quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Blocos econômicos resumo

Mercosul

    mercosulMercosul é um Bloco Econômico composto por Brasil, Argentina Uruguai e Paraguai, sendo que a Venezuela está apenas esperando a aprovação da sua entada pelo parlamento paraguaio. Os outros três países já aprovaram sua entrada no Mercosul. Ligado ao Bloco também estão Egito e Israel que têm, desde de 2007, um acordo de livre comércio com o Bloco econômico. Da própria América do Sul, existem países associados (Bolívia, Chile, Peru, Colômbia Equador).

    O Bloco tem como meta a integração dos países, economicamente, além de também integrar seus habitantes a transitar de forma mais fácil entre os países vizinhos. Tem também a intenção de melhorar a passagem de mercadorias, exportação e importação entre os países.

    Esse Bloco vem da ideia de formar uma “equipe” da América Latina. E começou a ganhar força já na década de 60. Na década de 80, chegou-se a fundar a “Associação" Latino-Americana de Integração”, que resultou na “declaração de Iguaçu” ( um acordo econômico assinado por Brasil e Argentina ), que por sua vez veio a ser o “Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento”. Este último foi de um acordo para firmar um mercado comum entre os dois países e que poderia se aderido pelos vizinhos latino-americanos.

    Já no ano de 91, e com Uruguai e Paraguai juntos ao Brasil e Argentina, é assinado o “Tratado de Assunção”. Ele vinha facilitar a passagem produtos pessoas e serviços entre si. Nas áreas dos países participantes do tratado, deu-se o nome de “área aduaneira”. Nessa área, todos os países podiam cobrar um cota única de importação.

    Em 1996, ocorreu a entrada de Bolívia e Chile como países associados. Em 2004, o “protocolo de Olivos” que determina um tribunal permanente de revisão do Mercosul, sendo sua sede em Assunção, capital do Paraguai. Dois anos antes, foi feito um acordo de que estrangeiros desses países associados  teriam direito a uma “residência” provisória num país vizinho, participante do Mercosul. Essa residencia provisória teria duração máxima de dois anos e poderia virar uma moradia “permanente”, mas para ter acesso a esses direito é necessário estar com documentos regularizados e em dia. Os documentos são o passaporte válido, certidão negativa de antecedentes penais (veja também sobre antecedentes criminais)e, em alguns países, certidão de nascimento, certificado médico de autoridade migratória.

    O Mercosul é visto, por muitos, como um forma de fugir da gigantesca influência dos Estados Unidos na América Latina que é uma constante preocupação no que diz respeito a manter tradições e costumes culturais singulares dos latinos.

    No geral, o entendimento entre os países participantes do Mercosul é bom, mas já houve conflitos e discordâncias entre o grupo, especialmente entre Brasil e Argentina. Alguns casos de divergências comerciais entre os dois são episódios como em 99, quando o Brasil foi à Organização de Comércio (OMC) para impedir que a Argentina continuasse a dificultar a entrada de algodão e lã. Por parte da Argentina, existe a reclamação que o governo brasileiro dá subsídios para agricultores de açúcar, fazendo esse produto ser comercializado com um preço muito baixo na Argentina, o que prejudica a produção local. A Argentina também já chegou a pedir um “selo de qualidade” em calçados importados do Brasil para que não prejudicasse o emsmo produto no mercado argentino.

Nafta

O NAFTA é o “North American Free Trade Agreement”, ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio.
O bloco econômico formado por Estados Unidos, México e Canadá (América do Norte) em 1992 tem como objetivo facilitar as transações econômicas entre esses países, assim como, abolir as taxações sobre a circulação de mercadorias e produtos.


A criação de blocos como este que visa facilitar o intercâmbio econômico entre os países vem se tornando comum desde a década de 90. Um exemplo bem sucedido de bloco econômico é o caso da União Européia (UE) formada por Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Suécia e Reino Unido.

A diferença entre ambos é que o NAFTA  não visa à integração total entre seus países membros como na UE onde as pessoas nascidas em qualquer dos países membros são consideradas “cidadãos da União Européia” podendo trafegar e estabelecer residência em qualquer um dos outros países sem nenhuma restrição, além de adotar um sistema bancário e financeiro comuns.

O NAFTA visa apenas à criação de uma área de livre comércio entre esses países o que restringiria a atuação do bloco ao setor comercial. Mesmo a criação dessa área de comércio livre ainda não foi concluída. Embora o NAFTA tenha posto fim às barreiras alfandegárias entre os três países e criado regras e proteção comerciais em comum, além de padrões e leis financeiras iguais para EUA, Canadá e México, ainda não são todas as mercadorias que receberam redução de tarifas. Isso se deve à insegurança que os três países ainda têm em relação a algumas conseqüências do tratado.

A população do México, o menos desenvolvido economicamente dos três países, teme que a consolidação do NAFTA gere desemprego entre a população devido à automação das indústrias locais que contam ainda com pouca tecnologia, se comparada às dos EUA e Canadá. Outro temor da população mexicana se refere à possibilidade de falência das indústrias locais que não poderiam concorrer, com as bem maiores, indústrias norte-americanas.

Nos EUA e no Canadá também há receio quanto ao aumento do desemprego. Nestes países, teme-se que as indústrias se transfiram para o México em busca de mão-de-obra mais barata.

Contudo, o NAFTA apresenta um grande potencial desde que o Canadá e EUA não “engulam” a economia mexicana. Juntos os três países respondem por um mercado de cerca de 380 milhões de pessoas.

Fontes:
http://www.europa.eu/abc/12lessons/lesson_5/index_pt.htm
http://www.facom.ufba.br/com112_2000_1/geo_on_line/nafta.htm

APEC

A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec) foi fundada em 1989 na Austrália, cujo principal objetivo é a criação de uma área de livre comércio entre os países membros e Hong Kong. Os integrantes da Apec são: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Tailândia Vietnã e Estados Unidos, além de Taiwan (Formosa) e Hong Kong.

A Apec é o principal fórum que proporciona o crescimento econômico, a cooperação, o comércio e o investimento na região Ásia-Pacífico. As decisões nesse bloco são tomadas por consenso, a Apec não apresenta um tratado de obrigações para os seus participantes.

Um dos principais objetivos da Apec é a redução das tarifas e outras barreiras comerciais em toda a região Ásia-Pacífico, proporcionando eficientes economias nacionais e aumentando as exportações. Esse fato ajuda no crescimento econômico, gera empregos e oferece maiores oportunidades para o comércio internacional e a realização de novos investimentos.

Encontro de líderes dos países membros da Apec
Os países integrantes da Apec atualmente formam o grupo economicamente mais dinâmico do mundo, apresenta os maiores volumes de negócios do planeta. São responsáveis por cerca de 46% das exportações mundiais. Desde sua fundação até o ano de 2008, o comércio da Apec cresceu aproximadamente 395%, superando significativamente o resto do mundo. O Produto Interno Bruto do bloco triplicou nesse mesmo período. Outro fator economicamente importante da Apec é a aproximação dos Estados Unidos com o comércio dos países do Pacífico.

O crescimento econômico, a geração de novos postos de trabalho e a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos da região, são os principais objetivos a serem alcançados pela atuação da Apec.

Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/apec.htm

Alca


   A ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) é um projeto de Bloco Econômico que reúne países da América, tanto do sul, central e do norte. Projeto porque, ao longo das reuniões que foram feitas pelos países participantes, surgiram discordâncias entre eles, sendo que, no fim de 2005, as negociações pararam. A criação desse Bloco não agrada a todos no continente, especialmente os latino-americanos. Os Estados Unidos foram os idealizadores da ALCA que, se estivesse em vigor, englobaria todos os países da América, com exceção de Cuba.

    A Alca consistiria numa área de livre comércio no espaço americano, cujas taxas alfandegárias caíram conforme fosse possível. Isso possibilitaria a passagem de mercadorias e a chance de um aumento significativo de comércio entre os países americanos. A proposta foi feita pelos Estados Unidos, no dia nove de dezembro de 1994, em Miami.

    A ALCA foi proposta no ano de 1994 e varias manifestações aconteceram até que no ano de 2005 a proposta foi”esquecida”. As manifestações aconteceram, em sua maioria, nos países latitnos que consideravam a Alca como um “truque” dos Estados Unidos para controlar o mercado das Américas. Já para alguns norte-americanos, o bloco teria uma má influencia em seu paíse, já que nesses casos, temeu-se que as empresas da pudessem sair de lá e buscar  mão de obra barata,e com isso diminuir a quantidade de empregos dentro do pais e por consequência, acontecer o desemprego.

     A maioria dos pontos que não permitiram que essa ideia fosse à frente foram normas no contrato do Bloco. Medidas essas que priorizavam o Estados Unidos , mas foram rejeitadas pelos outros países.

     Se a ALCA existisse, seria o Bloco Econômico com maior espaço físico do mundo, além de englobar economias crescentes ( como Brasil e Argentina), além dos Estados Unidos e Canadá, que já são potencias mundiais.

Fonte: http://blocos-economicos.info/mos/view/Alca/index.html

União Européia



A UE (União Européia) é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica..Os países integrantes são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária. Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. Macedônia, Cróacia e Turquia encontram-se em fase de negociação. Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de direito em vigor.

O tratados que definem a União Europeia são: o Tratado da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA), o Tratado da Comunidade Econômica Européia (CEE), o Tratado da Comunidade Européia da Energia Atômica (EURATOM) e o Tratado da União Europeia (UE), o Tratado de Maastricht, que estabelece fundamentos da futura integração política. Neste último tratado, se destaca acordos de segurança e política exterior, assim como a confirmação de um Constituição Política para a União Europeia e a integração monetária, através do euro.

Para o funcionamento de suas funções, a União Europeia conta com instituições básicas como o Parlamento, a Comissão, o Conselho e o Tribunal de Justiça. Todos estes órgãos possuem representantes de todos os países membros.

Os países membros da União Europeia e os 19 países de maiores economias do mundo fazem parte do G20. Os países da União Europeia também são representados nas reuniões anuais do G-8 (Grupo dos Oito).


Notas de Euro

A Moeda Única: o euro

Com o propósito de unificação monetária e facilitação do comércio entre os países membros, a União Europeia adotou uma única moeda. A partir de janeiro de 2002, os países membros (exceção da Grã-Bretanha) adotaram o euro para livre circulação na chamada Zona do Euro, que envolve 17 países.
Os países que fazem parte da Zona do Euro são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, República da Irlanda, Itália, Luxemburgo. Malta
Países Baixos e Portugal.

Objetivos da União Europeia

- Promover a unidade política e econômica da Europa;

- Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus;

- Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros;

- Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões;

- Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento;

- Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.

Voce Sabia?

- O presidente da União Europeia é eleito pelos membros do Conselho Europeu e tem mandato de dois anos e meio, podendo ser renovado uma única vez.

- A partir do ano de 2014, as leis da União Europeia só serão aprovadas se tiverem o voto favorável de 55% dos Estados, desde que represente também 65% da população da União Europeia.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/uniaoeuropeia/

Otan


A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ou NATO (North Atlantic Treaty Organization)  é uma organização militar que se formou no ano de 1949. Ela foi constituída no contexo histórico da Guerra Fria, como forma de fazer frente a organização militar socialista Pacto de Varsóvia, liderada pela ex-União Soviética e integrada por países do leste europeu. A OTAN existe e atua até os dias de hoje, enquanto o Pacto de Varsóvia deixou de existir na década de 1990, com a crise do socialismo no leste europeu.

Países membros

Alemanha Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, França, Grécia, Países Baixos, Islândia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido, Turquia, Hungria, Polônia, República Tcheca, Bulgária, Estónia, Letônia, Lituânia, Romênia, Eslováquia e a Eslovênia.

Objetivos 

Como objetivos principais da OTAN, na atualidade, podemos citar:  garantir a segurança militar no continente europeu e exercer influências nas decisões geopolíticas da região. 


Questões sobre blocos econômicos

1) (UDESC 2009) A União Européia é formada por 27 países que foram aderindo aos poucos aos países fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Holanda. Essa organização tem por objetivo propiciar a cooperação econômica e política dos seus membros. Analise as afirmativas que apresentam os objetivos da União Européia.

I – Integrar as políticas relativas ao sistema judiciário, aos impostos sobre importação e exportação e às leis de asilo político.

II – Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus.

III – Aperfeiçoar as condições de livre comércio entre os países membros.

IV – Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões.

V – Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento.

VI – Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.

Assinale a alternativa correta.

A) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas I, III e VI são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
D) Somente a afirmativa VI é verdadeira.
E) Todas as afirmativas são verdadeiras. 

2) (Unifei) Assinale a alternativa correta.

A União Européia (EU) entrou em vigor em novembro de 1992, de acordo com o chamado Tratado de Maastricht, assinado em dezembro de 1991. É constituída por um bloco de países europeus ocidentais que visa a:

a) Estabelecer critérios para a redução da imigração e manter a alta qualidade de vida existente na Europa.
b) Consolidar a economia entre os países membros, tornando-os um mercado único e altamente competitivo no mundo.
c) Combater e erradicar o fundamentalismo religioso muçulmano, com a tomada de medidas anti-terroristas.
d) Impedir o crescimento econômico de países emergentes, como a China, e competir com o forte e tradicional mercado norte-americano

3) (URCA) Sobre o Mercado Comum do Sul: Mercosul. Marque a opção que não está correta.

a) O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os membros deste importante bloco econômico da América do Sul são os seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (entrou em julho de 2006). 
b) Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolívia e México poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao Mercosul. 
c) No ano de 1995, foi instalada a zona de livre comércio entre os países membros. A partir deste ano, cerca de 90% das mercadorias produzidas nos países membros podem ser comercializadas sem tarifas comerciais. 
d) Em julho de 1999, um importante passo foi dado no sentido de integração econômica entre os países membros. Estabelece-se um plano de uniformização de taxas de juros, índice de déficit e taxas de inflação. Futuramente, há planos para a adoção de uma moeda única, a exemplo do fez o Mercado Comum Europeu. 
e) Atualmente, os países do Mercosul juntos concentram uma população estimada em 311 milhões de habitantes e um PIB ( Produto Interno Bruto ) de aproximadamente 2 trilhões de dólares.


4) (UFPI) A organização dos países em blocos econômicos visa facilitar a economia dos países, estimulando as trocas e a produção. Sobre os principais blocos, suas características e finalidades, assinale a alternativa correta.
a) ALCA – constituída por países africanos, promove a valorização de seus produtos, possibilitando a
concorrência com a economia asiática.
b) MERCOSUL – reúne todos os países da América Latina e visa ampliar as trocas comerciais e o fluxo
de pessoas entre os seus membros.
c) CEI – reúne os países da Europa Ocidental que são liderados pela Inglaterra que, por sua vez, detém
a hegemonia econômica desta parte de continente
d) União Européia – formada por todos os países da Europa, permite a livre circulação, no continente,
de pessoas e mercadorias.
e) NAFTA – formado pelos países da América do Norte, eliminou as barreiras tarifárias entre os seus
membros.

5) (Puccamp) A ALCA ou o MERCOSUL? Essa é uma dúvida que paira sobre as cabeças de milhões de latino-americanos. Sabe-se que no atual estágio do sistema capitalista a integração de países em blocos é necessária como sobrevivência e participação no comércio mundial para muitos países. Sobre esses blocos afirma-se:

I. A maior parte das trocas comerciais entre os membros do MERCOSUL envolve o Brasil e a Argentina.
II. A criação da ALCA representa um fator de fortalecimento internacional do MERCOSUL.
III. As recentes relações comerciais do Brasil com a África e a China foram fatores importantes para a atual estagnação do MERCOSUL.
IV. Mesmo com a integração que será promovida pela ALCA, os Estados Unidos deverão continuar colocando barreiras protecionistas em alguns produtos como os gêneros agrícolas.
V. Para muitos países como o Chile, o Peru e o México, a consolidação da ALCA é vista como uma oportunidade de ampliação das exportações e atração de investimentos.
Estão corretas SOMENTE as afirmações

a) I, II e III
b) I, II e IV
c) I, IV e V
d) II, III e IV
e) III, IV e V

6) (Uneal) A associação de países com o objetivo de estabelecer relações comerciais privilegiadas entre si gera um bloco econômico. O NAFTA, um dos importantes blocos econômicos da atualidade, tem como membros:

1) EUA
2) Venezuela
3) México
4) Canadá
5) Reino Unido
6) Costa Rica.

Estão corretas apenas:

a) 1, 2, 3 e 5
b) 2, 3, 4 e 6
c) 2, 3 e 6
d) 1, 3 e 4
e) 1, 2, 4 e 5

7) (Unifei) Estados Unidos, Canadá, Japão, França, Itália, Alemanha, Reino Unido e Rússia compõem o G-8 e são as principais potências econômicas, políticas e industriais do planeta. Somadas a esse grupo, as cinco principais economias emergentes formam o G8+5. Esses cinco países são:

a) Brasil, Argentina, Taiwan, Austrália e China.
b) Brasil, Argentina, Índia, África do Sul e Portugal.
c) Brasil, México, Índia, África do Sul e China.
d) Brasil, México, Taiwan, Austrália e Portugal.

8) (IBMECRJ) As afirmativas a seguir se referem aos aspectos do processo de integração nas diferentes fases de formação de um bloco econômico. Analise-as.

I - A Zona de Livre Comércio corresponde à fase em que as tarifas alfandegárias são reduzidas ou mesmo eliminadas, e as mercadorias produzidas no âmbito dos países que compõem essa Zona circulam livremente de um país para outro e para o exterior.
II - Na fase da União Aduaneira, além das mercadorias produzidas no âmbito do bloco circularem livremente de um país para outro, é estabelecida uma tarifa externa comum (TEC), para o comércio com os países que não formam o bloco. Essa fase é caracterizada, também, pela livre circulação de pessoas.
III - No Mercado Comum, além do livre comércio de mercadorias entre os países membros do bloco e da existência de uma TEC para o comércio com países de fora, ocorre a existência, no bloco, da livre circulação de pessoas, de serviços e de capitais.
IV - Na fase da União Monetária, o bloco tem características da fase de Mercado Comum, somando-se a essas uma unificação institucional do controle do fluxo monetário, e é estabelecida uma moeda única.
Assinale:

a) Se as afirmativas I e II estiverem certas.
b) Se as afirmativas II e III estiverem certas.
c) Se as afirmativas I e IV estiverem certas.
d) Se as afirmativas III e IV estiverem certas.
e) Se as afirmativas I, II e IV estiverem certas.

9) (Fuvest 2008 - 2ª fase) 
"A União Europeia (EU), composta por 27 países, apresenta um sistema político historicamente único, que vem evoluindo há mais de 50 anos".
Adaptado de Pascal Fontaine, 2007. 

a) Cite duas nações, membros da EU, que não aderiram à moeda única, o Euro. Explique o porquê dessa não-adesão.
b) Outros países europeus estão reivindicando sua entrada para a EU. Cite um desses países e explique um motivo para tal reivindicação.
c) Cite uma exigência para um país ser aceito no bloco da EU. Explique.

10) (CFTMG) A União Européia entrou em vigor em novembro de 1.992, em substituição à Comunidade Econômica Européia, de acordo com o tratado assinado em dezembro de 1.991, na cidade de Maastricht. Este tratado, além de redefinir os requisitos fundamentais para a aceitação de um país no interior da União, estabelece, como objetivos, a criação de uma moeda única, o euro, e a definição de uma política externa comum.

No atual momento, a União Européia encontra-se na seguinte etapa de integração:
a) união econômica e monetária.
b) zona de livre comércio.
c) união aduaneira.
d) união política.

11) (CFTMG) O Mercosul foi criado em 1.991, através do Tratado de Assunção, sendo formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, congregando uma população de 200 milhões de habitantes e um PIB de 1,1 trilhão de dólares.

Sobre este bloco econômico é correto afirmar que
a) o Mercosul constitui uma união aduaneira, estágio da integração econômica onde além de não serem cobrados impostos no comércio entre os países membros, há uma tarifa externa comum.
b) o bloco sul-americano é, dentro da nova ordenação em blocos de poder e de grandes corporações econômicas, aquele que apresenta o maior fluxo de mercadorias e pessoas.
c) os países que compõem o Mercosul apresentam o mesmo patamar de desenvolvimento industrial, pois todos são capitalistas, com a presença marcante de transnacionais.
d) os objetivos do Mercosul estão centrados na coordenação das políticas macroeconômicas, no intercâmbio de bens, serviços e pessoas, e na cooperação científico-tecnológica.

12) Referindo-se à União Européia é INCORRETO afirmar que

a) permite a livre circulação de cidadãos europeus entre os países-membros do bloco.
b) expandiu seu território, a partir de maio de 2004, com a inclusão de dez novos países.
c) apresenta um grande volume de importações, perdendo apenas para os Estados Unidos.
d) caracteriza-se pela adoção de uma moeda única, o euro, por todos os países-membros do bloco.

13) (CFTMG) Os integrantes da União Européia decidiram também pela utilização de uma moeda única, o euro, que começou a circular nos países do bloco em 1¡. de janeiro de 2002. A partir desse momento a União Européia constitui uma união econômica e monetária, cujo controle cambial e monetário é exercido pelo Banco Central Europeu, sediado em Frankfurt, Alemanha."
(SENE Eustáquio & MOREIRA, João Carlos. "Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização." São Paulo: Scipione, 2005. p. 225)

São países participantes do mercado do euro, mas NÃO adotam a moeda única:

a) França e Itália.
b) Espanha e Portugal.
c) Bélgica e Luxemburgo.
d) Grã-Bretanha e Dinamarca.

14) a gênese da Comunidade Europeia para ampliar o espaço geoeconômico do mercado comum, parece arruinada, apesar da União Europeia (UE) constituir hoje um bloco comunitário de relevância no cenário internacional. Considerando seus conhecimentos sobre a gênese da Comunidade Europeia que se transformou na atual União Europeia (UE), associado ao atual processo de crise que atinge azona do euro, são feitas as seguintes observações:

I) A integração econômica surgiu no pós-guerra como elemento chave para a reconstrução da Europa Ocidental, envolvendo França, Alemanha Ocidental, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, com a criação da Comunidade Econômica do Carvão e do Aço (CECA) em 1952.
II) Em 1957, o Tratado de Roma estabeleceu a Comunidade Econômica Europeia (CEE) e a Comunidade Europeia de Energia Atômica (Euratom).
III) Posteriormente, em 1967, CECA, CEE e Euratom se fundem, constituindo a Comunidade Europeia e iniciando a trajetória que eliminaria as restrições relacionadas à circulação de pessoas, capitais, mercadorias e serviços como prioridades à oficialização do mercado comum supranacional.
IV) O Tratado de Maastricht, assinado em 1992, oficializou a criação da União Europeia (UE), sucessora da Comunidade Econômica Europeia e determinou a restrição à entrada de novos países membros, iniciando o processo de retração do bloco quanto a futuras adesões.
V) A crise europeia envolve, entre outras razões, a baixa sincronia existente entre os elementos político-institucional e econômico-financeiro na estrutura do bloco, associadas ao descontrole das contas públicas de algumas nações da zona do euro.
VI) Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha - que formam o chamado grupo dos PIIGS - são países que se encontram em posição delicada dentro da zona do euro, pois atuaram de forma mais indisciplinada nos gastos públicos e se endividaram excessivamente.

Das afirmações acima, estão corretas

a) Todas.
b) I, II e III, apenas.
c) II, III, IV e V, apenas.
d) I, II, III, V e VI, apenas.
e) I, III, IV e VI, apenas

15) (UDESC) O novo rearranjo, ou a nova ordem mundial, tem imprimido uma série de modificações ao mundo contemporâneo. Uma dessas mudanças é a aglomeração de alguns países em blocos. Sobre os blocos econômicos, pode-se afirmar:

a) ALCA significa Área de Livre Comércio das Américas, e envolve somente os países do Mercosul. 
b) A ALCA é a união do Nafta com o MERCOSUL, para fazer frente aos avanços da Comunidade Europeia. 
c) Fazem parte do Tratado de Livre Comércio da América do Norte – NAFTA o Canadá, o México e os Estados Unidos. 
d) Os EUA recusaram-se a fazer parte do MERCOSUL, pois amargam o maior deficit da balança comercial de sua história, algo em torno de US$ 200 bilhões. 
e) A ALCA é uma proposta de Fidel Castro no sentido de criar uma área de livre comércio do Alasca à Terra do Fogo.

(Unimontes) Após a Segunda Guerra Mundial, além de se formarem os grandes blocos, diversos países se reuniram em organizações geopolíticas e econômicas, constituindo blocos econômicos regionais de diversos tipos.

Fonte: TERRA, L. e COELHO, M. de A. Geografia Geral e Geografia do Brasil: O espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Moderna, 2005.

16) (UFC) Em resposta à tendência mundial de formação de blocos de países, constituíram-se o NAFTA, o MERCOSUL, a União Européia, a CEF e a APEC. Marque a alternativa em que há correta correspondência entre o bloco e os países que o constituem.

a) NAFTA - Canadá, Estados Unidos e México
b) MERCOSUL - Argentina, Brasil, Equador e Paraguai
c) União Européia - Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal e Turquia
d) CEF - Armênia, Bielo-Rússia, Moldávia, Rússia, Turcomenistão, Ucrânia e Japão
e) APEC - Brasil, Canadá, China, Filipinas, Japão e Vietnã

17) -(UECE) Nascida nos anos 50, essa Associação Internacional foi pioneira no mundo com tendência a agregar todo o Continente, servindo de modelo para outros blocos de países. Tratamos do bloco regional:

a) Acordo de Livre Comércio da América do Norte - NAFTA
b) Mercado Comum do Sul - MERCOSUL
c) Associação de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico - APEC
d) União Européia – UE

18) (PUCSP) Sobre o processo de consolidação e ampliação da União Européia é correto afirmar que

a) o objetivo da UE é a constituição de bloco militar cuja atuação permita a implementação de uma política externa e de segurança comum entre os membros, como já demonstrou a questão da Guerra no Iraque.
b) a União Européia é uma das zonas mais ricas do mundo. Entretanto, existem disparidades internas significativas entre as suas regiões, em termos de rendimentos e de oportunidades, que foram agravadas com a recente ampliação de seus membros.
c) na União Européia os Estados componentes abrem mão de sua soberania em temas militares e, por isso, passam a cumprir decisões coletivas. Foi como uma entidade única que a UE votou, por exemplo, a favor da invasão do Iraque na ONU.
d) a UE vem, recentemente, estimulando as nações da Europa do leste (Hungria, Eslováquia, República Checa, Albânia e Romênia, por exemplo) a ingressarem na entidade, por temer que elas caiam sob o controle da Rússia.
e) por causa de objetivos geopolíticos relacionados ao combate ao terrorismo, a UE está relaxando nas exigências para os países que querem uma vaga no “clube”, tal como no caso atual da candidatura da Turquia, país antidemocrático pelo fato de ser uma república islâmica.

19) -(URCA) Após a proposta da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), surgiram muitas controvérsias envolvendo essa questão, algumas estão listadas abaixo. Leia com atenção e indique a opção correta:

I) falta de competitividade dos setores rurais brasileiro e argentino, que não têm condições de enfrentar os baixos preços dos produtos agrícolas dos Estados Unidos e do Canadá, viabilizados pelos subsídios governamentais.
II) A Alca pretende formar uma zona econômica que abrange todos os países das Américas, sem exceção.
III) propriedade intelectual, relacionada a patentes de plantas ou sementes geneticamente modificadas, que foram desenvolvidas mediante o emprego de biotecnologia.
IV) nas negociações da Alca, em 2003, os Estados Unidos anunciaram o desejo de discutir a questão anti-dumping e os subsídios à agricultura, no intuito de viabilizar o incremento dessas negociações.

a) As afirmativas II e III estão corretas;
b) As afirmativas I e IV estão corretas;
c) As afirmativas III e IV estão corretas;
d) As afirmativas I e III estão corretas;
e) As afirmativas II e IV estão corretas.

20) (UFC) Assim como a dinâmica natural da Terra altera as feições do planeta e a dinâmica demográfica modifica constantemente o contingente, a composição e a distribuição da população pelo Globo, a dinâmica econômica promove a reorganização dos espaços geográficos, separa ou agrupa países em função de seus interesses e divergências, de suas posições hegemônicas ou de subordinação econômica no plano internacional ou continental.

a) Cite três exemplos de blocos econômicos existentes na atualidade, relacionando os países que os constituem.
b) Cite dois aspectos que motivam o agrupamento dos países em blocos econômicos

21) (UFMG 2009)

Os anos posteriores à Segunda Guerra Mundial foram tensos entre as grandes potências mundiais. Considerando-se a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o Pacto de Varsóvia, criados nesse período, é CORRETO afirmar que:

A) a OTAN visava a apaziguar os conflitos relacionados à divisão da cidade de Berlim, bem como a proteger os países sob sua influência econômica das ameaças de invasão externa e de conflitos militares.
B) ambos desenvolveram políticas que incentivaram a chamada corrida armamentista, que, durante o período da Guerra Fria, colocou o Planeta sob a ameaça de uma guerra nuclear.
C) ambos foram estabelecidos, simultaneamente, para defender os interesses dos países que disputavam, após a Segunda Guerra, uma reordenação dos espaços europeu e americano.
D) os países signatários do Pacto de Varsóvia se aliaram e, para defender seus interesses financeiros, formaram um bloco econômico, a fim de competir com a Alemanha, a Inglaterra e os Estados Unidos.

 Gabarito:

1) E   2) B   3) B   4) E   5) C   6) D   7) C  8) D  9) a) Dos países signatários originais do Tratado de Nice, de 1999, não aderiram ao Euro: Reino Unido, Suécia e Dinamarca. Estes três países são monarquias e temiam pela perda da soberania sobre suas políticas monetárias. Também poderia ocorrer uma reestruturação de preços com base na concorrência direta de países que já adotaram o Euro, prejudicando alguns setores de suas economias.
Os que aderiram posteriormente ao Tratado - Eslovênia, Eslováquia, Polônia, Hungria, Chipre, Malta, República Tcheca, Lituânia, Letônia e Estônia - em 2004 e a Bulgária e Romênia em 2007 admitem o Euro como moeda de circulação, mas ainda emitem suas próprias moedas. 
b) A Turquia tem grande interesse em integrar os quadros da União Europeia, pois receberia grandes investimentos. Sua economia seria dinamizada, mas o problema é que o país, apesar do esforço para a sua ocidentalização, não atende a requisitos mais elementares, como: ser um Estado democrático pleno, apresentar forte influência da religião islâmica em seu cotidiano político, além de problemas com minorias não assimiladas plenamente, como os curdos, ainda há restrições européias que têm como origem rivalidades e preconceitos históricos, e o fato da maioria da Turquia localizar-se na Ásia (Oriente Médio). 
c) As condições para a inclusão de um país no conjunto de tratados que formalizam a União Europeia são:
- ser um Estado de Direito plenamente democrático, com separação entre poderes, transição de governos, sufrágio universal; laico mas plural no que se refere a minorias, não havendo discriminação de gênero ou de ordem étnica;
- manter uma política monetária cambial e financeira austera, combater a corrupção e fortalecer as instituições democráticas.
- estabelecer uma política ambiental consonante com os demais membros da organização.
- estabelecer políticas migratórias de acordo com os demais membros.
10) A   11) A   12) D   13) D   14) D   15) E   16) A   17) D  18) B   19) D  
20) a) 1.MERCOSUL: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai 
2.NAFTA: Canadá, Estados Unidos e México
3.COMUNIDADE ANDINA: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela
b) 1.Possibilidade de fortalecer a economia dos países participantes pelo estabelecimento de relações comerciais privilegiadas entre os países membros dos blocos econômicos.
2. Possibilidade de ampliar o intercâmbio entre mercadorias, capitais e serviços.
3. Possibilidade de fortalecimento nas relações com países fora do bloco no mercado internacional.
21) B

3 comentários: