segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A Globalização da Economia


Globalização

Para muitos economistas (liberais e marxistas) a tendência do capitalismo foi, é e sempre será a expansão  para todas as partes do mundo. Alguns chegam a afirmar que a globalização se iniciou com as Grandes Navegações, no início da Idade Moderna (século XV). Isso porque era o comércio internacional e a procura de riquezas que motivavam governos e comerciantes das nações europeias daquela época a viajar para o  Oriente para o Ocidente, onde encontravam novas sociedades e culturas.

Outros vão mais longe e dizem que o Império Romano já era um mundo globalizado, uma vez que agregava grande variedade de culturas e muitas pessoas dos povos conquistados serviam de mão-de-obra escrava.

A Globalização, é um fenômeno recente, resultado do desenvolvimento do capitalismo. O processo atual de globalização da economia mundial teve forte aceleração no início da década de 1980. Por esse processo, diversos setores da atividade econômica passaram a integrar-se, ou seja, a atuar em conjunto no mundo inteiro.

Os meios de comunicação tornam possíveis novas formas de integração econômica mundial. Na imagem, um satélite GPS (Global Positioning System), capaz de oferecer dados tridimensionais para fins civis e militares. Os satélites artificiais contribuem fortemente para a globalização.
Algumas Características

Grandes empresas, com filiais e instalações em diversos países, passaram a unificar suas atividades. Por exemplo: uma empresa automobilística, em vez de fabricar modelos diferentes para cada país que atua, passou a produzir modelos de carros mundiais, ou seja, que são vendidos no mundo inteiro. Os carros não têm necessariamente suas peças fabricadas em único lugar. O motor pode ser feito na Argentina, a engrenagem no Paraguai e a montagem no Brasil. Depois, o carro é exportado para outros países. O objetivo é racionalizar a produção e diminuir seus custos.

Outro traço da globalização é a transferência de fábricas. Empresas transacionais instalam suas fábricas em países onde as condições – impostos, custos da mão-de-obra, proximidade dos grandes mercados – são mais favoráveis. A partir da década de 1980, os países do Sudeste Asiático tornaram-se prediletos desse processo.

Assim as empresas norte-americanas, japonesas e europeias passaram a montar suas fábricas nesses países. Começaram então a aparecer cada vez mais produtos – tênis por exemplo – com etiquetas made in China, made in Taiwan, made in Singapore, made in Indonésia, made in Hong Kong, etc.

O Capital financeiro

Um terceiro aspecto da globalização é a transferência diária de bilhões de dólares de um país para outro. O dinheiro é transferido com grande rapidez por meio de computadores  ligados entre si ou por via telefônica. Os bancos procuram aplicar o dinheiro nos países onde as taxas de juros são mais altas. E, com a mesma rapidez com que aplicam num país, podem retirar o dinheiro aplicado se as condições políticas ou econômicas mudarem.

Outro traço marcante da globalização é a abertura do comércio exterior. Antigamente, o governo de muitos países procurava impedir a entrada de produtos e capitais estrangeiros, pois acreditava que eles desestimulavam a fabricação de produtos nacionais. Hoje isso mudou. A maioria dos países diminuiu os obstáculos à importação.

Apesar da maior tolerância, a presença do capital estrangeiro provoca reações adversas. Para uns, obriga os produtores locais a melhorar a qualidade de seus produtos e diminuir seus preços, como forma de competir com os produtos importados. Outros, porém, alegam que essa presença acentua as desigualdades sociais. Em geral, os fabricantes locais não conseguem suportar a concorrência,  o que resulta na falência da empresa local ou na sua incorporação pela empresa estrangeira.

Liberdade de comércio ou subsídios?

Os maiores ideólogos da globalização exaltam a liberdade de comércio. Entretanto, a abertura comercial proposta pelos governos dos países desenvolvidos, todos eles apologistas da globalização, constitui uma via de mão única. Enquanto propõem que os outros abram seus mercados, eles protegem seus agricultores com subsídios, de modo a dificultar a entrada em seus países de produtos agrícolas provenientes das regiões pobres do planeta.

Questões sobre globalização

1)  (UFAM) São características da Globalização:

a) A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.

b) O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.

c) A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.

d) A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.

e) A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.

2) (UFC) O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que:

a) A maioria das instituições financeiras globais tem sua sede localizada nos países subdesenvolvidos.

b) O avanço das telecomunicações e da informática e o uso da internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais.

c) O Estado intervém na economia por meio de investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas estatais.

d) As transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma forma nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

e) Os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formação de alianças para defender a autonomia política dos países membros.

3) Quais as principais características do processo de globalização?

4) Qual a importância do processo de globalização para expansão da atuação das empresas transnacionais? Cite algumas dessas empresas que possuem filiais no Brasil.

5) (UFGO) A globalização se consolidou com a abertura comercial e a livre circulação de capitais e  serviços mundiais. As disputas no âmbito do mercado global favoreceram a formação de blocos econômicos. Sobre blocos econômicos,
Assinale a alternativa correta.

a) O poder econômico mundial se encontra dividido em vários polos. Os principais são Estados Unidos, Japão e Venezuela.
b) O Mercosul (Mercado Comum do Sul) foi oficialmente estabelecido em março de 1991. É formado pelos países: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como Chile, Bolívia e Nova Guiné.
c) O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio. Outro objetivo é estabelecer tarifa zero e, num futuro próximo, uma moeda única.
d) A APEC possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de migração em comum. A moeda comum é o euro. e) Nasceu em 2002 o NAFTA - North American Free Trade Agreement reunindo EUA, Canadá e México para consolidar um comércio regional que era altamente instável.

6) “Atualmente, com a globalização da economia, a situação dos trabalhadores assalariados está se deteriorando cada vez mais. Intensifica-se a abertura ou a transferência de filiais de empresas para países onde os salários são mais baixos e a legislação trabalhista é mais flexível, em detrimento dos trabalhadores.”
(MOREIRA, João Carlos. Geografia. São Paulo: Scipione, 2005. p. 444.)
Assinale entre as alternativas abaixo aquela que reflete a situação dos trabalhadores no mundo globalizado:
a) A participação da população economicamente ativa no mercado de trabalho envolve, cada vez mais, a necessidade de investimentos em escolas profissionalizantes e universidades, com grande grau de qualificação profissional, com exceção dos empregos no setor terciário.
b) Há sobra e falta de emprego ao mesmo tempo, dependendo da qualificação da mão-de-obra e do acesso às escolas pela maioria da população economicamente ativa. Muitas vagas não são preenchidas por falta de qualificação exigida para o cargo.
c) Os assalariados dos países pobres têm uma participação mais favorável na renda nacional auferida, pois podem ser despedidos sem encargos muito grandes para as empresas e substituídos rapidamente por outros.
d) O investimento em robotização e informática nas grandes empresas leva ao desemprego estrutural, fortalecendo a ação dos sindicatos e a força dos empregados menos qualificados em negociações trabalhistas.
e) O desemprego não é um dos maiores problemas do mundo atual. Entre os países desenvolvidos, o que tem provocado discussões em encontros do G-8, no Fórum Econômico Mundial, é a procura de trabalhadores imigrantes para seus postos de trabalho.

7) (UEPB) “O processo de globalização, em sua fase atual, revela uma vontade de fundar o domínio do mundo na associação entre grandes organizações e uma tecnologia cegamente utilizada. Mas na realidade
dos territórios e as contingências do meio associado asseguram a impossibilidade da desejada homogeneização”. (grifos nossos)
(Milton Santos, In: A Natureza do Espaço, 1997.) Na afirmativa do geógrafo Milton Santos sobre a globalização, fica
evidente que

I. a globalização só se tornou possível porque todos os territórios se tornaram homogêneos.
II. os Estados Nações são os elementos mais importantes do processo de globalização, por imporem as regulamentações que acham necessárias para entrada das grandes corporações nos
seus territórios.
III. os aspectos econômicos, culturais e até de ordem natural, das diversas regiões do planeta impedem a completa homogeneização do espaço mundial sob o comando da globalização.
IV. o atual processo de globalização tem como marca o emprego das mesmas técnicas para qualquer território, independente das características que os mesmos possuam. Estão corretas apenas as proposições:

a) I e III
b) III e IV
c) II e IV
d) II e III
e) I, II e IV

8) A globalização que marca a nova fase do desenvolvimento capitalista se caracteriza pela mundialização da produção, da circulação e do consumo. Processo este que foi viabilizado pelo avanço técnico acelerado. As transformações rápidas que ocorrem na economia e na sociedade têm hoje a finalidade de intensificar a competitividade, que é mola propulsora do processo de globalização. Podemos
identificar como estratégias competitivas do capitalismo globalizado:

I - A produção de transgênicos que, embora polêmica, é mais produtiva, aumenta a resistência às pragas e cria a dependência dos produtores junto às empresas que controlam as sementes geneticamente modificadas.
II - A customização, ou seja, a fabricação de produtos sob encomenda para atender às especificações do consumidor final, em substituição à produção padronizada em série e com grandes estoques.
III - A flexibilização da produção através da adoção de um mesmo padrão produtivo das linhas de montagem, distribuídas pelos vários países do mundo, o que reduz custos e retira a identificação de um produto como sendo de uma nacionalidade.
IV - A adoção do protecionismo às empresas nacionais através dos subsídios e das cotas para dificultar a concorrência dos produtos estrangeiros dentro dos territórios nacionais. Estão corretas apenas as alternativas

a) I, II e III
b) I, III e IV
c) I e IV
d) II, III e IV
e) II e III

9) Sobre a globalização dos problemas ambientais é correto afirmar:

I - Após a Revolução Industrial, a Natureza passou a ser vista como uma fonte de recursos econômicos a ser explorada por meio de instrumentos cada vez mais sofisticados, criados pela ciência e pela tecnologia. Nesse processo, o meio ambiente foi submetido a uma contínua devastação, pondo em risco o
equilíbrio do planeta e afetando a vida de toda a humanidade.
II - Nas últimas décadas do seculo XX, com o agravamento dos problemas ambientais, a sociedade se mobilizou para deter os efeitos nocivos das atividades econômicas, predatórias e poluentes.
III - Os grupos ecológicos se multiplicaram e a pressão social resultou na aprovação pelos poderes públicos de leis de proteção ao meio ambiente.
IV - No âmbito internacional, a preservação do meio ambiente passou a constituir elemento importante de um país para negociar a comercialização de seus produtos e recebimento de empréstimos.
Está(ão) correta(s)

a) Apenas a proposição I
b) Todas as proposições
c) Apenas as proposições II e IV
d) Apenas as proposições I e II
e) Apenas as proposições I e III

10) (UEPA) Dentre as características do mundo globalizado encontram-se os padrões tecnológicos avançados de organização da produção de bens e a formação de blocos econômicos.
A figura abaixo indica os países que participam da fabricação das partes que compõem um Boeing.

5

Com base nas informações sobre o assunto retratado no texto e na figura, analise os itens abaixo e, posteriormente, assinale a alternativa correta.

I- As peças que compõem o Boeing são consideradas de alta tecnologia, por isso, são produzidas em nações industrializadas e com amplo domínio tecnológico.
II- Os países que participam da produção do Boeing investem somas elevadas em ciências e tecnologias e constituem os principais polos tecnológicos mundiais.
III- Os países que fazem parte da produção do Boeing, com o objetivo de fortalecer as relações econômicas internacionais, integram o Bloco Econômico Europeu.
IV- A produção do Boeing é realizada por vários países, porém há monopólio do produto final pelo país responsável pela comercialização do Boeing.

a) Apenas I e III estão corretos.
b) Apenas II e III estão corretos.
c) Apenas II e IV estão corretos.
d) Apenas I, II e IV estão corretos.
e) Todos os itens estão corretos.

11) (EMESCAM/ES) Já se tornou rotina a leitura de notícias sobre a travessia, em barcos toscos e frágeis de africanos que tentam vencer o Mediterrâneo e chegar às terras europeias. Os que sobrevivem, em geral, são presos e obrigados a fazer o caminho de volta. A Europa não quer mais imigrantes.
Sobre o conteúdo do texto, é correto afirmar que:

a) A globalização neoliberal promove a livre circulação de capitais e mercadorias, mas fecha as fronteiras para a força de trabalho.
b) As propostas de civilização europeias destinadas aos imigrantes, em vigor durante o Século XX, estão sendo abolidas em frente às crises econômicas.
c)  O ciclo migratório africano e mundial está em fase de esgotamento, pois a automação crescente das atividades econômicas não prevê mão de obra pouco qualificada.
d) Os acordos econômicos e diplomáticos entre os países de emigração e os de imigração têm sido postos em prática para diminuir a movimentação, principalmente de homens jovens.
e) Os países europeus, em processos de transição demográfica e em plena fase de 3ª Revolução Industrial, já não admitem a entrada de imigrantes em seus territórios.

12) (G1 - cftce 2007) Sobre as empresas transnacionais, é CORRETO afirmar que:

a) estão concentradas nos principais ramos da indústria moderna, constituindo oligopólios de dimensões internacionais
b) são pouco diversificadas, constituindo conglomerados
c) possuem grande capacidade financeira, tanto pelo volume de sua produção mundial, quanto pela associação com bancos nacionais
d) são tecnologicamente avançadas e buscam mão-de-obra barata nos países desenvolvidos
e) buscam, nos países em que operam, a mão-de-obra menos qualificada e utilizam técnicas avançadas de planejamento e controle

13) (Uece 2007) A globalização tem sido vista, de maneira muito simplificada, como simples abertura de fronteiras e geração de um espaço mundial comum. É natural a construção ideológica segunda a qual nosso mundo encolheu dramaticamente e qualquer ponto do planeta está a nosso alcance, através do teclado do computador ou da tela da televisão. Considere os seguintes itens a respeito da globalização:

I - A produção globalizada e a informação globalizada permitem a emergência de um lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica contemporânea.
II - A globalização é o estágio supremo da internacionalização e o maior destaque desse mais recente período é o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, a permitir que o mundo se torne socialmente mais justo e igualitário.
III - Num mundo globalizado, as realidades geográficas se renovam, contribuindo para vivermos num espaço sem fronteiras, uma aldeia global onde todos podem conhecer extensivamente e profundamente o planeta.

É(são) correta(s) apenas

a) I e III
b) II e III
c) II
d) I

14) (UEGO- 2007) A globalização é o fenômeno mais recente da economia capitalista mundial. O mundo globalizado definiu uma nova organização do espaço geográfico, com impacto em todas as regiões do mundo, ampliando as diferenças entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos e entre as classes sociais no interior de cada um deles. Hoje, mais do que nunca, o mercado é controlado pelas grandes corporações multinacionais aglutinadas em diferentes blocos econômicos. A respeito desse assunto, é CORRETO afirmar:

a) A globalização cultural é caracterizada pela automação, disseminação do uso da informática, biotecnologia e pelos diversos meios de comunicação eletrônica, produto da intensificação das transformações tecnológicas e sua expansão por várias regiões do globo.
b) A globalização econômica se faz presente através da difusão de hábitos de consumo e do modo de vida dos países desenvolvidos por meio de marcas mundialmente conhecidas, supermercados, redes de 'fast-food', etc.
c) Um dos aspectos da globalização é a concepção neoliberal do Estado que se caracteriza pela ampliação das obrigações ligadas aos aspectos sociais e trabalhistas, além de promover políticas de financiamento e apoio à iniciativa privada.
d) Com o objetivo de minimizar os custos e maximizar os lucros vem ocorrendo, nos últimos vinte anos, a integração de vários países com a formação de blocos econômicos. Entre eles, destacam-se: APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), SADC (Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento).

15) (UFOP- 2008) Leia o fragmento a seguir sobre as características do processo de globalização.

"Suponhamos que você vá com seus amigos comer um cheeseburger e tomar Coca-Cola no McDonald's. Em seguida, assista a um filme de Steven Spielberg e volte para casa num carro Ford ou num ônibus Mercedes. Ao chegar, o telefone toca. Você atende num aparelho fabricado pela Siemmens e ouve um amigo lembrando-o de um videoclipe que começou há instantes na televisão: Michael Jackson em seu último lançamento. Você corre e liga o aparelho da marca Mitsubishi. Ao terminar o clipe, decide ouvir um CD do grupo Simply Red gravado pela BMG Ariola Discos, de propriedade da Warner, em seu equipamento Philips."
(Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/globalizacao.htm)

Sobre esse processo, é incorreto afirmar:

a) A globalização é um processo, ainda em curso, de integração de economias e mercados nacionais.
b) A globalização implica certa interdependência de países e de pessoas, além da uniformização de padrões de consumo em âmbito mundial.
c) As pessoas dependem crescentemente de mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial.
d) As pessoas podem usufruir de todos os produtos da economia globalizada porque a riqueza social é mais bem distribuída.


Gabarito

1) E   2) B   3) A globalização ou mundialização do espaço geográfico é caracterizada pelo processo de interligação econômica, política, social e cultural, em nível global. Esse processo é consequência, principalmente, da expansão dos sistemas de comunicação por satélites, da telefonia, da presença da informática na maior parte dos setores de produção e de serviços, através da internet.
De acordo com o geógrafo Milton Santos, “a globalização constitui o estágio supremo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivíduos, embora em graus diversos”.
4) A globalização é de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, investimentos, entre outros, fatores essenciais para realização eficaz das atividades econômicas em escala planetária. Outro fator importante para as transnacionais é o processo de Divisão Internacional do Trabalho (DIT), onde produtos são desenvolvidos em um país e a sua produção pode ocorrer em diferentes países do mundo, tudo objetivando o menor gasto na produção e, consequentemente, maior lucratividade para os detentores do meio de produção.
Entre as empresas transnacionais que possuem filiais no Brasil podemos citar a Coca Cola, Unilever, Mc Donald’s, Nestlé, Hyundai, Volkswagen, etc.
5) C   6) B   7) B   8) A   9) B   10) D   11) A   12) A  13) D   14) D   15) D Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário