terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Quilópodes e diplópodes resumo

Miriápodes

Os Miriápodes são divididos em: quilópodes e diplópodes

Quilópodes 

Características gerais dos quilópodes

Os quilópodes são animais velozes, carnívoros, sua alimentação faz-se à base de larvas e besouros. C omo exemplo podemos citar as lacraias e as centopéias. Atualmente existem mais de 581 espécies descritas.
O seu corpo é alongado e achatado e divide-se em duas partes principais: cabeça e tronco, com um número variável de segmentos apresentando um par de patas por anel ou segmento, são animais que não se enrolam .
A maioria das espécies mede menos de 5 cm de comprimento mas algumas atingem os 25 cm. Os quilópodes possuem 1 par de antenas e seu sistema respiratório é traqueal.
Possuem garras na cabeça utilizadas para injetar o veneno na presa, veneno este que não é letal para o homem, porém causa muita dor.
Seu habitat é em galerias pluviais, canalizações subterrâneas e em troncos em decomposição, lixo etc..
O Sistema circulatório dos quilópodes é aberto.
O sistema de reprodução é sexuado, as fêmeas colocam seus ovos e tem muito cuidado com eles. O sistema digestivo é completo, começando na boca e terminando no ânus. 


Estrutura corporal dos quilópodes

Seu corpo é alongado e achatado e divide-se em duas partes: CABEÇA e TRONCO, com um número variável de segmentos apresentando um par de patas por anel ou segmento, são animais que não se enrolam.
Possuem garras na cabeça utilizadas para ingetar o veneno na presa, possuem um par de antenas.



Diplópodes


Representantes dos Diplópodes

Nesta Classe estão os piolhos de cobra,conhecido também como embuá ou gongolo. Possuem dois
pares de patas por segmento,são herbívoros e detritívoros, não possuindo forcípula.
São parecidos como os Quilópodes.
O nome da classe vem do grego diplos:duplo e podos:pés ; Os principais representantes dessa classe são os que encontramos com mais facilidade no dia-a-dia; por exemplo: formiga, barata, mosquito, borboleta, mosca, besouro, joaninha, abelha, gafanhoto, entre muitos outros.


Reprodução dos Diplópodes

Sua reprodução é sexuada.todos os tipos de diplópodes são ovíparos.O macho apresenta apêndices  especializações na fecundação intern-gonopódes e os sexos são separados. A femea coloca ovos num 'ninho' no solo e os crias.Passam por sete estádios larvares diferentes até atingerem a fase adulta ;


Sistema do organismo e seu funcionamento

Possuem o corpo cilíndrico,com um par de antenas,olhos simples,locomotoras por segmento (que podem variar de 20 a 100) dividido em toráx e abdomem.Eles não possuem nenhum tipo de ferrão ou glândulos de veneno;Seu sistema respiratório e traquial.
Em algumas espécies os olhos podem estar ausentes. As antenas possuem pêlos táteis. São animais herbívoros e detritívoros, isto é, se alimentam de detritos, como matéria vegetal morta. Quando se sentem ameaçados, os diplópodes enrolam-se, fingindo-se de mortos.
Em outras situações, eliminam substâncias repelentes que afastam predadores.

Habitat dos Diplópodes

Os diplópodes gostam de lugares escuros e terra úmida. Vivem embaixo de pedras e folhas mortas ou dentro de troncos de árvores apodrecidos. Assim como os quilópodes, eles procuram sombra e umidade.Quando atacados, enrolam-se e liberam uma secreção que afugenta os inimigos. Costumam viver escondidos da luz para evitar dessecação.
O piolho de cobra é inofensivo;Não costumam serem animais ágeis, pois se locomovem lentamente. Porém as pernas têm força suficiente para abrir caminhos no solo. Como não são ágeis, precisaram desenvolver mecanismos para sua defesa, como um esqueleto rígido e podem enrolar o corpo, como um espiral.
dentro de troncos apodrecidos, sob as pedras ou madeira acumulada, em forros de casas de madeira, etc. 

Estruturas corporais dos Diplópodes

O tegumento destes animais está impregnado com sais de cálcio. Normalmente a superfície é lisa, mas alguns animais têm cristas, tubérculos, cerdas ou espinhos. A coloração da maioria dos diplópodes é preta e marrom, existindo representantes vermelhos, alaranjados e até machados.
Não costumam serem animais ágeis, pois se locomovem lentamente. Porém as pernas têm força suficiente para abrir caminhos no solo. Como não são ágeis, precisaram desenvolver mecanismos para sua defesa, como um esqueleto rígido e podem enrolar o corpo, como um espiral. Algumas espécies possuem glândulas repugnatórias.
A transferência de espermatozoides é indireta, havendo a presença de um espermatóforo, mas não em todas as espécies. Os ovos são depositados em ninhos e depois de alguns dias eclodem os jovens. Algumas espécies têm partenogênese.

Artros (articulação) são animais invertebrados porque possuem membros rígidos e articulares.
Podos (pés)
















































A estrutura do sistema respiratório depende do grupo e do habitat de cada espécie. Existem grupos que apresentam respiração branquial (crustáceos), traquéias (insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes) e cavidade pulmonar (aracnídeos).

O sistema circulatório é do tipo aberto e o sangue é lançado do coração para o interior de cavidades. A excreção pode ser realizada através das glândulas verdes (crustáceos), glândulas da coxa (aracnídeos) ou túbulos de Malpighi (insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes).

O sistema nervoso é ganglionar, sendo composto por um cordão central ventral, gânglios cerebróides e um anel nervoso

Questões Miriápodes (Quilópodes e Diplópodes)

1) (UDESC 2008) Assinale a alternativa correta, quanto à correspondência, das características dos gastrópodos e miriápodos, respectivamente.

A) Gastrópodos são aracnídeos que possuem quelíceras. Miriápodos possuem o corpo revestido por espinhos.
B) Gastrópodos são animais que eliminam substâncias gástricas para o espaço extracorpóreo, a fim de promover a digestão. Miriápodos são animais em grande maioria aquáticos e sobrevivem em grandes profundezas com ausência de luz.
C) Gastrópodos são vermes que parasitam o aparelho digestório de vertebrados. Miriápodos são crustáceos e apresentam cabeça, tórax e abdômen.
D) Gastrópodos são moluscos marinhos com a cabeça bem desenvolvida e pés modificados em tentáculos que partem da região cefálica. Miriápodos são moluscos que vivem na água doce ou salgada e têm o corpo achatado, lateralmente possuindo concha externa formada por duas valvas.
E) Gastrópodos são animais que se deslocam por rastejamento, através de ondas de ação muscular, no lado ventral do pé como, por exemplo, caramujos e lesmas. Miriápodos são animais que possuem muitas pernas articuladas.

2) Associe as duas colunas:

A- Crustáceos ( ) Cefalotórax e abdome, ausência de antenas, quatro pares de pernas.

B- Quelicerados ( ) Cabeça e tronco, um par de antenas, diversas pernas.

C- Insetos ( ) Cabeça, tórax e abdome, um par de antenas e três pares de pernas.

D- Diplópodes ( ) Cefalotórax e abdome, dois pares de antenas e, geralmente, cinco pares de pernas.

E- Quilópodes ( ) Cabeça, tórax e abdome, um par de antenas, diversas pernas.

Gabarito:

1) E    2) B / E / C / A / D. 













































2 comentários:

  1. Nossa! muito bem feito! me ajudou bastante a estudar para a minha apresentação!!!

    ResponderExcluir
  2. What? Num entendi o último exercício❗❕😕

    ResponderExcluir