terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Teoria de Oparin-Haldane


Aleksandr Oparin (1894-1980) foi um bioquímico russo que retomou e aprofundou os estudos sobre a origem da vida, por volta de 1920, segundo a Teoria da evolução química, juntamente com o biólogo inglês John Burdon S. Haldane (1892-1964). Essa teoria foi proposta inicialmente por Thomas Huxley (1825-1895).

Nessa teoria, a vida se originou a partir da evolução de compostos químicos inorgânicos, que se combinaram formando diversos tipos de moléculas orgânicas simples, como aminoácidos, carboidratos, bases nitrogenadas, etc., que por sua vez se combinaram formando moléculas mais complexas como lipídios, ácidos nucleicos, proteínas, que se agruparam formando estruturas complexas, dando origem aos seres vivos.



Oparin e Haldane, respectivamente

Teoria de Oparin-Haldane


Dois gênios no mundo científico, Oparin (o da barbicha) & Haldane, desenvolveram de forma independente a teoria que explicam a origem dos seres vivos, no entanto, os dois – ao contrário que pensam – nunca formaram uma dupla dinâmica como Batman & Robin, ou como Zezé di Camargo & Luciano, Oparin era russo e Haldane inglês, e os estudos foram realizados (como supra-citado) de maneira independente, (e pasmem!) na publicação do estudo foi usado o mesmo título/nome: “A ORIGEM DA VIDA”.

Lembra daquela frase de Isaac Newton: “Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”, pois bem... essa teoria proposta por Oparin & Haldane, foi baseada na Teoria da Evolução Química de Huxley.

A Teoria da Origem Vital diz que na atmosfera primitiva da Terra, assim como no Sol e em Júpiter, predominavam gases como metano, amoníaco, hidrogênio e vapor d’água, compostos por elementos químicos básicos (carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio), liberados através de erupções vulcânicas. Esses gases na atmosfera, submetidos a descargas elétricas e as fortes radiações ultravioletas (nossa camada de ozônio estava em formação), foram fundamentais para a formação de moléculas orgânicas complexas, e com frequentes chuvas, isso mesmo, pensa! Um ambiente com altas temperaturas e grande quantidade de mares, a evaporação excessiva resultava em fortes e frequentes chuvas, o que foi responsável pela transferência das moléculas orgânicas da atmosfera para os mares primitivos, dando origem aos coacervados, a primeira substância orgânica da Terra. Os coacervados formavam um sistema parcialmente separado do meio, permitindo que trocas fossem realizadas com esse meio. Posteriormente, com surgimento de uma membrana envoltória lipoproteica e ácidos nucleicos inseridos em seu interior, e adquirindo a capacidade de reprodução, surgiu o primeiro ser vivo da face da Terra.

Questões sobre a teoria de Oparin


01) Em relação a origem dos seres vivos assinale a coluna I caso a alternativa seja verdadeira e coluna II se for  falsa.

I   II
0   0 O surgimento dos organismos fotossintetizantes permitiu o aparecimento da respiração aeróbica.
1  1 Sob determinadas circunstâncias, foi possível o surgimento de substâncias orgânicas a partir de substâncias
inorgânicas.
2  2 O surgimento dos coacervados permitiu que algumas  moléculas como o DNA se mantivessem íntegras por mais
tempo.
3   3 Segundo a hipótese heterotrófica, os organismos com esse tipo de nutrição foram os últimos a surgir.
4  4 O primeiro sei vivo a surgi na terra derivou de outro cosmo, isso é explicado por uma teoria denominada biogênese.

Questão 01, V,V,V,F,F

02) Cientistas americanos descobrem num meteorito de Marte, que caiu sobre a Antártida, fortes indícios de vida  fora da Terra. Entre as certezas e dúvidas levantadas por tal fato, ainda sob a luz das teorias atuais, podemos afirmar que as primeiras formas de vida surgidas no nosso planeta eram:

a) todas autótrofas devido à escassez de alimentos nos oceanos primitivos.
b) fermentadoras que utilizavam a energia radiante para produzir suas moléculas orgânicas.
c) heterótrofas que utilizavam substâncias formadas na atmosfera e acumuladas nos mares primitivos.
d) fungos primitivos com capacidade de atividade fotossintética.
e) aeróbias graças à abundância de átomos de oxigênio existente nas águas do oceano.

Questão 02, alternativa C

Comentário:
 Segundo a Teoria de Oparin, o primeiro ser vivo a habitar nosso planeta foi um ser:
Heterótrofo e Anaeróbico.
 Como os primeiros seres eram bastante simples, logo o primeiro ser vivo seria Heterótrofo (dependem de
nutrição) pois são mais simples que os autótrofos (fabricam seu próprio alimento). E anaeróbico por que não
existia O2 (gás oxigênio) na atmosfera primitiva, logos eles  realizavam processo de fermentação ao invés de
respiração.

VEJA TAMBÉM

Questões de vestibulares e resumo sobre A Origem da vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário