sábado, 26 de janeiro de 2013

região Centro Oeste resumo


Região Centro Oeste

A Região Centro-Oeste é uma das cinco Regiões que compõem o território brasileiro. É composta pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal. Sua área é de 1.604.850 Km2, ocupando aproximadamente 18,8% do Brasil, tendo a segunda maior extensão territorial entre as Regiões brasileiras, sendo menor apenas que a Região Norte.

Vegetação da região Centro Oeste

A Região-Centro Oeste do Brasil é coberta em sua maioria pelo cerrado, especialmente na faixa quente e úmida.
Além do cerrado encontra-se nessa região mais três formações vegetais: Complexo do Pantanal; Campos Gerais e a Floresta Úmida.
Complexo do Pantanal – essa vegetação é típica dos terrenos alagadiços;
Campos Gerais – essa vegetação está presente na fronteira localizada entre os estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia, aparecem ainda na faixa meridional do Mato Grosso do Sul e na Chapada dos Parecis.
Floresta Úmida – é encontrada na parte setentrional do Mato Grosso, no vale dos rios e nas costas das chapadas, essa floresta é um prolongamento da floresta amazônica.
No Pantanal encontra-se uma vegetação muito variada, além de uma fauna bastante rica.
Arvores baixas e gramíneas também compõem a vegetação da Região Centro-Oeste. Fora da época de chuvas as gramíneas são utilizadas como pastagem natural.No Pantanal, a vegetação de cerrados nos planaltos é muito variada. O solo é fértil no sudoeste de Goiás e oeste do Mato Grosso do Sul, enquanto que no nordeste de Goiás é bastante árido

Clima da região Centro Oeste

O clima predominante na Região Centro-Oeste é o tropical, com um verão chuvoso e um inverno seco entre os meses de abril a dezembro. No inverno a temperatura média é de 18ºC e no verão superior a 25ºC. Ao noroeste da Região Centro-Oeste pode ser encontrado o clima equatorial por conta da floresta Amazônica. O índice de chuva na região varia de 2.000 a 3.000 mm ao norte de Mato Grosso e fica em torno de 1.250 mm no Pantanal mato-grossense. 

Economia da região Centro Oeste


A economia da Região Centro-Oeste, foi baseada inicialmente na exploração de garimpos de ouro e diamantes, com o passar dos anos a pecuária tornou-se sua base econômica.
Em 1960 a capital federal é transferida do Rio de Janeiro, para Brasília, ferrovias são construídas, facilitando o acesso em direção ao oeste e acelerando o povoamento da região, contribuindo para seu desenvolvimento.
As maiores reservas de manganês do Brasil encontram-se na Região Centro-Oeste, localizadas no maciço de Urucum, no Pantanal.
A economia do Centro-Oeste cresce juntamente com o país, a região tem cerca de 7,5% na participação do PIB brasileiro.
Muitos cultivos antes restritos às Regiões Sul e Sudeste, são promissores na região Centro-Oeste, que é o maior produtor de soja, sorgo, algodão em pluma e girassol, sendo a agroindústria seu setor mais importante da economia.
As produções de arroz e milho também são bastante expressivas nessa região, além de possuir um dos maiores rebanhos bovinos do país, especialmente no Mato Grosso do Sul.
As indústrias se destacam principalmente no setor de alimentos e de produtos como adubos, fertilizantes e rações, além de frigoríficos e abatedouros.
O turismo também vêm se destacando como atividade econômica na região, visitantes de várias partes do mundo são atraídos pela fauna e flora do Pantanal, além das paisagens das chapadas existentes nos estados de Goiás e Mato Grosso.
Os biomas regionais do Cerrado, Pantanal e da Caatinga foram reconhecidos como patrimônios naturais pelas UNESCO a Área de Conservação do Cerrado e a Área de Conservação do Pantanal. Reconhecidos também como Patrimônios Mundias pela UNESCO na região destacam-se a cidade de Brasília e o Centro Histórico da Cidade de Goiás.

As seguintes culturas se destacam na economia da Região Centro-Oeste

Agricultura: Soja (maior produtor), arroz, feijão, algodão, cana-de-açúcar e milho. A agricultura usa tecnologias modernas para excelentes resultados. Extrativismo mineral: Manganês, níquel, ouro, amianto, calcário. Indústrias: Frigorífico (beneficiamento da carne); Óleos vegetais (óleo de soja e margarina) Madeira (carvão vegetal) Usina de Álcool e açúcar Usina de motos. Extrativismo Vegetal; Erva-Mate Urucum (corante. Colorau) Palmito Poaia (remédios farmacêuticos) Castanha Piaçava (vassoura) Pecuária: Extensiva e intensiva. A região possui os melhores rebanhos com a melhor qualidade de carne do Brasil.

Relevo da região Centro Oeste


O relevo da Região Centro-Oeste não possui lugares de grandes altitudes. Ele é composto por três relevos predominantes: 

Planalto Central: ocupa a maior parte da região e é formado por um grande bloco de rochas cristalinas que são encobertas por rochas sedimentares. Existem algumas partes em que as rochas cristalinas aparecem na superfície fazendo com que o relevo apresente ondulações. Nas áreas onde as rochas sedimentares cobrem todo o relevo são formadas as chapadas. As principais chapadas são: Chapada dos Parecis, Chapada dos Veadeiros e Espigão Mestre que divide a Bacia do Tocantins da Bacia do São Francisco; 
Planície do Pantanal: é uma planície que, periodicamente, é inundada pelo rio Paraguai e tem formação recente. Está situada entre os planaltos Central, Meridional e o relevo pré-andino; 
Planalto Meridional: vai da região Sul até os estados do Mato Grosso do Sul e Goiás, possui as terras mais férteis da região; 


Hidrografia da Região Centro-Oeste

A hidrografia da região é drenada por vários rios que formam três bacias importantes: 

Bacia Amazônica: ocupa parte do Mato Grosso e é formada pelo rio Xingu; 
Bacia do Tocantins-Araguaia: ocupa o norte e o parte do oeste de Goiás e o extremo leste do Mato Grosso; 
Bacia Platina: está subdividida em Bacia do rio Paraná e Bacia do rio Paraguai 
- Bacia do rio Paraná: é formada pelos rios Paraguai, Cuiabá, Pardo; Miranda, Apa, Paraná, Verde, Corumbá, Aporé, e Taquari. 
- Bacia do rio Paraguai: é a bacia mais extensa formada pelo rio Paraguai que nasce em Mato Grosso na chapada dos Parecis e tem como principais afluentes os rios Cuiabá, Taquari e Miranda. 



Transporte da região Centro Oeste


Brasília, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Dourados e Anápolis são os principais centros urbanos da Região Centro-Oeste. A segunda melhor e mais bem conservada malha rodoviária do Brasil localiza-se no Estado de Goiás, perdendo apenas para São Paulo.
A malha rodoviária presente em Brasília é destaque por estradas imensas que a ligam as outras capitais, como por exemplo a Brasília-Acre e Belém-Brasília, existe ainda a Cuiabá-Porto Velho, Cuiabá-Santarém e a Transpantaneira que liga Corumbá a Cuiabá e a outros trechos do Pantanal Mato-grossense.
Em Brasília, o seu aeroporto possui trafego intenso, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Já os aeroportos de Goiânia (Santa Genoveva) e os de Campo Grande e Cuiabá, possuem uma infra estrutura razoável e pequeno movimento.
Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apresentam um movimento razoável de cargas fluviais. A Região Centro-Oeste é beneficiada por apresentar rios de planície, facilitando a navegação, seu principal porto fluvial está localizado na cidade de Corumbá.
A ferrovia que estabelece a ligação entre o Sudeste e a Bolívia merece destaque.


População da Região Centro-Oeste

De acordo com o IBGE, é uma região pouco povoada, tem densidade demográfica de 8,26 hab./km². Goiás é o estado mais populoso, seguido do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. O Distrito Federal possui número de habitantes parecido com todo o estado do Mato Grosso do sul. 
Suas principais cidades são: Brasília, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, entre outras.

Turismo

O turismo no Centro-Oeste é baseado nas belezas naturais da região. Destaca-se o Pantanal, Chapada dos Guimarães, Chapada dos Veadeiros, Parque Nacional das Emas, Bonito, Pirenópolis, Cidade de Goiás, além do Distrito Federal.

Exercícios sobre a região Centro Oeste

1) (UFPR) Quanto à região centro-oeste do Brasil, é correto afirmar que:

(01) É a mais extensa, menos populosa e menos povoada das regiões brasileiras.
(02) É formada por quatro unidades: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal.
(04) Sua principal atividade econômica é a pecuária extensiva. 
(08) O grande pólo econômico de industrialização de carne e couro dessa região é Goiânia.
(16) Seus centros urbanos mais populosos são Cuiabá, Campo Grande e Rondonópolis.

soma = ( )

2) Sobre o pantanal mato-grossense, julgue os itens a seguir.

( ) O pantanal mato-grossense é a parte brasileira de imenso planalto, rodeado de terras baixas, localizado na parte nordeste da América do Sul.
( ) O pantanal abrange também, áreas de vários países vizinhos: Bolívia, Paraguai e Argentina. Nestes países recebe a denominação de Chaco.
( ) O clima predominante do pantanal é o equatorial. As chuvas ocorrem durante o ano todo.
( ) No pantanal predomina a pecuária extensiva. O gado fica solto em fazendas enormes, alimentando-se de pastagem natural.
( ) A vegetação do pantanal não é parecida com nenhuma outra do Brasil. Ela é uma mistura de diversas vegetações que aparecem em diferentes regiões do país.

3) (UFRJ) Na organização agrária da região Centro-Oeste:

a) predomina o minifúndio de área abaixo de 5 hectares, representando um dos grandes problemas da posse da terra.
b) encontramos elevados índices de área de lavoura ocupando terras não cultivadas numa das proporções mais baixa do país.
c) desenvolve-se um sistema agrícola que concentra no mesmo espaço culturas especializadas em extensas propriedades.
d) é alta a proporção de estabelecimentos com mais de 10.000 hectares, onde dominam principalmente, atividades pecuárias.
e) nota-se grande diferença na estrutura fundiária, havendo um equilíbrio na área ocupada pelos médios e pequenos proprietários.

4) (UEMA) Assinale a alternativa que associa de forma correta, a área do Centro-Oeste com a atividade mais importante aí praticada.

a) Chapada dos Guimarães / coleta de babaçu.
b) sul de Mato Grosso do Sul / mineração de quartzo.
c) Serra dos Parecis / extração de manganês.
d) Planície do Pantanal / criação extensiva de gado.
e) Espigão Mestre / extração de "látex".

5) Qual o setor econômico que mais emprega na região Centro-Oeste?

a) primário.
b) secundário.
c) terciário.
d) secundário e terciário.
e) secundário e primário.

6) (UFMT) Nas zonas do cerrado, no Centro-Oeste brasileiro, onde o clima dominante é de duas estações (secas de inverno e chuvas de verão) ocorre uma outra forma localizada de vegetação, a saber:

a) as "ilhas úmidas", em torno de áreas mais elevadas, que recebem maior pluviosidade.
b) os "campos abertos", geralmente encontrados em manchas de solos mais férteis.
c) a "mata de igapó", quase sempre inundada e que se situa nas margens de rios pobres em sedimentos.
d) o "cerradão", encontradiço nos platôs mais elevados, onde predominam formações vulcânicas.
e) a "mata-galeria", devido à presença de maior umidade nos solos das margens dos rios.

7) Sobre o extrativismo mineral não é típico do Centro-Oeste:

a) carvão mineral
b) ouro.
c) ferro.
d) diamante.
e) níquel.

8) O clima predominante no Centro-Oeste:

a) subtropical.
b) tropical de altitude.
c) tropical continental.
d) equatorial.
e) semi-árido.

9) (UFPE) Qual das características a seguir NÃO está correta, tendo-se em vista o dinamismo da Região Centro-Oeste nas duas últimas décadas?

a) Aumento percentual de participação da sua população no conjunto brasileiro, já apresentando, inclusive, dois aglomerados urbanos, cada um com mais de um milhão de habitantes.
b) Aumento percentual da participação regional no conjunto brasileiro, sobretudo em grãos (soja, milho, arroz), com taxas elevadas de mecanização.
c) Expansão da área agrícola - a de maior crescimento no país - incorporando áreas de mata, de cerrados e de campos, com aumento, sobretudo, de áreas de pastos plantadas.
d) Sensível parcelamento fundiário, que determinou o predomínio, no conjunto, das pequenas e médias propriedades.
e) Apesar de ter registrado aumentos na industrialização, principalmente no setor extrativo mineral, ainda é a menos industrializada do país.

10) (UNB) Assinale a opção que apresenta uma característica correta sobre a região Centro-Oeste do Brasil:

a) Na parte norte da região, em áreas de cerrados, predominam os sistemas de criação de gado, realizados em moldes intensivos;
b) O desenvolvimento da pecuária no Pantanal, a principal atividade econômica local, explica as elevadas densidades demográficas existentes na área;
c) O Centro-Oeste, no geral, se caracteriza por uma grande concentração fundiária, sendo a pecuária a principal responsável por esta característica;
d) A agricultura da cana-de-açúcar domina a economia do norte de Mato Grosso, área que recebe os incentivos fiscais da SUDAM;
e) A agricultura comercial desenvolveu-se no sul de Goiás, por ter sido uma área de frente pioneira, ocupada por posseiros, oriundos do sul do Brasil.

11) Uma extensa parte da região Centro-Oeste tem passado por uma grande modernização nos últimos anos.
Assinale a opção que indica um fator de estímulo a esse processo.

a) Trasbordamento da economia das regiões Sul e Sudeste.
b) Ocorrência de uma formação vegetal homogênea, que tem contribuído para dinamizar a indústria extrativa.
c) Ocorrência de solos férteis, o que dispensa tratamento especial, possibilitando menor custo de produção agrícola.
d) Distribuição regular das chuvas, proporcionando maior número de colheitas durante o ano.
e) Importantes jazidas minerais, que atraíram uma grande concentração de indústrias de base

12) (UFSC) O Pantanal mato-grossense é uma das maiores planícies de inundação existentes na superfície terrestre. Sua localização geográfica é de particular interesse, pois representa o elo de ligação entre o Cerrado, o Chaco - na Bolívia - e a Região Amazônica, identificando-se, mais ou menos, com a bacia do alto Paraguai.

Com relação a esse tema, analise as afirmações a seguir.

(0) A vegetação dominante no Pantanal é enquadrada na categoria de formações vegetais xerófilas, adaptadas, portanto, aos elevados índices de umidade da área.
(1) Os solos do Pantanal apresentam limitações à lavoura, pois, na planície, predominam lateritas e solos alagáveis de baixa fertilidade.
(2) O ambiente do Pantanal, por ser periodicamente inundado, apresenta uma baixa produtividade biológica e uma pequena diversidade de fauna.
(3) Algumas atividades antrópicas vêm causando impactos ambientais na área, principalmente o garimpo, a caça, a pesca e as atividades agropecuárias.
(4) Toda a região do Pantanal está inserida num domínio climático equatorial, sem estação seca propriamente dita.

13) Nas décadas de 1970 e 1980, a região Centro-Oeste apresentou um grande crescimento demográfico motivado por grandes fluxos migratórios vindos, principalmente,

a) da região Sul, pois a modernização agrícola e a concentração fundiária reduziram as oportunidades de emprego na região.
b) da Zona da Mata nordestina, devido à redução das áreas canavieiras, gradativamente substituídas pela pecuária de corte.
c) da Amazônia ocidental, pois a proibição dos garimpos nas margens dos rios Madeira e Xingu reduziu as oportunidades de trabalho na região.
d) do norte e oeste de Minas Gerais, devido aos longos períodos de seca que inviabilizaram os cultivos de pequenos proprietários.
e) do Meio-Norte, pois a diminuição do extrativismo vegetal e a forte concentração de terras criaram grande número de desempregados.

14) (UFPR) Sobre a Região Centro-Oeste do Brasil, assinale o que for correto.

(01) As atividades econômicas da região têm se concentrado no campo industrial, sendo a agricultura e a pecuária relegadas a segundo plano.
(02) O clima predominante é o Aw, com chuvas de verão e inverno seco. No inverno, a umidade relativa do ar pode atingir índices bastante baixos, comparados aos de desertos.
(04) Esta região, com presença de florestas na porção do estado de Mato Grosso, tem estado livre de desmatamentos e de queimadas, sem a ocorrência de focos de incêndios nos últimos anos.
(08) A maior parte do estado de Mato Grosso faz parte da região geoeconômica da Amazônia, e a sua porção sul está incluída na região geoeconômica do Centro-Sul.

15) Caracterize o clima, vegetação e relevo da região Centro-Oeste. 

16) Descreva sobre as principais atividades econômicas desenvolvidas no Centro-Oeste.

17) (PUC-RIO) A partir da década de 1970, o Governo Federal passou a intervir de forma mais decisiva na Região Centro-Oeste. Programas e planos contemplaram a região, concedendo incentivos e atraindo investidores para numerosos setores da sua economia.
Assinale a alternativa que NÃO apresente um objetivo desses programas e planos regionais.

a) O acirramento de conflitos pela posse da terra entre grandes proprietários e empresários agrícolas.
b) A execução de grandes projetos agropecuários com base em incentivos fiscais.
c) A ampliação da fronteira agrícola com a incorporação de novos espaços produtivos.
d) O aumento do rendimento agrícola graças à introdução de técnicas mais eficientes.
e) A ampliação da infraestrutura viária e a construção de hidrelétricas.
 
18) (UEPG) A respeito da Região Centro-Oeste do Brasil, assinale o que for correto.

01) A Região Centro-Oeste é composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também pelo Distrito Federal.
02) O Distrito Federal situa-se no estado de Goiás, que é o menos populoso da Região Centro-Oeste.
04) A Região Centro-Oeste tem o maior rebanho bovino do país e se destaca na agroindústria e no cultivo de algodão e soja.
08) O Distrito Federal, que é composto por Brasília e várias cidades-satélites, tem no setor de serviços o destaque da sua força de trabalho, da qual a maior parte é centrada na administração pública.
16) Na Região Centro-Oeste situam-se quatro grandes chapadas: a Chapada dos Veadeiros, a Chapada dos Guimarães, a Chapada Diamantina e a Chapada do Araripe.

19)  (FUVEST 2009) Considere as afirmações abaixo, relativas à ocupação do Centro-Oeste brasileiro, onde originalmente predominava a vegetação do Cerrado.

I. A vegetação nativa do Cerrado encontra-se, hoje, quase completamente dizimada, principalmente em função do processo de expansão da fronteira agrícola, que avança agora na Amazônia.

II. O desenvolvimento de tecnologia apropriada permitiu que o problema da baixa fertilidade natural dos solos no Centro-Oeste fosse, em grande parte, resolvido.

III. O modelo fundiário predominante na ocupação da área do Cerrado imitou aquele vigente no oeste gaúcho, de onde saiu a maioria dos migrantes que chegaram ao Centro-Oeste nos últimos 30 anos.

Está correto o que se afirma em:

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.

20) FGV) Esse importante bioma tem passado por transformações lentas, mas significativas, nas últimas décadas. A caça ilegal, a pesca predatória, o turismo e a expansão urbana têm acelerado estas transformações. A ocupação desordenada das regiões mais altas, onde nasce a maioria dos rios, é o risco mais grave. A agricultura indiscriminada está provocando a erosão do solo, além de contaminálo com o uso excessivo de agrotóxicos. O resultado da destruição do solo é o assoreamento dos rios (...).
Fonte. Adaptado de http://www.wwf.org.br Os problemas descritos referem-se ao domínio:

a) da Mata Atlântica.
b) da Caatinga.
c) dos Campos.
d) da Floresta Amazônica.
e) do Pantanal.

Gabarito:

1) 02 + 04 + 08 = 14     2) F V F V V    3) D   4) D   5) A   6) E   7) A   8) C   9) D   10) C
11) A  12) F F F V F   13)  A     14) 2 + 8 = 10   15) Relevo – o relevo da região, localizado no extenso Planalto Central, caracteriza-se por terrenos antigos e aplainados pela erosão, que originaram os chapadões. A oeste do estado de Mato Grosso do Sul e a sudoeste de Mato Grosso encontra-se a depressão do Pantanal Mato-Grossense, cortada pelo rio Paraguai e sujeita a cheias durante parte do ano.
Clima – o clima da região é tropical semiúmido, com frequentes chuvas de verão.
Vegetação – a vegetação é de cerrado nos planaltos. No Pantanal, os campos cerrados dividem espaço com a floresta, que se torna mais fechada e úmida na região norte de Mato Grosso.


16) A economia baseou-se inicialmente, nos garimpos de ouro e diamante e foi gradativamente substituída pela pecuária e agricultura.
A agroindústria é o setor mais importante da economia do Centro-Oeste, que é grande produtor de soja, sorgo, algodão em pluma e girassol. A região tem a segunda maior produção de arroz e milho do país e o maior rebanho bovino.
O setor industrial  destaca-se com as indústrias farmacêuticas instaladas em alguns municípios de Goiás. O setor de serviços é elementar na economia do Distrito Federal.
O turismo no Centro-Oeste é baseado nas belezas naturais da região. Destaca-se o Pantanal, Chapada dos Guimarães, Chapada dos Veadeiros, Parque Nacional das Emas, Bonito, Pirenópolis, Cidade de Goiás, além do Distrito Federal.      
17) A   18) 1, 4 e 8    19) D   20) E

5 comentários: