terça-feira, 29 de janeiro de 2013

questões vestibular Aracnídeos

Aracnídeos características

Os aracnídeos são animais pertencentes ao subfilo Chelicerata. Compreendem as aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos. O corpo é dividido em cefalotórax e abdôme. O 1º par de apêndices são chamados de quelíceras  (por isso subfilo Chelicerata) e é utilizado como estrutura para alimentação. O 2o par de apêndices é chamado de pedipalpos e desempenha várias funções. A classe Arachnida compreende a mais importante dos quelicerados. Estão descritas cerca de 65.000 espécies, organizadas em onze ordens, tais como: Scorpiones (escorpiões), Opiliones (opiliões), Araneae (aranhas), Acari (ácaros e carraças) e Pseudoscorpiones (pseudoescorpiões).


Ordem Scorpiones (escorpiões)
Formam o mais antigo grupo de artrópodes terrestres conhecidos. São animais de hábitos noturnos. Durante o dia ficam escondidos em baixo de troncos, pedras e buracos no solo. Possuem de 3 a 9 cm de comprimento. As quelíceras são pequenas mas os pedipalpos são grandes e formam uma estrutura em forma de pinça para captura de presas. Na parte posterior do abdome há uma “cauda” que possui um aguilhão, estrutura característica dos escorpiões. A ponta do aguilhão injeta veneno, que é produzido por um par de glândulas. O veneno tem ação neurotóxica e pode até matar uma pessoa, causando paralisia dos músculos respiratórios e cardíacos. Os escorpiões são carnívoros. Costumam executar um ritual de acasalamento antes da cópula.

Ordem Araneae (aranhas)
As aranhas são produtoras de teia e seda, utilizam veneno com defesa e alimentação, algumas possuem visão bem desenvolvidas e são excelentes caçadoras. Variam de 0,5mm de comprimento até vários centímetros, como a tarântula e a caranguejeira. A seda das aranhas é parecida com a das lagartas, composta por várias proteínas. A teia é secretada por glândulas sericígenas, localizadas dentro do abdome. As teias podem ser usadas para a captura de presa, como fio de guia, refúgio e proteção para os ovos. As aranhas alimentam-se normalmente de insetos. Algumas aranhas produzem veneno, que tem ação neurotóxica. Possuem pulmões foliáceos e traquéias para a respiração. Os batimentos cardíacos variam de 9 a 125 batimentos por minuto, dependendo do tamanho do corpo. A excreção é feita por glândulas coxais.

Ordem Acari (ácaros e carraças)
É o grupo de animais mais importante desta classe, do ponto de vista econômico pois causam e transmitem doenças, destroem alimentos e causam prejuízos às plantações. Existem cerca de 25 mil espécies descritas. Os ácaros medem cerca de 1mm de comprimento.





Digestão dos Aracnídeos

São animais carnívoros e a digestão é parcialmente extracelular. Utilizando as quelíceras e os pedipalpos, eles matam e prendem as presas, geralmente pequenos artrópodes. O intestino médio então secreta enzimas que saem pela boca e digerem a presa dilacerada até formar um líquido. O animal ingere esse líquido, que passa pela boca, faringe, intestino anterior, esôfago, intestino médio e intestino posterior. A presa é digerida e absorvida no intestino médio e armazenada nas células intersticiais.

Excreção dos Aracnídeos

O produto excretado mais importante é a guanina. Os órgãos excretores são as glândulas coxais e os túbulos de Malpighi. As glândulas coxais são sacos esféricos situados ao longo do prossomo, que coletam detritos do sangue circundante e são lançados ao exterior por poros que se abrem na coxa dos apêndices.

Os túbulos de Malpighi consistem de 1 ou 2 pares de tubos delgados com origem na parte posterior do intestino médio, ramificando-se anteriormente. Os detritos passam do sangue para os túbulos de Malpighi e deles para o intestino.


Sistema Nervoso dos Aracnídeos

O cérebro é uma massa ganglionar anterior situada acima do esôfago. Contêm os centros ópticos e os destinados às quelíceras. O restante do sistema nervoso consta de nervos e gânglios localizados no abdome e tórax.

Os órgãos sensoriais são freqüentemente os pêlos sensoriais, olho e órgãos sensoriais em fenda (detecção de vibrações sonoras).


Trocas gasosas
Os aracnídeos possuem pulmões foliáceos, traqueias ou ambos. Os pulmões foliáceos são menos derivados e provavelmente são uma modificação das brânquias foliáceas, associadas à ocupação do ambiente terrestre. Estão localizados no ventre do abdome. Os escorpiões têm até 4 pares, cada um ocupando um segmento distinto. Cada pulmão é formado por lamelas e a difusão de gases ocorre entre o sangue circulante no interior da lamela e o ar dos espaços interlamelares.

O sistema traqueal é análogo ao dos insetos, mas evoluiu independentemente. Parece ser uma derivação dos pulmões foliáceos. As traquéias tendem a ser mais desenvolvidas nos aracnídeos pequenos. São revestidas de quitina e terminam em pequenos túbulos cheios de líquido que fornecem oxigênio diretamente aos tecidos. São mais eficazes que os pulmões foliáceos, sendo que em alguns escorpiões e aranhas que possuem somente pulmões foliáceos, existe também um pigmento, a hemocianina, que auxilia no transporte de gases.


Respiração dos Aracnídeos

A respiração dos aracnídeos é feita por filotraquéias ou pulmões foliáceos. Os pulmões foliáceos ocorrem aos pares e ocupam posição ventral no abdome. As filotraquéias estão em contato com o ambiente por uma abertura na região abdominal. Possuem várias lâminas que estão superpostas e bastante vascularizadas. O ar entra pela abertura e passa pelas lâminas onde ocorrem as trocas gasosas.
O sistema traqueal é parecido com o dos insetos, porém parece ser mais evoluído nos aracnídeos.
Circulação dos Aracnídeos

A circulação é aberta. O coração está localizado na parte anterior do abdome, é segmentado, com um par de óstios para cada segmento. Em alguns ácaros, por não possuirem segmentação, o coração é ausente.

Reprodução dos Aracnídeos

São dióicos, com fecundação interna e desenvolvimento direto nas aranhas e escorpiões, e indireto nos carrapatos. O orifício genital está localizado no lado ventral do segundo segmento abdominal. Pode ocorrer transmissão indireta de espermatozóides, via espermatóforo. Frequentemente há corte antes do acasalamento. A fêmea especialmente responde a estímulos químicos, táteis ou visuais.

Fontes:
http://www.te.ipn.mx/cv/biolo/cap1/Presentacion.htm
http://www.fiocruz.br/
http://www.milcolchoes.com.br/
http://www.cleantec.com.br/aranha.html

Questões de vestibular sobre Aracnídeos

1) I - Corpo dividido em cefalotórax e abdome. 

II - Quelíceras e pedipalpos. 
III - Ausência de antenas. 
IV - Quatro pares de patas. 

As características acima, de artrópodos, estão presentes: 

a) em todos os aracnídeos. 
b) somente nas aranhas e escorpiões. 
c) somente nas aranhas. 
d) somente nos ácaros. 
e) somente nos ácaros e carrapatos. 

2) (UFPE) Os ácaros domésticos são animais microscópicos, normalmente parasitas da epiderme humana. Vivem no pó acumulado em tapetes, carpetes, cortinas e roupas de cama onde, normalmente, se alimentam de descamações epidérmicas humanas e de outros animais domésticos, sendo capazes de provocar alergia. Alguns deles podem mesmo provocar lesões na pele humana como a sarna e o cravo de pele. A respeito desses animais, é correto afirmar, EXCETO: 

a) São insetos microscópicos. 
b) Apresentam exoesqueleto quitinoso. 
c) São heterótrofos e realizam respiração celular. 
d) Possuem quatro pares de patas e não apresentam antenas.

3) (UEMA) :Quais dos seguintes animais estão filogeneticamente mais relacionados às aranhas? 

a) Caramujos
d) Tatuzinhos-de-jardim
c) Escorpiões
d) Mosquitos
e) Abelhas

4) Os aracnídeos são animais terrestres que ocorrem em uma grande diversidade de habitats. Em relação a estes animais é correto afirmar que

a) possuem antenas. 
b) possuem três pares de patas. 
c) apresentam excreção por nefrídios. 
d) possuem quelíceras. 
e) são monóicos.

5) (UFRJ) Os carrapatos são insetos geralmente pequenos, com cabeça, tórax e abdome fundidos. Na maioria das espécies, a eclosão do ovo origina uma larva que se transforma em ninfa e, posteriormente, em adulto com quatro pares de patas. Quando adultos, são ectoparasitas e alimentam-se de sangue. Este texto sobre o carrapato apresenta ERRO ao: 

a) descrever seu hábito alimentar. 
b) referir-se aos seus estádios de desenvolvimento. 
c) referir-se à sua classe taxonômica. 
d) descrever a sua divisão do corpo. 
e) referir-se ao número de patas do adulto.

6)  (UNICAMP) Um estudante encontrou um animal adulto com seis patas articuladas, sem antenas e corpo dividido em cefalotórax e abdome. Cite a classe a que esse animal pertence e o aspecto morfológico discordante em relação às características gerais dessa classe. Sugira uma possível causa para tal discordância. 

7)  (FUVEST)

a) Dê duas características comuns aos crustáceos e aracnídeos.
b) Dê uma característica própria de cada um desses grupos. 

8) (UFRJ) O caranguejo-uçá vive na região entremarés dos manguezais, ambientes pobres em cálcio e magnésio. Em determinada época do ano, os órgãos internos do caranguejo-uçá ficam com uma cor leitosa. Nessa época, os catadores o denominam de caranguejo-leite e dizem que "ele não presta para comer porque é amargo, dá tontura e dor de barriga". Os catadores experientes reconhecem o caranguejo-leite pelo tato, pois ele apresenta carapaça mole e quebradiça. 

Identifique o processo que transforma o caranguejo-uçá em caranguejo-leite e explique por que seus tecidos assumem uma coloração leitosa. 


Gabarito:

1) B    2) A   3) C   4) D   5) C   6) Esse animal pertence à classe dos aracnídeos e o aspecto discordante seria o número de patas, pois os animais desta classe possuem oito patas. A causa possível seria uma mutilação por algum predador ou embate com outro indivíduo da mesma espécie.
7) a) Presença de apêndices articulados, exoesqueleto de quitina e corpo segmentado.
    b) Crustáceos: dois pares de antenas, cinco pares de patas ou mais. 
    Aracnídeos: ausência de antenas, presença de quelíceras e pedipalpos, quatro pares de patas.
8) Processo de muda ou ecdise. Antes de deixar a carapaça velha (exoesqueleto), o caranguejo-uçá, dissolve a parte interna do exoesqueleto antigo. Uma vez que sua dieta é pobre em substâncias minerais, ele incorpora grande parte dos carbonatos de cálcio e de magnésio da carapaça antiga à sua corrente sanguínea, utilizando-os na síntese do novo exoesqueleto.

3 comentários: