segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Região sul questões vestibular

Artigo sobre clima, vegetação, economia, indústria e festas da região sul com questões de vestibular

Clima da região sul
Os três estados pertencentes à Região Sul possuem as cidades turísticas mais frias do Brasil. O clima da região é subtropical, com incidência de geadas, podendo, em casos extremos, nevar em algumas cidades. Os ventos que atingem essas localidades costumam interferir no clima. Quando ocorrem durante o verão, recebem o nome de ventos alísios e vem do sudeste; já no inverno, os ventos recebem o nome de minuano ou pampeiro e surgem de massas de ar do Polo Sul.
clima-da-regiao-sul.jpg
Localizada abaixo do trópico de Capricórnio, aregião pertence a uma zona temperada com uma temperatura média entre 14º e 22ºC anualmente. Nas localidades com clima mais tranquilo, a vegetação predominante são as florestas de araucárias, mas também se encontram pradarias e campos naturais, conhecidos como pampas. O clima mais frio da região é apontado como um dos motivos para o grande número de imigrantes que foram para lá.

Vegetação da região sul


As florestas da região sul podem ser divididas em: Floresta Amazônica, Floresta de Araucárias e a Floresta da Bacia do Paraná-Uruguai. A Floresta Atlântica pode ser avistada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Já as Florestas de Araucárias podem ser encontradas no interior dos estados e são exploradas pelos madeireiros. A Floresta do Uruguai se encontra próxima ao Rio Paraná.

Araucárias: Muito comum no Planalto Meridional, esse tipo de vegetação se tornou escassa com o grande uso da terra para extrativismo e agropecuária. A vegetação é aciculifoliada com madeira do tipo que é usada nas fábricas de papel e papelão. São encontradas principalmente na região sul com pouca incidência de flores nessa localidade. Desse tipo de mata pode-se extrair pinheiro-do-paraná, usado em marcenaria e a erva-mate para fazer o chimarrão.

Pradarias: Por se tratar de uma vegetação com clima subtropical, recebe influências da massa polar atlântica. Localizado na região dos Pampas onde se encontram criações bovinas e utilização da agricultura. São divididas entre altas, mistas e médias.

campos.jpgRelevo da região sul

O relevo dessa região é bem diversificado e possui planícies, depressões e planaltos. O local mais alto se encontra no Paraná, o Pico Paraná, com cerca de 1922 metros de altitude. É dividido entre planalto Atlântico e Meridional.

Planalto Meridional:
 Abrange grande parte da região com o solo recoberto por arenito e basalto.

Planalto Atlântico:
 Esse tipo de planalto pode ser encontrado nos estados de Santa Catarina e Paraná e também recebe o nome de cristalino.

Quando o assunto é a hidrografia, a região sul é banhada pelas bacias hidrográficas do Uruguai, do Paraná e do Atlântico Sul. Os rios que mais se destacam são os rios Jacuí (RS), Itajaí (SC), Iguaçu (PR), Paraná (onde foi construída a hidrelétrica de Itaipu) e o rio Uruguai (RS). São muito utilizados para irrigar terras para agricultura, gerar energia, abastecer as cidades e para navegação.


Economia da Região sul


A região possui uma economia baseada principalmente no setor industrial, devido às suas exportações e pelo fato de seus estados fazerem fronteira com países da América do Sul. As cidades que mais abrigam as empresas são Curitiba, no Paraná, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Nessas capitais, há um grande número de montadoras de carros que oferecem milhares de emprego aos moradores.

O setor elétrico é desenvolvido graças a Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo. Outro setor bem colocado na região é a agroindústria, com a produção de alimentos (milho, arroz, soja, cebola, maçã, dentre outros.). Já a agropecuária é bastante valorizada, pois a vegetação típica do local facilita a criação de bovinos, aves e suínos. Outro ponto da economia sulista é o extrativismo de madeiras (cedro e pinheiro) e erva-mate.

O estado do Paraná possui uma economia variada e por isso é uma das melhores do Brasil. Ela está baseada principalmente na agricultura, pecuária, mineração e indústria. No Paraná, o solo fértil ajuda na produção de produtos como trigo, milho, algodão e café. Na pecuária, o número expressivo de seu rebanho ajuda na produção e venda de carnes e leites. A mineração do estado fica por conta da extração de minérios como ouro, cobre, mármore e ferro. O estado ainda conta com um parque industrial em Curitiba, sua capital.

