quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Desenvolvimento embrionário dos animais resumo

Embriogênse

O desenvolvimento embrionário ou embriogênese  é o conjunto de transformações que decorrem desde a fecundação até ao nascimento. Durante o desenvolvimento embrionário distinguem-se diferentes fenômenos que são idênticos para as diferentes espécies: a multiplicação celular, os movimentos morfogenéticos e a diferenciação celular.

Nos vertebrados este desenvolvimento é contínuo embora seja possível distinguir três fases distintas: segmentação, gastrulação e organogênese.

Após a fecundação que dá origem ao ovo ou zigoto, este sofre várias transformações. O ovo é uma célula diploide  resultante da fusão dos dois gâmetas haploides  Os componentes do ovo geralmente estão distribuídos de forma heterogênea  sendo por isso comum apresentar uma polaridade. Nestes casos podem distinguir-se, na célula, um pólo animal (zona do protolécito) e um pólo vegetativo (zona do deutolécito). O protolécito ou vitelo germinativo é composto pelo citoplasma ativo da célula (hialoplasma e organitos) e o deutolécito ou vitelo de nutrição é composto pelos nutrientes necessários ao desenvolvimento do embrião.

De acordo com quantidade e distribuição do vitelo que contêm os ovos são classificados em:

ovos isolecíticos: ovos geralmente de dimensões reduzidas, com pouca quantidade de substâncias de reserva distribuídas homogeneamente pelo citoplasma, formando grânulos no citoplasma ativo. São exemplos de animais com estes ovos o ouriço do mar (equinoderme), o anfioxo (cefalocordata) e todos os mamíferos.

ovos heterolecíticos: o vitelo encontra-se distribuído de forma heterogênea  concentrando-se no pólo vegetativo do ovo. No pólo germinativo, o núcleo encontra-se rodeado por citoplasma ativo, o vitelo germinativo ou protolécito. Estes ovos são característicos dos anfíbios e peixes.

ovos telecíticos: são ovos de grandes dimensões que têm grande quantidade de vitelo, e o citoplasma é apenas uma pequena camada (protolécito) que constitui o disco germinativo, blastodisco ou cicatrícula. Estes ovos são envolvidos por uma casca calcaria ou córnea e possuem albumina (a “clara” dos ovos). São ovos característicos de répteis e aves.

As fases do desenvolvimento embrionário:

Segmentação

Serie de sucessivas divisões mitóticas que o ovo sofre, formando-se uma massa compacta de pequenas células, a blástula. As células do embrião durante a segmentação designam-se por blastômeros  Na primeira fase da segmentação o embrião tem um aspecto de uma pequena amora, a mórula, constituída por células mais ou menos esféricas, que progressivamente diminuem de tamanho fazendo com que o embrião não varie muito de dimensão durante esta fase mantendo-se praticamente do tamanho do ovo inicial. No final da segmentação os blastômeros estão organizados numa camada única, a blastoderme (primeiro folheto germinativo), que delimita uma cavidade interna cheia de fluído, o blastocélio.

Os padrões de divisão da segmentação variam com o tipo de ovo em que ocorrem, dependendo da quantidade e distribuição das substâncias de reserva do vitelo ou deutolécito (que tende a inibir a segmentação):

segmentação holoblástica (total) e igual: ocorre nos ovos isolecíticos, e atinge todo o ovo, dando origem a blastômeros de dimensões semelhantes. A blástula é esférica com apenas uma camada de células e com uma cavidade interna central. Típica do anfioxo e dos mamíferos.

segmentação holoblástica (total) e desigual: ocorre em ovos heterolecíticos, embora ocorra em todo o ovo ocorre mais rapidamente no pólo animal, originando dois tipos de blastômeros no embrião, os micrômeros (de menores dimensões junto ao pólo animal) macrômeros (de maiores dimensões junto ao pólo vegetativo). A blástula também é esférica. Típica dos anfíbios, lampreias (Agnatha) e peixes pulmonados (Sarcopterigeos).

segmentação meroblástica (parcial) e discoidal: ocorre nos ovos telolecíticos, e não atinge todo o vitelo, restringindo-se à camada superficial do ovo, a região do disco germinativo (pólo animal, região oposta à do vitelo), que poderá dar origem a um blastodisco. A blástula tem a forma de disco achatado com duas camadas de células. Típica dos peixes, répteis e aves.

Gastrulação

As células rearranjam-se e em simultâneo com a divisão celular ocorrem movimentos celulares dos blastômeros uns em relação aos outros, formando um embrião com intestino, notocorda e dois ou três folhetos (ectoderme, mesoderme e endoderme). Nos animais diploblásticos, apenas se formam dois folhetos, a ectoderme voltada para o exterior e a endoderme voltada para o interior do embrião. Incluem-se neste grupo os cnidários e ctenóforos  Nos animais triploblásticos, forma-se um terceiro folheto, a mesoderme (por exemplo, os cordados).

Podem-se identificar dois tipos de gastrulação em vertebrados:

por involução e migração das células superficiais através do blastóporo – peixes e anfíbios
por involução e migração das células do epiblasto através da linha primitiva – aves, répteis e mamíferos

O embrião designado por gástrula possui duas ou três camadas de células a envolver a cavidade interna, o arquêntero, ou intestino primitivo que abre para o exterior pelo blastóporo. O processo de formação da mesoderme varia bastante entre diferentes grupos de animais.

Organogênese

Em paralelo com o desenvolvimento do embrião ocorre a diferenciação celular em tecidos, órgãos e sistemas de órgãos. Nos animais celomados a mesoderme subjacente ao notocórdio diferencia-se em dois folhetos, a somatopleura ou a mesoderme parietal, ligada à ectoderme, e esplancnopleura ou mesoderme visceral, ligada à endoderme. Estes folhetos delimitam a cavidade interna geral, ou celoma, originando órgãos internos. Nos celomados deuterostômios o blastóporo dará origem ao ânus e a boca surgirá na extremidade oposta (cordados e equinodermes). Nos celomados protostômios o blastóporo dará origem à boca e o ânus surgirá na extremidade oposta (moluscos, anelídeos e artrópodes).

A organogênese dos cordados inicia-se com a neurulação – desenvolvimento do notocórdio e do tubo neural. A placa neural, achatamento da região dorsal da ectoderme do embrião, começa a envaginar e forma-se um canal, a goteira neural. Quando os bordos da goteira se unem, forma-se o tubo neural, que se destaca da ectoderme e que dará origem ao sistema nervoso. Já o notocórdio tem origem mesodérmica por baixo do tubo neural em formação. Quando ambas as estruturas estão formadas o embrião atinge o estádio de nêurula.

Os diferentes folhetos embrionários dão origem a diferentes órgãos e tecidos do embrião.

ectoderme: epiderme, glândulas da pele, sistema nervoso, revestimento da boca e ânus
mesoderme: coração, vasos sanguíneos, rins, bexiga, vias urinárias, músculos, ossos, derme
endoderme: revestimento do tubo digestivo e respectivas glândulas anexas


Animais diblásticos e triblásticos
O desenvolvimento da blástula leva à formação da gástrula. Já nessa etapa, ocorre a diferenciação dos tecidos embrionários básicos, conhecidos como folhetos germinativos. Dependendo do número de folhetos, os animas podem ser diblásticos ou triblásticos. No primeiro, acontece a formação do ectoderma e o endoderma. Já no segundo caso, a gástrula, além de formar o ectoderma e o endoderma, gera o mesoderma, que fica situado entre eles.

Animais acelomados, pseudocelomados e celomados 

Alguns animais como os vermes achatados, o mesoderma preenche todo o espaço entre o ectoderma e o endoderma, resultando em um corpo maciço. Além da digestória, nesses animais não apresentam outras cavidades corporais. A isso dá-se o nome de acelomados. 

Já nos vermes cilíndricos, por exemplo, o mesoderma cresce aderido ao ectoderma, deixando um espaço entre si e o endoderma. A esse espaço, dá-se o nome de pseudoceloma. Ele é preenchido por líquido, onde se alojam os diversos órgãos do animal. Os animais que se incluem nesse grupo são chamados de pseudocelomados.

Já os representantes de todos os outros filos de animais apresentam uma cavidade corporal chamada cela, que é completamente revestida por mesoderma. Todos os animais que estão incluídos nesse grupo são chamados de celomados.  

Há também os animais esquizocelomados e os enterocelomados. Os primeiros apresentam celoma esquizocélico  que se formam a partir de fendas internas, surgindo nos blocos de mesoderma do embrião. Nos segundos, a formação do celoma é enterocélica, ou seja, se formam a partir do espaço interno das bolsas mesodérmicas, que se formam originalmente ligadas ao arquêntero, a cavidade interna da gástrula.

Animais protostômios e deuterostômios

A cavidade interna da gástrula, conhecida como arquêntero, e o meio externo dão origem ao blastóporo, que é justamente a abertura de comunicação entre essas duas estruturas que podem originar a boca e o ânus do indivíduo, dependendo do grupo de animais em que ele se inclui. Àqueles em que o blastóporo dá origem à boca, são chamados protostômios.

Já os animais em que o blastóporo dá origem ao ânus, são chamados de deuterostômios. Todos eles são também enterocelomados. 
borboleta.jpg


Bibliografia: http://wikiciencias.casadasciencias.org/index.php/Desenvolvimento_Embrion%C3%A1rio_dos_Animais

Questões sobre desenvolvimento embrionário dos animais

1) Considere os três eventos de desenvolvimento embrionário de animais, indicados abaixo:

I. O vitelo acumula-se  no centro do ovo e é circundado por uma fina camada de citoplasma.

II. O ovo divide-se completamente originando células-filhas de tamanhos diferentes.

III. Há uma multiplicação ativa dos micrômeros do pólo animal que acabam envolvendo os macrômeros do pólo vegetativo, os quais se tornam internos.

Em relação a esses eventos, é correto afirmarmos que:

a) nas aves, ocorrem I e II;
b) nos insetos, ocorrem I e III;
c) no anfioxo, ocorrem I e II;
d) nos anfíbios, ocorrem II e III;
e) no ouriço-do-mar, ocorrem I, II e III

2) (ENG - SANTOS) Assinale a seqüência correta no processo de desenvolvimento do zigoto:

a) blástula - mórula - gástrula
b) gástrula - blástula - mórula
c) mórula - blástula - gástrula
d) gástrula - mórula - blástula
e) mórula - gástrula - blástula

3) (PUC) Considere os seguintes fenômenos:

I.   Clivagem
II.  Organogênese
III. Gastrulação

Qual a ordem correta em que ocorrem os fenômenos acima, após a fertilização?

a) I - II - III
b) I - III - II
c) II - III - I
d) III - II - I
e) III - I - II

4) (FUND. Carlos Chagas) Durante o desenvolvimento embrionário, a formação do blastóporo ocorre na fase de:

a) segmentação
b) mórula
c) blástula
d) gástrula
e) nêurula

5)  Logo após a fecundação, inicia-se o desenvolvimento embrionário nos animais, passando, na ordem, pelas seguintes fases:

a) organogênese  gastrulação, segmentação
b) organogênese, segmentação, gastrulação
c) segmentação, gastrulação, organogênese
d) segmentação, organogênese, gastrulação
e) gastrulação, segmentação, organogênese

6) (UFES) O tipo de desenvolvimento embrionário, entre as espécies, depende muito do tipo de ovo que o animal produz e das necessidades de vitelo dos embriões, de acordo com o meio em que irão desenvolver-se. 

Analisando os tipos de ovos representados na figura, em relação à distribuição e à quantidade de vitelo existente, podemos afirmar que 

a) o ovo 1 pertence a animais que retiram alimento diretamente da mãe e a animais possuidores de larvas, as quais retiram alimento da natureza. 
b) o ovo 2 origina animais que, ao nascer, não se assemelham ao adulto, passando por várias metamorfoses para completar o seu desenvolvimento. 
c) o ovo 3 é dotado de reservas suficientes para a nutrição do embrião e caracteriza os animais cujo desenvolvimento ocorre totalmente dentro do ovo. 
d) o ovo 1 e o ovo 3 possuem quantidade e distribuição de vitelo que promovem uma segmentação com divisões celulares mais lentas. 
e) a seqüência desses tipos de ovos demonstra um caráter evolutivo crescente na escala zoológica.

7) (PUC RS) O fato de os poríferos e celenterados serem considerados como animais diploblásticos dá a indicação direta de que eles são

a) pseudocelomados.      b) sapróbios.        c) acelomados.            d) nectônicos.

8) (UEM PR) Considerando o desenvolvimento embrionário dos animais, assinale a alternativa correta. 

a)Os folhetos germinativos se diferenciam na fase de mórula.
b)Ectoderme e mesoderme são os folhetos germinativos dos animais diblásticos.
c)O arquêntero, ou gastrocela, origina a cavidade digestória.
d)Nos cordados, o blastóporo origina a boca.
e)Nos animais triblásticos, o celoma origina-se da endoderme.

9) (EFOA MG) Durante o desenvolvimento embrionário dos vertebrados, o conjunto de células que se diferenciam dos blastômeros forma os folhetos germinativos e, posteriormente, as diversas células do corpo. Com relação a esse processo, analise as afirmativas abaixo:

I. O mesoderma origina as fibras musculares.
II. O ectoderma origina as células nervosas.
III. O endoderma origina as células do epitélio intestinal.É CORRETO o que se afirma em:

a)I e II, apenas.              b)II e III, apenas.              c)I e III, apenas    
d)I, apenas.                                     e)I, II, e III.

10) (UEPB) Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

(1) Acelomado
(2) Pseudocelomado
(3) Celomado

(  ) anelídeos
(  ) platelmintos
(  ) equinodermos
(  ) nematelmintos
(  ) artrópodes

Assinale a seqüência correta:

a) 1, 2, 3, 1, 3
b) 3, 1, 3, 2, 3
c) 2, 1, 2, 1, 3
d) 3, 2, 3, 1, 2
e) 2, 3, 3, 2, 1

Gabarito:

1) D   2) C   3) B   4) D   5) C   6) A   7) C   8) C   9) E   10) B
                               

Um comentário:

  1. Gostaria de saber a justificativa da questão 6, pois não consegui entender o porque as outras são incorretas

    ResponderExcluir