sábado, 16 de fevereiro de 2013

Cartografia resumo

Cartografia

Nós não percebemos, mas utilizamos as informações e conhecimentos produzidos pela cartografia no cotidiano. Ao consultarmos um guia de mapas de ruas, nas aulas de geografia da escola, no aparelho de GPS (Global Positioning System) do automóvel e em outras situações, estamos em contato com esta ciência que atua, principalmente, na elaboração e interpretação de mapas. Portanto, a cartografia é uma ciência voltada para a elaboração de mapas, unindo conhecimentos científicos, técnicos e artísticos.


O surgimento da Cartografia


Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O mais antigo mapa já encontrado foi confeccionado na Suméria, em uma pequena tábua de argila, representando um Estado. A confecção de um mapa normalmente começa a partir da redução da superfície da Terra em seu tamanho. Em mapas que figuram a Terra por inteiro em pequena escala, o globo se apresenta como a única maneira de representação exata. A transformação de uma superfície esférica em uma superfície plana recebe a denominação de projeção cartográfica.

Na pré-história, a Cartografia era usada para delimitar territórios de caça e pesca. Na Babilônia, os mapas do mundo eram impressos em madeira, mas foram Eratosthenes de Cirene e Hiparco (século III a.C.) que construíram as bases da cartografia moderna, usando um globo como forma e um sistema de longitudes e latitudes. Ptolomeu desenhava os mapas em papel com o mundo dentro de um círculo. Com a era dos descobrimentos, os dados coletados durante as viagens tornaram os mapas mais exatos. Após a descoberta do novo mundo, a cartografia começou a trabalhar com projeções de superfícies curvas em impressões planas.

Cartografia na atualidade 

Atualmente, os cartógrafos contam com informações gráficas enviadas por satélites. Estes dados chegam com total precisão, cabendo ao cartógrafo interpretá-los e organizá-los de forma científica. Computadores avançados são utilizados nestas operações, oferecendo resultados de grande importância.

Os mapas cartográficos auxiliam na agricultura, previsão do tempo, construção de rodovias, aviação, planejamento ambiental e em vários sistemas de orientação que usamos no dia-a-dia. Esta ciência também é muito importante para o estudo de diversas áreas da Geografia.

Mapas 


A localização de qualquer lugar na Terra pode ser mostrada em um mapa. Os mapas são normalmente desenhados em superfícies planas, em proporção reduzida do local da Terra escolhido. Nenhum mapa impresso consegue mostrar todos os aspectos de uma região. Mapas, em contraposição a foto aéreas e dados de satélite, podem mostrar concentração populacional e de renda, diferenças de desenvolvimento social, entre outras informações.


Como os mapas possuem representação plana, eles não representam fielmente a forma geóide da Terra, o que levou cartógrafos a utilizarem globos para imitar essa forma. Os mapas mais comuns são os políticos e topográficos. Os políticos representam graficamente os continentes e as fronteiras entre os países, enquanto os topográficos representam o relevo em níveis de altura (normalmente inclui também os rios mais importantes). Para desenhar mapas cartográficos depende-se de um sistema de localização com longitudes e latitudes, uma escala, uma projeção e símbolos. Atualmente, boa parte do material que o cartógrafo necessita é obtido por sensoriamento remoto com foto de satélite ou fotografias aéreas.

Projeções cartográficas


Sabemos que a maneira mais adequada de representar a Terra como um todo é por meio de um globo. Porém, precisamos de mapas planos para estudar a superfície do planeta. Transformar uma esfera em uma área plana do mapa seria impossível se os cartógrafos não utilizassem uma técnica matemática chamada projeção. No entanto, imagine como seria se abríssemos uma esfera e a achatássemos para a forma de um plano. Com isso, as partes da esfera original teriam que ser esticadas, principalmente nas áreas mais próximas aos os pólos, criando grandes deformações de área. Então, para chegar a uma representação mais fiel possível, os cartógrafos desenvolveram vários métodos de projeções cartográficas, ou seja, maneiras de representar um corpo esférico sobre uma superfície plana.

Como toda projeção resulta em deformações e incorreções, às vezes algumas características precisam ser distorcidas para representarmos corretamente as outras. As deformações podem acontecer em relação às distâncias, às áreas ou aos ângulos. Conforme o sistema de projeção utilizado, as maiores alterações da representação localizam-se em uma ou outra parte do globo: nas regiões polares, nas equatoriais ou nas latitudes médias. É o cartógrafo define qual é a projeção que vai atender aos objetivos do mapa.


A projeção mais simples e conhecida é a de Mercator (nome do holandês que a criou). Outras técnicas foram evoluindo e muitas outras projeções tentaram desfazer as desigualdades de área perto dos pólos com as de perto do equador, como por exemplo a projeção de Gall. Como não há como evitar as deformações, classifica-se cada tipo de projeção de acordo com a característica que permanece correta. Temos então:
  • Projeções eqüidistantes = distâncias corretas
  • Projeções conformes = igualdade dos ângulos e das formas dos continentes
  • Projeções equivalentes = mostram corretamente a distância e a proporção entre as áreas
Tipos de projeção

Os três principais tipos de projeção são:
Cilíndricas: consistem na projeção dos paralelos e meridianos sobre um cilindro envolvente, que é posteriormente desenvolvido (planificado). Uma das projeções cilíndricas mais utilizadas é a de Mercator, com uma visão do planeta centrada na Europa.

Cônicas: é a projeção do globo terrestre sobre um cone, que posteriormente é planificado. São mais usadas para representar as latitudes médias, pois apenas as áreas próximas ao Equador aparecem retas.

Azimutais: é a projeção da superfície terrestre sobre um plano a partir de um determinado ponto (ponto de vista). Também chamadas planas ou zenitais, essas projeções deformam áreas distantes desse ponto de vista central. São bastante usadas para representar as áreas polares.





Escalas

As Escalas representam, de forma gráfica, um mapa e a realidade do espaço geográfico real, com isso os mapas podem utilizar duas escalas, numérica ou gráfica. 

- Escala numérica: É representada em forma de fração 1/10.000 ou razão 1:10.000, isso significa que o valor do numerador é o do mapa e o denominador é o valor referente ao espaço real. 

Ex: 1:10.000, cada 1 cm no papel (mapa) corresponde a 10.000 cm no espaço real. 

- Escala Gráfica: Representa de forma gráfica a escala numérica.


Cada unidade da escala, ou seja, 1 cm representa 50 km no espaço real. 







 Veja estes videos sobre noções básicas de cartografia:






Questões sobre cartografia

1) (ENEM 2000) Um determinado município, representado na planta abaixo, dividido em regiões de A a I, com altitudes de terrenos indicadas por curvas de nível, precisa decidir pela localização das seguintes obras: 


1. Instalação de um parque industrial.
2. Instalação de uma torre de transmissão e recepção.
Considerando impacto ambiental e adequação, as regiões onde deveriam ser, de preferência, instaladas indústrias e torres, são, respectivamente:

a) E e G
b) H e A
c) I e E
d) B e I.
e) E e F.

2) (UFPE) Examine, com atenção, a figura a seguir.


Ela nos permite afirmar que:

(  ) nela estão representadas, esquematicamente, linhas que unem pontos os quais possuem a mesma pressão atmosférica.
(  ) a situação A corresponde a uma topografia colinosa e simétrica.
(  ) nas situações A e B estão representadas linhas que unem pontos que têm a mesma cota.
(  ) a declividade de um terreno pode ser indicada pelas chamadas "curvas de nível".
(  ) a situação B indica uma colina assimétrica, com área de convergência de fluxos d'água.

3) (PUC-PR) Observe as representações do continente africano, realizadas por meio das projeções de Mercator e de Peters.

(Adaptado de Oswald Freyer - Eimbeke, p. 40)

ASSINALE a alternativa CORRETA:

a) Na projeção de Peters, as distâncias entre os paralelos crescem à medida que se afastam do Equador, gerando um aumento exagerado das áreas localizadas próximas aos pólos.
b) A projeção de Mercator não se presta para a comparação de superfícies ou para medir distâncias, uma vez que foi criada para atender às necessidades de navegação do século XVI.
c) Tanto a projeção de Mercator como a de Peters falseiam a superfície dos continentes, seja pela deformação latitudinal (Mercator) ou pela deformação longitudinal (Peters).
d) Por situar a África no centro, a projeção de Peters torna a África maior do que de fato ela é, se comparada aos demais continentes.
e) Os mapas de Peters e de Mercator, por se tratarem de projeções cilíndricas, não causam nenhuma deformação na representação de qualquer região do globo terrestre em um plano.

4) (UFSC) A linguagem cartográfica é essencial à geografia. Neste âmbito, CONSIDERE as afirmações adiante.

I. O mapa é uma reprodução idêntica da realidade.
II. São elementos que compõem os mapas: escala, projeção cartográfica, símbolo ou convenção e título.
III. A escala é a relação entre a distância ou comprimento no mapa e a distância real correspondente à área mapeada.

Considerando as três assertivas, PODE-SE AFIRMAR CORRETAMENTE que:

a) apenas I é verdadeira
b) apenas II é verdadeira.
c) apenas III é verdadeira.
d) apenas I e III são verdadeiras.
e) apenas II e III são verdadeiras.

5) (UFES) As figuras a seguir mostram o mundo representado em projeções cartográficas diferentes.

Analisadas as figuras acima, é CORRETO afirmar que


a) ambas as projeções são cilíndricas, sendo que a de Mercator é equivalente e a de Peters é conforme.
b) a projeção de Mercator conserva as áreas dos continentes e, por esse motivo, é chamada de eurocêntrica.
c) a projeção de Mercator é conforme, ou seja, conserva as formas dos continentes e é a mais adequada para a navegação marítima.
d) a projeção de Peters é a mais adequada para a representação dos países do Terceiro Mundo, pois mantém as formas em proporção correta.
e) a projeção de Peters é eqüidistante, ou seja, mantém a proporcionalidade real nas medidas de distâncias e ângulos.

6) As figuras a seguir foram construídas utilizando a projeção do tipo azimutal equidistante.


SENE, E. de; MOREIRA, J. C. "Geografia geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização". São Paulo: Scipione, 2003. p. 446.

Sobre esse tipo de projeção, PODEMOS AFIRMAR QUE

a) representa as áreas de latitudes médias e a conservação das formas e dos ângulos continentais.
b) mostra um mundo igual para as pessoas e as nações, apresentando, pois, um conteúdo político e social.
c) conserva as formas das massas e a proporcionalidade dos diversos continentes.
d) representa distâncias e direções exatas a partir de um centro, revelando, dessa forma, um conteúdo geopolítico.

7) (UFRN)  Um professor de Geografia solicitou aos alunos que representassem, por meio de cartogramas, os resultados de um estudo sobre o bairro onde a escola está localizada. Foram colocadas à disposição dos alunos duas bases cartográficas com as seguintes escalas: cartograma 1 - escala de 1:25.000; cartograma 2 - escala de 1:500.000. Considerando que devem ser representados, no mapa, ruas, avenidas e outros componentes do bairro, os alunos devem utilizar o

a) cartograma 1, porque a escala é maior e oferece a possibilidade de representação de mais detalhes.
b) cartograma 2, porque a escala é menor, possibilitando trabalhar com mais detalhes.
c) cartograma 1, porque a escala é menor, sendo ideal para trabalhos com pequenas áreas.
d) cartograma 2, porque a escala é maior, sendo ideal para representar mais detalhes de uma determinada área

8) (UFPR) As escalas são relações entre as dimensões reais e as de representações gráficas registradas em mapas. Quanto às escalas numéricas 1 : 10 000 e 1 : 50 000, é CORRETO AFIRMAR:

1. Por se tratar de uma razão, a escala de 1 : 10 000 é maior que a de 1 : 50 000.
2. Em folhas de iguais dimensões, a escala de 1 : 10 000 possibilita representar uma superfície 5 vezes maior que a de 1 : 50 000.
3. As distâncias equivalentes na realidade são, respectivamente, 10 e 50 vezes maiores que as utilizadas.
4. A escala menor exige maior generalização, enquanto que a escala maior exige maior precisão na representação.

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.

a) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

9) (PUC-MG)

Considerando-se que a reta delimitada pelos pontos A e B da carta topográfica possui 3,5 cm de comprimento e que a distância real entre os dois pontos é de 1 750 metros, a escala da carta topográfica está CORRETAMENTE indicada em:

a) 1: 5 000
b) 1: 10 000
c) 1: 50 000
d) 1: 100 000

9) (UFGO) Em relação às características da cartografia automática ou cartografia assistida por computador, é VERDADEIRO afirmar que:

a) na década de 1980, com a utilização da informática, surgiu a tecnologia da cartografia automática.
b) ocorreu grande velocidade na produção de inúmeros mapas diferentes a partir de um mesmo conjunto de informações digitais.
c) na cartografia automática, os programas de computadores não realizam conversões de uma projeção para outra.
d) a cartografia automática não pode ser alimentada pelas tecnologias de sensoriamento remoto.e) as informações arquivadas sob forma eletrônica formam um banco de dados denominado de escala.

10) (UFGO) Para atingir o objetivo de ler e interpretar mapas, o leitor necessita de identificar e analisar os elementos de representação cartográfica. Dentre esses, a escala cumpre um papel importante, visto que é a partir dela que se tem

a) a localização de um fenômeno na superfície terrestre.
b) a apresentação da superfície esférica no plano.
c) os diferentes fusos horários no globo.
d) a identificação dos diferentes hemisférios terrestres.
e) o nível de detalhe das informações representadas.

11) No mapa a seguir a distância, em linha reta, entre as cidades de Araçatuba e Campinas é de 1,5cm. Na realidade, esta distância é de aproximadamente:
(imagem abaixo)


a) 150 km.
b) 167 km.
c) 188 km.
d) 250 km.
e) 375 km.

12) A figura a seguir é um trecho, em escala, da planta da cidade de São Paulo, nas vizinhanças da Avenida Paulista. Escolha a melhor estimativa das distâncias, em metros, entre as ruas transversais à Avenida da Paulista, indicadas por algarismos romanos.
(imagem abaixo)

a) I - II = 200,
I - III = 700,
I - IV = 940,
I - V = 1100.

b) II - I = 200,
II - III = 700,
II - IV = 600,
II - V = 900.

c) III - I = 700,
III - II = 600, 
III - IV = 240,
III - V = 400.

d) IV - I = 940,
IV - II = 700,
IV - III = 400,
IV - V = 200.

e) V - I = 1100,
V - II = 900,
V - III = 200,
V - IV = 400.


13) pergunta:OBSERVE:

1. Cartografia é a arte de representação gráfica da superfície da Terra, em parte, ou no seu todo, de acordo com a escala.
2. A representação de uma superfície esférica, num plano (a exemplo do mapa), traz forçosamente deformações que podem ser de distâncias, de áreas e de ângulos.
3. Nos mapas de grandes escalas, as deformações são muito sensíveis, enquanto nas cartas de pequenas escalas as deformações se tornam cada vez menos importantes.
4. As curvas de nível são linhas imaginárias que ligam os pontos situados na superfície da Terra a igual altitude.
5. Em toda elevação as cotas das curvas de nível diminuem da periferia para o centro, segundo uma proporção constante.

Estão corretos apenas os itens:

a) 1, 2 e 3;
b) 2, 3 e 4;
c) 1, 2 e 4;
d) 3, 4 e 5;
e) 2, 3 e 5;

14) (UFSC) As afirmações a seguir tratam de questões de natureza cartográfica. Marque as verdadeiras.

(01) Isotermas unem pontos altimetricamente iguais e servem para representar as variações de relevo da superfície mapeada.
(02) A leitura e interpretação de mapas têm como base a compreensão da legenda através de símbolos convencionais.
(04) Representações cartográficas de solos, de, águas subterrâneas e de relevos resultam, respectivamente, em mapas geológicos hidrogeológicos e pedológicos.
(08) O avanço da cartografia, nos últimos tempos, está diretamente vinculado à utilização de técnicas de sensoriamento e da informática.
(16) Plantas urbanas são sempre representadas em escalas muito pequenas.

Soma ( )

15) Num mapa do Rio Grande do Sul cuja escala é 1:750.000, a distância entre duas cidades é de 5 cm. Qual é a distância real entre as duas cidades?

a) 150,0 km
b) 375,0 km
c) 37,5 km
d) 15,5 km
e) 75,0 km

16) Para obter, em um mapa, informação mais detalhada, qual das escalas a seguir é utilizada?

a) 1/100.
b) 1/1.000.
c) 1/10.000.
d) 1/100.000.
e) 1/1000.000.

17) Considerando que a distância entre dois pontos em um mapa de escala 1:500.000 é de 16,5cm, a distância real entre eles é igual a:

a) 825 km
b) 8,25 km
c) 8.250 km
d) 82,5 km

18) Considere os mapas A, B e C.(imagem abaixo)



Pode-se dizer que
a) os três mapas apresentam a mesma riqueza de detalhes.
b) os mapas A e B apresentam maior riqueza de detalhes que o mapa C.
c) o mapa B é proporcionalmente cinco vezes maior que o mapa C.
d) o mapa C apresenta maior riqueza de detalhes que o mapa A.
e) os três mapas possuem o mesmo tamanho.

19) Compare os mapas A e B e suponha um acréscimo de informações geográficas do real em cada um deles.


Nesse caso, a proporção da escala cartográfica e a explicação para a menor riqueza de detalhes no mapa A estão indicadas, respectivamente, na seguinte alternativa:
a) maior / muita variação de elementos.
b) maior / pouca variação de elementos.
c) menor / maior número de vezes de redução.
d) menor / menor número de vezes de redução.

20) :Observe o mapa, centrado num ponto do Brasil, que pode ser empregado para uma avaliação estratégica do país no mundo.
(imagem abaixo)


(M. E. Simielli, " Geoatlas". 1991)

Esse mapa foi desenhado segundo a projeção

a) de Mercator.
b) cônica eqüidistante.
c) de Peters.
d) azimutal.
e) de Mollweide.



Gabarito:

1) C   2) F-V-V-V-V   3) B   4) E   5) C   6) D   7) A   8) C   9) B   10) E   11) E  12) C  13) C
14) 02 + 08 = 10   15) C   16) A   17) D  18) D   19) C   20) D

Nenhum comentário:

Postar um comentário