Em Santa Catarina, a economia é baseada em atividades como o extrativismo, a agricultura, a pecuária, a pesca e o turismo, sendo que é um dos estados mais ricos. Na indústria, o estado mantém empresas em diversos ramos  e duas das principais indústrias alimentícias do Brasil.

No ramo da extração, destacam-se as reservas de carvão, fluorita, argila e quartzo. A agricultura do estado produz alimentos como soja, fumo, feijão, banana, cebolas, maçãs, uvas, aveia e cevada. Já a pesca e a pecuária são uma das principais bases dessa economia. Outra vertente da economia de Santa Catarina é o turismo que atrai milhares de visitantes todos os anos.

A economia do Rio Grande do Sul teve influência das características de seus imigrantes e atualmente aparece entre as mais importantes do país. O PIB do estado tem aumentado gradativamente nos últimos anos. Primeiramente, aparece o setor de serviços seguidos pela indústria e a agropecuária na produção de grãos como soja, arroz, milho e trigo. Além disso, os gaúchos possuem um grande rebanho de bois e uma extensa criação de aves.

Indústria

Paraná: Papel, celulose, fabricação de caminhões e automóveis, eletrodomésticos e agroindústria.

Santa Catarina: Produção de carnes e fabricação de calçados e roupas.

Rio Grande do Sul: Petroquímica, produção de carros, calçados, vinhos e alimentos.


Cultura e Folclore
O folclore são mitos e lendas passadas para as pessoas ao longo dos anos. Alguns ocorreram realmente, mas a maioria das histórias foi criada pelas pessoas para assustar ou para aplicar uma lição nos demais. Dividido entre lendas e mitos, as lendas são histórias que são contadas para diversas pessoas no boca a boca e mesclam ficção e fatos históricos. Já os mitos possuem características mais simbólicas, com o objetivo de explicar acontecimentos na natureza.

danças-gaúchas.jpgDanças

As danças folclóricas e típicas da região sul são realizadas em atividades em grupo ou individualmente. No Paraná e em Santa Catarina, pode-se conferir aBalainha, que é feita com pares de dançarinos que utilizam um arco com flores. Outra dança bastante conhecida na região é o fandango, que possui muitos passos variados e que é acompanhada por instrumentos como a gaita e o violão.
Em Santa Catarina, as mais comuns são a Dança do Vilão e a Boi de Mamão. No Rio Grande do Sul, as danças típicas receberam influências dos imigrantes e da proximidade com a fronteira do Brasil. As principais são o Vaneirão, a Chula, a Milonga e a Chimarrita.

Lendas

Um dos principais personagens do folclore brasileiro e da região sul é o saci. Surgiu entretribos indígenas que ficavam na região sul do Brasil, por volta do século XVIII. No sul, ele é representado como um menino moreno e com rabo que apronta peripécias na floresta. Ele utiliza uma carapuça vermelha e tem apenas uma perna. Além disso, é representado fumando cachimbo e segundo a lenda, para capturá-lo, é necessário pegar a carapuça para escondê-la.

Outra lenda da região é a do Boitatá, um monstro em formato de cobra. Segundo contam, ele se escondeu de um dilúvio em um buraco e por isso seus olhos ficaram maiores. Em algumas histórias, as pessoas acreditam que ele possui bolas de fogo no lugar onde ficam os olhos. Já em Santa Catarina, acreditam que ele coma os olhos dos animais que mata e por isso tenha essa visão flamejante. Durante o dia, ele fica cego e enxerga apenas a noite, quando sai para caçar. Seu nome, na linguagem indígena significa 'coisa de fogo'.

O curupira é outro personagem difundido no folclore do sul. Ele é representado por um menino com cabelos esvoaçantes que possui os pés para trás. Ele é responsável por proteger a floresta e os animais. A lenda diz ainda que ele anda montado em um porco do mato e que possui a capacidade de iludir quem o caça. Os pés virados iludem o caçador que se perde na floresta ao tentar caçá-lo. Quem acredita na história evita caçar bichos às sextas-feiras com lua cheia, nos domingos e nos dias santos.

Principais Festas da Região Sul

-Oktoberfest: Essa festa acontece na cidade turística de Blumenau, em Santa Catarina, e foi inspirada na festa homônima ocorrida em Munique na Alemanha. A primeira edição aconteceu em 1984 e a festa surgiu com o intuito de divulgar as tradições alemãs no estado. Conseguiram, pois a festa é a segunda alemã do mundo. O evento ocorre em outubro, com duração de 18 dias e recebe milhares de visitantes todos os anos. Acontecem apresentações musicais, danças e desfiles.

festa-da-uva.jpg-Festa Nacional da Uva:
 A primeira festa da uva aconteceu em 1931, na cidade de Caxias do Sul, no Rio grande do Sul. Por produzir a maior parte da produção de uvasdo estado, a cidade resolveu fazer uma festa para celebrar a fartura e a produção de vinho.
Um fato curioso é que, durante a Segunda Guerra Mundial, a festa foi interrompida por treze anos. Atualmente, o evento conta com a apresentação de diversos carros alegóricos, concursos e comidas típicas. Ocorre também a eleição de soberanas e embaixatrizes da festa da uva.

-Marejada: A marejada é uma festa ocorrida na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. Esse evento abriga apresentações que lembram o mar. Isso interfere na culinária, nas exposições e apresentações ocorridas durante a festa que teve sua primeira edição em 1987.

-Festival de Cinema de Gramado:
 Esse festival foi criado a partir da ocorrência de uma Mostra de Cinema. A primeira edição ocorreu em 1973 e participa no incentivo ao cinema brasileiro. Os atores e produções premiados no evento recebem o Kikito de ouro, que se trata de uma estatueta que significa o deus do bom humor.

-Festa de Nossa Senhora dos Navegantes: Essa festa religiosa ocorre tem Santa Catarina todos os anos. A imagem de Nossa Senhora é levada por embarcações em uma procissão pelo mar.

Exercícios sobre a região Sul

1) Os rios são perenes e as chuvas bem distribuídas durante o ano. Possui tanto solos ácidos e pobres em minerais, como manchas de terra roxa bastante exploradas pela agricultura. A floresta aciculifoliada (coníferas), característica deste domínio, foi profundamente alterada pela ocupação humana.

O texto correspondente ao seguinte domínio morfoclimático:
a) Araucária: planaltos subtropicais com araucária.
b) Cerrado: chapadões tropicais interiores com cerrados e florestas galerias.
c) Pradarias: coxilhas subtropicais com pradaria mista.
d) Mares de Morros: áreas mamelonares tropical-atlânticas florestadas.
e) Amazônico: terras baixas florestadas equatoriais.

2) Sobre o Vale do Itajaí é CORRETO afirmar:

I - É uma área onde se encontram colônias de origem alemã.
II - Nele, são destaques industriais e turísticos as cidades de Blumenau, Brusque e Itajaí.
III - Além do turismo, as atividades que ali predominam são a indústria têxtil, a do vestuário e a metal-mecânica.
IV - O porto de Itajaí tem grande destaque no escoamento do carvão mineral.

Assinale a alternativa CORRETA.
a) são verdadeiras as afirmativas I e III;
b) são verdadeiras as afirmativas II e IV;
c) são verdadeiras as afirmativas I e II;
d) são verdadeiras as afirmativas III e IV;
e) são verdadeiras as afirmativas I e IV.

3) Segundo o IBGE, o Brasil é dividido em cinco microrregiões. Essa divisão foi feita a partir de critérios específicos.
Assinale a ÚNlCA alternativa que aponta os critérios adotados.

a) O IBGE baseou-se unicamente em critérios físicos e de localização.
b) A divisão corresponde exatamente à regionalização do espaço, pois dentro de cada região há áreas que apresentam características físicas, humanas e econômicas semelhantes, que as individualizam.
c) Essa divisão está muito ligada à organização político-administrativa do país, que, apesar de deficiente, acaba sendo largamente utilizada.
d) A divisão do IBGE levou em consideração apenas os critérios humanos, agrupando populações com traços culturais semelhantes.
e) E uma divisão que seguiu a ordem de surgimento dos estados, agrupando-os segundo as datas de suas fundações.

4) (UFSC) Observando o mapa a seguir, identifique as alternativas corretas.(imagem abaixo)

No território paranaense:


01) A cidade de Londrina, indicada por A, é o mais antigo núcleo urbano da região Norte do Paraná.
(02) As letras B e C indicam, respectivamente, os rios Ivai e Tibagi, que têm nascentes no Segundo Planalto ou Planaltos dos Campos Gerais.
(04) A área de relevo acidentado, assinalada no mapa com D, constitui-se na escarpa triássico-jurássica conhecida como Serra da Esperança.
(08) A letra E assinala a Usina Hidrelétrica Parigot de Souza que produz energia pelo aproveitamento dos rios formadores do Iguaçu.
(16) A área indicada com F constitui-se no Parque Nacional do Iguaçu, com vegetação original classificada como floresta pluvial-tropical.

soma = ( )




5) Dentre os fatores que diferenciam a Região Sul das demais regiões brasileiras destaca-se:

a) A monocultura da cana-de-açúcar.
b) Predomínio de população branca de origem européia.
c) O clima quente e úmido do tipo equatorial.
d) Os prolongados períodos de seca.
e) O predomínio das atividades extrativas vegetais.

6) A contribuição dos bandeirantes para o povoamento do sul-brasileiro ficou restrita principalmente:

a) à introdução da agricultura.
b) ao comércio com os países vizinhos.
c) à navegação marítima.
d) ao conhecimento geográfico da região.
e) ao povoamento do litoral.







7) Não é característico da pecuária da região Sul:
a) ovinos.
b) bovinos.
c) caprinos.
d) suínos.
e) aves.

8) A região Sul ocupa posição de destaque no panorama agrário nacional, com uma produção que possui algumas características básicas. Assinale a alternativa incorreta.

a) caráter comercial.
b) voltados para exportação.
c) mecanização.
d) forte relação com o imigrante.
e) monocultura.


9) O Estado do Paraná, em relação a sua vegetação, apresenta:

a) 96% de planaltos subtropicais com araucárias.
b) 98% de coxilhas subtropicais com pradarias mistas.
c) 48% de terras baixas florestadas equatoriais.
d) 46% de chapadões tropicais interiores com cerrados e florestas galerias.
e) 90% de áreas tropicais atlânticas florestadas.

10) ldentifique a(s) proposição(ões) que apresenta(m) características da Região Sul.

(01) Ocorrência de invernos pouco rigorosos e secos devido à atuação da massa Tropical Continental.
(02) Processo de colonização com forte presença de imigrantes europeus, destacando-se os italianos e alemães.
(04) Cobertura vegetal bastante preservada em razão da baixa densidade demográfica de toda a região.
(08) Relevo com predomínio de formas suaves cujas maiores altitudes se situam no oeste paranaense.
(16) Ocorrência de rochas sedimentares recobertas, em parte, por lavas vulcânicas.

Soma = ( )

11) A Região Sul do Brasil mostra uma diversificação nas atividades produtivas, nos três Estados que a compõem, superando as carências de espaço, com o fim da expansão da fronteira agrícola. A diversificação revela arranjos próprios a cada um dos Estados.

Pode-se afirmar que, respectivamente, o Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul têm como atividades produtivas que os identificam

a) cultivos de arroz e de trigo; indústria de material elétrico; e policultura.
b) produção de carne e couro; agropecuária; e indústrias alimentícias.
c) indústria de vestuário; produção de arroz e lã; e policultura.
d) agropecuária; indústria química; e produção de lã e soja.
e) indústrias alimentícias; avicultura; e cultivo de trigo e soja.

12) A Região Sul diferencia-se das demais regiões brasileiras por suas características naturais, políticas e populacionais, entre outras.
Pode(m)-se, então, afirmar: 

I. Tem grande importância geopolítica, pois é uma região de fronteiras com Argentina, Uruguai e Paraguai, favorecendo o intercâmbio comercial e cultural.
II. A unidade de relevo mais importante é o Planalto da Bacia do Paraná, de origem vulcânica, drenado por afluentes da margem esquerda dos rios Paraná e Uruguai.
III. É a terceira região mais populosa, mas é a de menor ritmo de crescimento populacional do país, principalmente por mudança no comportamento reprodutivo e por migrações para outras regiões.

Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e II.
e) I, II e III.

13) Todas as alternativas apresentam aspectos da evolução da economia da Região Sul do Brasil nos últimos anos, EXCETO

a) A atração do capital internacional ligado ao setor automotivo por esse espaço regional, privilegiado pela facilidade de acesso ao consumo de um mercado comum.
b) As conseqüências favoráveis advindas da centralidade geográfica dessa Região no bloco de integração econômica do Cone Sul.
c) A dinamização e a verticalização da agroindústria, estimuladas pela ampliação das perspectivas de acesso ao mercado externo.
d) A relação entre oferta e demanda de trabalho restabeleceu os fluxos migratórios tradicionais em direção à região, ampliando o mercado consumidor interno.

14) (Fuvest-SP) Relacione a predominância da população de origem europeia na região Sul do Brasil com o processo de povoamento do território brasileiro.

15) (Cesgranrio) Em relação ao povoamento e à ocupação da terra na região Sul do Brasil, podemos afirmar:

a) A região da encosta do Rio Grande do Sul, coberta por matas, foi ocupada por imigrantes alemães e italianos, estabelecidos em pequenas e médias propriedades policultoras.
b) A campanha foi ocupada já no século XX pelos descendentes dos imigrantes alemães e italianos, que se dedicaram à pecuária extensiva em grandes propriedades.
c) O norte do Paraná teve seu povoamento iniciado no século XIX por imigrantes oriundos do Nordeste para trabalharem nas grandes propriedades agrícolas dedicadas ao plantio da soja.
d) O oeste de Santa Catarina é uma área de ocupação antiga, feita por luso-brasileiros, em áreas de floresta tropical, que se dedicaram ao cultivo do café em grandes propriedades.
e) O planalto Paranaense foi ocupado, no século passado, por imigrantes japoneses, que se dedicaram à agricultura em grandes propriedades, cultivando principalmente cana-de- açúcar.

16) Caracterize os seguintes aspectos da região Sul do Brasil:

a) Clima
b) Vegetação
c) Relevo

Gabarito:

1) A    2) C     3) B      4) 1 + 02 + 04 + 16 = 23   5) B    6) D   7) C   8) E   9) A   10) 02 + 16 = 18
11) E   12) E   13) D   14) Durante o povoamento do território brasileiro, a região Sul recebeu um grande número de imigrantes europeus. Entre os fatores que contribuíram para esse fato está o clima da região, muito parecido com o clima de alguns países da Europa, além da doação de terrenos para esses imigrantes. Outro aspecto referente a essa predominância da população de origem europeia, é que os estados sulistas não receberam, de forma significativa, escravos africanos, havendo assim, uma grande concentração de europeus no território. Entre os principais imigrantes estão os italianos, alemães, poloneses, ucranianos, eslavos, entre outros.   15) A
16) a) Clima
O clima da região Sul é subtropical, exceto no norte do Paraná, onde predomina o clima tropical. As temperaturas são as mais baixas registradas no Brasil durante o inverno. Na região central do Paraná e no planalto serrano de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o inverno costuma registrar temperaturas negativas, com ocorrência de geada e de neve em alguns municípios.
b) Vegetação
A vegetação acompanha a variação da temperatura. Nos locais mais frios predominam as matas de araucárias (pinhais) e, nos pampas, os campos de gramíneas. As matas de araucárias, no entanto, estão reduzidas a apenas 2% da mata original, devido ao desenvolvimento da agropecuária.
c) Relevo
O relevo da região Sul é caracterizado por planaltos, depressões e planícies.
Paraná – baixada no litoral, planaltos a leste e a oeste, depressão no centro. Ponto mais elevado – pico do Paraná, localizado na serra do Mar, possui 1.922 metros de altitude.
Rio Grande do Sul – planície litorânea com restinga e areia, planaltos a oeste e nordeste, depressão no centro. Ponto mais elevado – serra Geral, 1.398 metros de altitude.
Santa Catarina – Terrenos baixos, enseadas e ilhas no litoral, planaltos a leste e a oeste, depressão no centro. Ponto mais elevado – morro da Boa Vista, localizado na serra da Anta Gorda, a 1.827 metros de altitude.


Um comentário: