Centro-Sul, uma das regiões geoeconômicas do Brasil, assinale o que for correto.
01) Representa a região de ocupação mais antiga do país, sendo que durante três séculos foi a região mais rica e povoada do país, tendo a cana-de-açúcar como a principal riqueza do Brasil Colônia.
02) As práticas mais modernas da agropecuária encontram-se nessa região, especialmente no interior de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
04) É a região mais povoada, urbanizada e industrializada do país, representada pelas importantes áreas industrializadas da Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte e Grande Porto Alegre.
08) É a maior das três regiões geoeconômicas em extensão, seguida pelo Nordeste e pela Amazônia.
16) Aí se registram as mais constantes lutas pela posse de terras envolvendo posseiros, indígenas, grileiros, empresas e até o Estado.
3) No complexo regional do Nordeste há uma grande diferenciação de características físicas, fato que resultou numa divisão dentro dessa região, conhecida como as sub-regiões do Nordeste, que são:
A) Meio-Norte, Sertão, Zona da Mata, Agreste.
B) Caatinga, Zona da Mata, Agreste, Sertão.
C) Meio-Norte, Litorânea, Zona da Mata, Agreste.
D) Amazônica, Sertão, Agreste, Litorânea.
E) Litorânea, Meio-Norte, Sertão, Caatinga.
4) As regiões geoeconômicas do Brasil apresentam grandes diferenças econômicas, sociais, culturais, entre outros aspectos. Aponte as principais características econômicas de cada região geoeconômica.
Gabarito:
1) Os complexos regionais geoeconômicos são formados por:
Amazônia – Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Rondônia, centro-norte do Mato Grosso, Tocantins e oeste do Maranhão.
Centro-Sul – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, centro-sul de Minas Gerais, norte do Mato Grosso e extremo sul do Tocantins.
Nordeste – Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, leste do Maranhão e norte de Minas Gerais.
2) 01) Falso – O complexo regional do Centro-Sul não é a região de ocupação mais antiga do território brasileiro, e atualmente é a região do país mais desenvolvida economicamente.

02) Falso – Realmente as práticas mais modernas da agropecuária encontram-se no complexo regional do Centro-Sul, no entanto, estão localizadas principalmente no Mato Grosso do Sul.

04) Verdadeiro – O complexo regional do Centro-Sul corresponde à área maios povoada do país (dois terços dos habitantes), e concentra a maior parte dos recursos econômicos do Brasil, com grande quantidade de indústrias, comércio, bancos, mercado de capitais, entre outros. Nessa macrorregião destacam-se as áreas industrializadas da Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte e Grande Porto Alegre.

08) Falso – A região geoeconômica que apresenta maior extensão territorial é a da Amazônia, com 4,8 milhões de quilômetros quadrados, o que corresponde a mais da metade do território brasileiro.

16) Falso – Não ocorreu de forma significativa as lutas pela posse de terras, sendo essa uma característica do complexo regional da Amazônia.
3) A) Verdadeiro – As sub-regiões nordestinas são compostas pelo Meio-Norte (Maranhão e oeste do Piauí); Sertão (oeste do Piauí, Ceará, oeste dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e a maior parte do território da Bahia); Zona da Mata (faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas Sergipe e Bahia); Agreste (porção central dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e centro-oeste de Sergipe). 
B) Falso – Caatinga não é uma das sub-regiões do Nordeste, e sim, a vegetação típica do Sertão nordestino.
C) Falso – Litorânea é a faixa territorial que corresponde à Zona da Mata.
D) Falso – Amazônica não é uma sub-região nordestina, e Litorânea é faixa territorial que corresponde à Zona da Mata.
E) Falso – Litorânea é a faixa territorial que corresponde à Zona da Mata, e Caatinga é a vegetação típica do Sertão nordestino.
4) Amazônia – As atividades econômicas desenvolvidas são: a agropecuária, que constitui o principal setor econômico; extrativismo vegetal que tem na borracha seu produto mais importante, outros produtos são a castanha do Pará e a madeira; mineração composta pela extração de ferro, ouro e manganês, com destaque para a serra dos Carajás, província mineral localizada em Belém com grandes jazidas de ferro; setor industrial, com destaque para a zona industrial de Manaus.
Centro-Sul – Possui o maior parque industrial do Brasil. Sua economia é diversificada, composta pelas atividades agrícolas mais modernas, bancos, mercados de capitais, empresas transnacionais, comércios, e diversas modalidades industriais.
Nordeste – As principais atividades econômicas desenvolvidas nesse complexo regional são: extrativismo vegetal, agricultura, pecuária extensiva e de corte, cultivo irrigado de frutas e flores. Nas áreas litorâneas ocorre a extração de sal. Também há a presença de indústrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário