domingo, 3 de fevereiro de 2013

Classificação das cidades resumo


Classificação das cidades

Vários fatores são determinantes para a diferenciação dos centros urbanos: extensão territorial, quantidade de habitantes, concentração de serviços e capitais, universidades, bancos, entre outros aspectos. Esses fatores contribuem para formação de uma hierarquia urbana, onde uma cidade passa a exercer grande influência sobre as outras, seja em âmbito regional, estadual ou, até mesmo, mundial.

Essas cidades de grande importância são denominadas metrópoles, sendo caracterizadas por possuírem enorme contingente populacional, infraestrutura urbana, universidades, serviços de saúde e educação, centros de pesquisas, instituições financeiras, etc.

De acordo com a área de influência, essas metrópoles podem ser classificadas em Metrópoles regionais, Metrópoles nacionais ou Metrópoles globais.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui, atualmente, doze metrópoles, dividas em três grupos, de acordo com a extensão de sua área de influência.

Metrópoles regionais: Belém (PA), Manaus (AM) e Goiânia (GO). Essas três cidades possuem uma área de influência que abrange as regiões onde estão localizadas. Outros municípios dessa região dependem, de alguma forma, dos serviços centralizados nessas metrópoles regionais.

Metrópoles nacionais: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Brasília (DF). Apresentam importância nacional, visto que possuem uma complexa estrutura de serviços, equipamentos urbanos, universidades, bancos, etc.

Metrópoles globais: São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Essas duas metrópoles globais estão entre as cidades mais importantes do planeta, pois abrigam sedes de grandes empresas nacionais, filiais de empresas transnacionais, sedes de grandes bancos e as principais universidades e centros de pesquisas do país. São Paulo e Rio de Janeiro exercem influência no cenário nacional e internacional, com destaque para São Paulo, que é responsável pelo atendimento de 18% dos serviços de educação e 21% dos serviços de saúde que habitantes de outros municípios procuram nas metrópoles brasileiras.

Centros regionais

São cidades de porte médio que estão sob a influência de capitais regionais, mas que exercem influência sobre várias cidades menores em seu entorno.

Centros locais

Correspondem aos centros urbanos espalhados por todo o país, que exercem influência apenas sobre a área de seu município.



Rede Urbana

São as ligações que as cidades estabelecem entre si, formando naturalmente uma hierarquia, cuja importância é medida de acordo com a área de abrangência de cada uma, estabelecida pela prestação de serviços e pela concentração de atividades que a mesma possui.



Os agrupamentos Urbanos

Conurbação

É quando um município ultrapassa seus limites por causa do crescimento e com isso encontra-se com os municípios vizinhos.
s. Ex: ABCD Paulista.

Regiões Metropolitanas

Conjunto de municípios integrados entre si fisicamente e socioeconomicamente.

Megalópoles

É a união de duas ou mais regiões metropolitanas.


Tecnopólos ou cidades ciência

São cidades onde estão presentes centros de pesquisas, universidades, centros de difusão de informações. Geralmente os tecnopólos estão alienados a universidades e indústrias.


questões

1) (VUNESP) Segundo a hierarquia urbana, as cidades mais importantes de um país, que comandam a rede urbana nacional, estabelecendo áreas de influência, correspondem aos (às):

a) centros regionais
b) cidades-dormitórios
c) metrópoles nacionais
d) capitais regionais
e) metrópoles regionais

2) As grandes metrópoles, como São Paulo, apresentam uma grande densificação de construções urbanas de concreto, tijolo, cimento e asfalto que se concentram especialmente na sua área central e tornam-se mais esparsas, de modo geral, na sua periferia. Tal distribuição do equipamento urbano reflete-se na distribuição das temperaturas, que são maiores na parte central e sucessivamente menores em direção à periferia, correspondendo ao fenômeno denominado

a) ilha-de-calor.
b) efeito-estufa.
c) inversão térmica.
d) frente fria.
e) destruição da camada de ozônio.

3) Sobre a metropolização, é correto afirmar que:

(01) As regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro são as mais industrializadas da América Latina.
(02) A capital do México, por seu sítio, tem dois graves problemas: as condições instáveis do subsolo e altos índices de poluição do ar.
(04) Embora situado a cerca de 80km do mar, o porto de Londres é o maior do Reino Unido, graças à navegabilidade do Tâmisa.
(08) Mesmo depois da reunificação da Alemanha, Munique é a maior metrópole do país, pela concentração populacional e seu movimentado porto.
(16) Chicago, a grande metrópole do centro-oeste dos Estados Unidos, tem importante função como principal pólo de transportes do país.

4) São proposições verdadeiras sobre o fenômeno urbano:

(01) Pólo regional é uma cidade que, no contexto de uma rede urbana, presta serviços a uma região.
(02) Megalópoles são grandes regiões urbanas constituídas por duas ou mais metrópoles, com a presença entre elas de cidades médias ou pequenas, com forte integração econômica.
(04) Metrópoles são cidades que contam com mais de um milhão de habitantes de origens étnicas variadas.
(08) Cidades comerciais são aquelas em que a maior parte da população ativa se dedica ao comércio e geralmente se localizam em portos ou pontos de contato de áreas geográficas diferentes.
(16) Cidade turística é um tipo de área urbana onde mais da metade da população economicamente ativa se dedica ao apoio à atividade de lazer.



Gabarito:

1) C    2) A    3) 2 + 04 = 06    4) 01 + 08 = 09

Nenhum comentário:

Postar um comentário