quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Anfíbios resumo


Anfíbios

O nome “anfibio” vem do grego anphi = duplo + bios = vida, o que significa que os seus representantes tem uma “vida dupla“. Eles vivem uma parte da vida em ambientes aquaticos, e outro período, em terra, mas nunca se afastando da água. Alguns exemplos de anfibios sao as rãs, os sapossalamandrascobra-cega, etc.

Salamandra

A classe dos anfíbios é uma classe de transição, a classe dos animais que estão deixando o ambiente aquático para dominar o ambiente terrestre. Para isso, durante a sua evolução, eles foram adquirindo novas características, como o desenvolvimento de patas, para a locomoção na terra, o aparecimento dos pulmões, que substituíram as brânquias, entre outras.
Não existem anfíbios marinhos, todos os existentes vivem em água doce ou em terra.

Classificação dos anfíbios

Existem três grupos de anfíbios:

Anuros
Aqui, temos os anfíbios mais conhecidos por nós: os sapos, as rãs e pererecas. Sapos possuem a pele mais rugosa e com glândulas bem visíveis; rãs são exímias saltadoras, possuem pernas longas, pele bastante lisa e facilidade para o nado; as pererecas, finalmente, possuem discos adesivos nas extremidades dos dedos, funcionando como ventosas – o que permite com que vivam em copas de árvores e também sejam encontradas em banheiros, etc. Machos de anuros costumam utilizar as vocalizações (coachos) como forma de comunicação entre seres. Assim, o canto facilita diversas interações sociais, como disputa de territórios entre machos, e a atração de fêmeas para reprodução.




Sapo

Perereca

Urodelos

São os anfíbios com cauda. O único representante conhecido são as salamandras, que costumam viver em ambientes úmidos, rios, lagos, etc.

Bolitoglossa paraensis: única espécie de salamandra encontrada em nosso país



Ápodos
A representante dos anfíbios ápodos é a cobra cega, que leva este nome justamente por se parecerem com uma cobra, não tem pernas e pés. “Cega” pois os seus olhos são muito pouco desenvolvidos.

Rhinatrema bivittatum: único representante brasileiro da Família Rhinatrematidae.


Os anfíbios ainda são muito dependentes da água porque possuem uma pele muito fina, sem escamas, ou outro tecido que possa impedir que o animal perca grande quantidade de água. Se ficarem muito afastados da água ou ambientes secos, eles continuarão perdendo água através da pele, até morrer por desidratação.

Reprodução dos anfíbios

O lugar para a reprodução dos anfíbios varia entre as espécies. Pode ser uma poça transitória formada após uma chuva , um rio, lago ou um açude. Há também os que procriam na terra, desde que seja bem úmida.
O acasalamento da maioria dos anfíbios acontece na água. O coaxar do sapo macho faz parte do ritual "pré-nupcial". A fêmea no seu período fértil, é atraída pelo parceiro sexual por meio do seu canto e do seu coaxar.

Esse canto varia de acordo com a espécie. A maioria das espécies possuem dois ou três tipos de cantos diferentes. Além do canto nupcial (que atrai as parceiras), há os cantos de advertência com os quais o macho defende seu território da aproximação de outros machos.
A fêmea com o corpo cheio de óvulos é agarrada pelo macho com um forte "abraço". Esse "abraço" pode levar dias, até que a fêmea lance os seus gametas (isto é, os seus óvulos) na água. Então o macho também lança os seus espermatozóides, que fecundam os óvulos, cujo desenvolvimento ocorre na água.
O sapo, a rã e a perereca realizam fecundação externa. A salamandra e a cobra-cega realizam fecundação interna.
 
Nos numerosos ovos protegidos por uma grossa camada de substâncias gelatinosa, que geralmente se prendem às plantas aquáticas, as células vão se dividindo e formando embriões. Os ovos fecundados eclodem e as larvas denominadas girinos, vivem e crescem na água até realizarem a metamorfose para a vida adulta.

Metamorfose

 
A metamorfose envolve uma série de transformações e é um processo bastante lento que transforma o anfíbio jovem (girino) em adulto. Durante esse processo desaparecem as brânquias e desenvolvem-se os pulmões. E surgem também as patas no corpo do animal.
Nessa fase, os girinos se alimentam primeiramente da própria gelatina que os envolve e depois de algas e plantas aquáticas microscópicas.
Reproduzem-se através de ovos moles e sem casca, postos na água ou em lugares encharcados, dando origem a uma larva e depois a um adulto através do processo de metamorfose. Existem exceções a essa regra, alguns deles são vivíparos.
Em geral, não existe cuidado com a prole dentre os anfíbios.
 São divididos em três grupos: os sapos, as rãs, as pererecas Anura, as salamandras Caudata e as cecílias Apoda.

Respiração dos anfíbios


A respiração dos adultos é feita em parte por pulmões (características dos animais do meio terrestre) bem simples, e a outra parte é realizada pela pele, a chamada respiração cutânea. Na fase larval, a respiração acontece através das branquias (característica dos peixes).

Circulação dos anfíbios
Os anfíbios têm circulação fechada (o sangue circula dentro dos vasos). O coração dos anfíbios possuem apenas três cavidades (dois átrios ou aurículas e um ventrículo), ao invés de quatro, como nos mamíferos. O compartimento que falta seria o segundo ventrículo. Portanto, o sangue venoso se mistura com o sangue arterial neste único ventrículo.


Coração Anfíbio

Digestão dos anfíbios

A fase adulta, que ocorre no ambiente terrestre, os anfíbios são carnívoros. Alimentam-se de minhocas, insetos, aranhas, e de outros vertebrados.
 
língua, em algumas espécies de anfíbios é uma das suas características adaptativas mais importantes. Os sapos caçam insetos em pleno voo  utilizando a língua que é presa na parte da frente da boca e não na parte mais interna. Quando esticada para fora da boca, a língua desses animais alcança uma grande distância, além de ser pegajosa, outro fator facilitador na captura da presa.
Possuem estômago bem desenvolvido, intestino que termina em uma cloaca, glândulas como fígado e pâncreas. Seu sistema digestório produz substâncias capazes de digerir a "casca" de insetos.


Excreção dos anfíbios

Os anfíbios excretam uma substância chamada amônia, altamente tóxica. Por isto, não pode ser armazenada dentro do corpo, tendo de ser continuamente jogada fora, diluída em água. Este é outro fator que exige que os anfíbios se mantenham úmidos. Algumas espécies de anfíbios excretam ureia  que é um pouco menos tóxica que a amônia.

Exercícios sobre anfíbios

1) (UFMS – 2010) Leia o texto abaixo e, a seguir, assinale a(s) proposição(ões) correta(s):

"Um sapo sem pulmão acaba de ser descoberto na ilha de Bornéu, na Indonésia. Trata-se do primeiro caso confirmado do tipo e, segundo os cientistas responsáveis pelo estudo, a espécie aquática Barbourula kalimantanensis aparentemente respira através da pele. (...) Duas populações da espécie, sobre a qual havia relatos, foram encontradas durante recente expedição dos pesquisadores. (...) De todos os tetrápodes, vertebrados terrestres com quatro membros, sabe-se que a ausência de pulmões ocorre apenas em anfíbios. São conhecidas algumas espécies de salamandras sem o órgão, além de uma cobra-cega. Para os autores do estudo, a descoberta de uma rara espécie de sapo em Bornéu reforça a ideia de que pulmões sejam uma característica maleável nos anfíbios. Como a B. kalimantanensis vive em água corrente e fria, a ausência de pulmões poderia ser uma adaptação para uma combinação de fatores, como um meio com mais oxigênio, o baixo metabolismo do animal, o achatamento do corpo que aumenta a área superficial da pele e a preferência por afundar em relação a boiar."

Os sapos, as salamandras e as cobras-cegas são anfíbios.

I.    Além dos anfíbios, minhocas também possuem respiração cutânea.

II.    Apesar do baixo metabolismo, a B. kalimantanensis é um animal endotérmico, como todos os anfíbios.

III.    Por ter somente respiração cutânea, a B. kalimantanensis precisa manter a pele sempre úmida. Por essa razão, sua dependência de viver no meio aquático é maior do que a dos sapos que possuem pulmões.

IV.    Nos anfíbios, quando os pulmões estão ausentes, há apenas a circulação do sangue venoso.

V.    O baixo metabolismo está associado com rápida digestão do alimento e alta taxa de natalidade.

2) Com relação aos anfíbios, complete as frases abaixo:

a)      As ___________ são anfíbios que apresentam ____________ nas pontas dos dedos que as ajudam a subir em árvores.

b)     Os ________ possuem a _________ grossa e conseguem ficar mais tempo fora da água.

c)      As ____________ dos anfíbios respiram através de ____________, enquanto que os _________ respiram através de ___________ ou da _____________.

d)     As ____________ apresentam a _____________ mais lisa do que os sapos e possuem longas _________, propícias para o salto.

3) (PUCC-SP) O coração dos anfíbios possui:

a)  Um átrio e um ventrículo, ambos sem septos.

b)   Um átrio com septo parcial e um ventrículo sem septo.

c)   Um átrio e um ventrículo, ambos com septos parciais.

d)   Dois átrios e um ventrículo.

e)   Dois átrios e dois ventrículos.

4)  (PUCC) Se tomarmos um sapo como protótipo dos vertebrados, podemos afirmar que:

a) eles, apresentam, na fase embrionária, sistema nervoso dorsal, porém ganglionar;
b) eles apresentam o ânus formado a partir do blastóporo;
c) eles não apresentam, em nenhuma fase de sua vida, a notocorda;
d) eles não apresentam fendas branquiais;
e) n.d.a.

5) (MED. MARÍLIA) Referindo-se aos anfíbios, pode-se afirmar que:

a) apresentam respiração cutânea;
b) são homeotérmicos;
c) possuem coração com quatro cavidades;
d) não apresentam fase larval;
e) todos apresentam quatro patas.

6) Os anfíbios podem apresentar respiração:

a) só pulmonar;
b) cutânea, traqueal e pulmonar;
c) traqueal, branquial e pulmonar;
d) cutânea, branquial e pulmonar;
e) cutânea, branquial e pulmonar.

7) No coração dos anfíbios adultos:

a) circula apenas sangue venoso;
b) circula apenas sangue arterial;
c) circulam, separadamente, sangue venoso e arterial;
d) misturam-se no ventrículo sangue arterial;
e) misturam-se no átrio os sangues arterial e venoso.

8) Nos anfíbios, a respiração cutânea compensa a:
 
a) falta de hemoglobina no sangue;
b) falta de irrigação sangüínea na pele;
c) falta de respiração pulmonar;
d) pequena superfície dos pulmões;
e) mistura de sangue arterial e venoso nos átrios.

9) (UDESC 2009) Os anfíbios são classificados em três ordens: Urodela, Anura e Gymnophiona ou Apoda. Assinale a alternativa correta que contém, respectivamente, os animais classificados como anfíbios e pertencentes a essas ordens.

a) salamandra, sapo, cobras-cegas (Cecília)
b) jacaré, sapo, tartaruga
c) perereca, jibóia, salamandra
d) sapo, salamandra, cobras-cegas (Cecília)
e) cobras-cegas (Cecília), tartaruga, sapo

10) (UFMS 2010) Leia o texto abaixo e, a seguir, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

“Um sapo sem pulmão acaba de ser descoberto na ilha de Bornéu, na Indonésia. Trata-se do primeiro caso confirmado do tipo e, segundo os cientistas responsáveis pelo estudo, a espécie aquática Barbourula kalimantanensis aparentemente respira através da pele. (…) Duas populações da espécie, sobre a qual havia relatos, foram encontradas durante recente expedição dos pesquisadores. (…) De todos os tetrápodes, vertebrados terrestres com quatro membros, sabe-se que a ausência de pulmões ocorre apenas em anfíbios. São conhecidas algumas espécies de salamandras sem o órgão, além de uma de cobra-cega. Para os autores do estudo, a descoberta em uma rara espécie de sapo em Bornéu reforça a idéia de que pulmões sejam uma característica maleável nos anfíbios. Como a B. kalimantanensis vive em água corrente e fria, a ausência de pulmões poderia ser uma adaptação para uma combinação de fatores, como um meio com mais oxigênio, o baixo metabolismo do animal, o achatamento do corpo que aumenta a área superfícial da pele e a preferência por afundar em relação a boiar.”

Fonte: Agência FAPESP (http://www.agencia.fapesp.br/materia/ 679/divulgacao-cientifica/sapo-sem pulmao-e-descoberto.htm)

1) Os sapos, as salamandras e as cobras-cegas são anfíbios.
2) Além dos anfíbios, minhocas também possuem respiração cutânea.
4) Apesar do baixo metabolismo, a B. kalimantanensis é animal endotérmico, como todos os anfíbios.
8) Por ter somente respiração cutânea, a B. kalimantanensis precisa manter a pele sempre úmida. Por essa razão, sua dependência de viver no meio aquático é maior do que a dos sapos que possuem pulmões.
16) Nos anfíbios, quando os pulmões estão ausentes, há apenas a circulação do sangue venoso.
32) O baixo metabolismo está associado com rápida digestão do alimento e alta taxa de natalidade.

11) (UNESP) Dê duas características de anfíbios que justifiquem porque a maioria desses animais tem vida restrita a ambientes úmidos. Explique sua resposta. 
 
12) (UFJF-MG) Os sapos têm sido considerados popularmente animais perigosos por seu veneno, por sua urina e por "trazerem azar". São inofensivos, entretanto, apresentam um par de glândulas de veneno, que só é liberado quando essas glândulas são comprimidas.

a) Como são chamadas essas glândulas?
b) Qual a função ou funções da secreção dessas glândulas? 

13) (UFV-MG) Considere o tipo de respiração em um sapo adulto. 

a) O que ocorre quando se faz a obstrução das narinas e da boca desse animal durante 10 minutos? Justifique a sua resposta. 

14)  (FUVEST) Qual é o tipo de sistema excretor observado nos seguintes animais:

a) Peixes
b) Insetos 
c) Crustáceos
d) Anfíbios

15) (FUVEST) Três grupos de sapos foram mantidos em três temperaturas diferentes: 5°C, 15°C e 25°C. O gráfico a seguir foi construído a partir das medidas das quantidades de gases trocados entre os animais e o ambiente em cada uma dessas temperaturas.


"Nos sapos, os papéis relativos da pele e dos pulmões na respiração mudam durante o ano". Justifique essa afirmação, com base nos dados do gráfico.
Gabarito:

1) I, II e IV      2)  a)  Pererecas, ventosas.            b)   Sapos, pele.

c)   Larvas, brânquias, adultos, pulmões, pele.           d)   Rãs, pele, pernas.

3) D      4) B      5) A      6) D      7) D    8) D    9) A    10) 1, 2 e 8

11) A maioria dos Anfíbios estão restritos a ambientes úmidos porque necessitam respirar pela pele. Em ambiente seco sofreriam intensa desidratação, pois não possuem camada córnea impermeável. Apresentam fecundação externa, ovos sem casca ou anexos embrionários e desenvolvimento indireto com larva aquática.

12) a) São as glândulas paratóides.

b) Expelem veneno apenas quando comprimidas, funcionando na defesa contra predadores, como as cobras, por exemplo.

13) a) O sapo provavelmente continuará vivo. Isso ocorre porque o animal tem respiração cutânea, ou seja, ele vai continuar a realizar trocas gasosas através da pele.

14) a) Rins.

b) Tubos de Malpighi.

c) Glândulas verdes ou antenais.

d) Rins.

15) Por ser pecilotérmico, o sapo aumenta seu metabolismo em temperaturas mais altas, neste caso a respiração pulmonar deve incrementar a quantidade de oxigênio, favorecendo o aumento do metabolismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário